Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Vida e Missão de Pe. Victor são tema de livro

Edição nº 1432 - 19 Setembro 2014

A vida, a missão e as obras do missionário redentorista, Pe. Victor Coelho de Almeida estão retratadas no livro, 'Padre Vitor Coelho de Almeida, o Missionário da Senhora Aparecida', de  autoria do Pe. Gilberto Paiva. A obra foi lançado em Aparecida no final de julho, durante o VIII Congresso Internacional Redentorista de Teologia Moral, que contou com a participação de missionários redentoristas de 16 países. Durante o lançamento e noite de autógrafos,  uma  peça de  teatro contou a história do missionário que nasceu em Sacramento no ano de 1899.

Com cerca de 600 páginas, o livro é uma biografia científica documentada do missionário  que teve uma vida dedicada às missões, ao povo e à evangelização pelos meios de comunicação. A publicação é uma iniciativa da Província Redentorista de São Paulo para atender a uma  Postulação para a Causa de Beatificação de Pe. Victor. 

 De acordo com o autor, Pe. Gilberto Paiva, em entrevista ao jornal Santuário, “o livro foi uma exigência da Congregação para a Causa dos Santos, que pede uma biografia científica e documentada para o processo de canonização de padre Víctor. Padre Júlio Brustoloni trabalhou muito, organizou o material, escreveu um livro popular, mas uma obra científica ainda não havia sido redigida. Portanto, é uma biografia científica resgatando as atividades do Pe. Victor enquanto homem, missionário e padre, no tempo em que viveu a sua longa vida de quase 88 anos”. 

De acordo com Paiva, a biografia responde a vários requisitos: para a Causa dos Santos; é leitura para o povo, para nós, confrades, para nossos formandos e assim por diante”, explicou, falando da expectativa do anúncio da beatificação do missionário. “Agora é acompanhar todo esse processo e sonhar que o Papa Francisco, em sua vinda a Aparecida, em 2017, possa declarar o nosso confrade como beato da Igreja”.

Durante o lançamento da obra, o  bispo auxiliar de Aparecida, Dom Darci José, que é o vice Postulador da Causa de Beatificação de Pe. Victor, destacou que a importância  de o livro ter sido lançado durante o Congresso, reside no fato de  a biografia falar das virtudes de um missionário redentorista, genuinamente filho de Santo Afonso Maria de Ligório.

Para o superior da Congregação, provincial Pe. Luís Rodrigues, “Pe. Victor foi um homem importante para Aparecida,  para a Província Redentorista de São Paulo e para o Brasil e, sobretudo, se tornou uma referência de missionário para toda a comunidade católica”.

 

Padre Victor Coelho de Almeida

Nasceu em Sacramento, no dia 22 de setembro de 1899. Fez os votos religiosos na Congregação dos Missionários Redentoristas e se dedicou com  muito zelo na evangelização quer nas Santas Missões, quer pelas ondas da Rádio Aparecida e no Santuário Nacional. A devoção a Nossa Senhora Aparecida foi a força de sua piedade pessoal e de seu zelo na prática da vida religiosa. Pe. Victor morreu em plena atividade apostólica, em Aparecida, no dia 21 de julho de 1987, com 87 anos de vida. 

 

(Fonte: www.a12.com/redentoristas/noticias/Redação)