Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Romeiros de Sacramento rezam no túmulo de Pe. Antonio

Edição nº 1469 - 12 Junho 2015

Um grupo de romeiros sacramentanos realizou no último final de semana a 4ª Romaria ao Túmulo de Pe. Antônio Borges de Souza e ao Santuário do Divino Pai Eterno, em Trindade (GO), para louvar e agradecer graças alcançadas. Iniciada em 2012, um ano depois da morte do sacerdote, que trabalhava naquela cidade, a romaria tem por objetivo, segundo seu organizador, Munir Salomão Jacób, “louvar e bendizer o Pai Eterno e, ao mesmo tempo, rezar e prestar uma homenagem 'in memoriam' ao nosso querido conterrâneo Pe. Antônio, através de uma celebração eucarística na Igreja do Santíssimo Redentor, construída por ele mesmo”.

No sábado 6, o pároco Pe. Wenderson Silva Fernandes celebrou uma missa na intenção dos romeiros, ressaltando na homilia o trabalho evangélico e pastoral do missionário redentorista, Pe. Antonio Borges de Souza, mais conhecido como Pe. Borginho.

“- Muitas vezes, presenciei sua ansiedade em terminar uma obra em prol da Igreja, que com a sua humildade, caridade e devoção esse trabalho parecia mais fácil”. Falou também do amor que ele tinha por Sacramento:  “Sempre que havia uma oportunidade, lá estava Padre Antonio embarcando para sua terra querida, poderiam até fazer uma ponte aérea entre Trindade e Sacramento para o Pe. Antonio”, brincou o pároco.

Relata Munir que este ano, a única irmã viva de Pe. Antônio, dona Hilda de Souza Goulart, participou da romaria. “Aos 91 anos de vida, com seu jeito simples e humilde, lembrando muito o irmão sacerdote, mostrou grande disposição ao acompanhar a cerimônia junto ao túmulo do irmão e, ainda, em visitações ao Santuário do Divino Pai Eterno, na companhia de outros romeiros”, a quem agradeceu ao final da Eucaristia, ressaltando também agradecimentos aos romeiros e ao prefeito Bruno Scalon Cordeiro, pelo terceiro ano consecutivo presente àquela peregrinação. 

Ao agradecer a acolhida de Pe. Wenderson, Munir fez um pedido, propondo para o ano de 2016, a realização de uma grande homenagem com apresentação de teatro, exposição de fotos e filmagens sobre a vida do missionário que nasceu em Sacramento. “Aproveito para estender o convite para essa participação, além dos romeiros de Sacramento, a outros romeiros e amigos de Pe. Antônio, particularmente às pessoas que com ele conviveu e trabalhou, como os seus confrades aqui em Trindade e em tantas outras paróquias, onde ele esteve como propagador da palavra de Deus”, disse.

O prefeito Bruno Cordeiro parabenizando e agradecendo a Pe. Wenderson, “que sempre acolhe com muito carinho nosso povo de Sacramento”, ressaltou a vida sacerdotal de Pe. Antônio, como “referência para todo cristão, com sua perseverança, caridade e amor ao próximo”, razão de tê-lo escolhido como uma das Personalidades Religiosas do Ano, em seu governo.