Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Terço dos Homens ganha força em Sacramento

Edição nº 1424 - 25 Julho 2014

Implantado há pouco tempo em Sacramento, o Terço dos Homens a cada dia ganha mais força na cidade. Iniciado na Paróquia de Na. Sra. da Abadia, com Pe. Eduardo Ferreira, em setembro do ano passado foi implantado na Paróquia do Santíssimo Sacramento, através da iniciativa de Gilmar dos Reis Borges e apoio de outros três paroquianos, Geovane Humberto,  Edson Antônio da Silva e João Luiz De Santi.

“- Com apoio de Pe. Sérgio Márcio, que nos passou material de orientação, convidamos os amigos e nos reunimos para o primeiro terço no dia 10 de setembro de 2013, na comunidade Santo Antônio e de lá pra cá não paramos mais”, conta Gilmar, explicando como funciona o rodízio nas comunidades. “Fazemos o rodízio, por exemplo, agora em julho rezamos no  Santo Antônio, dia 15; na Matriz, 22; no Rosário, nesta próxima terça, 29 e, no Alto da Santa Cruz, dia 4 de agosto, reiniciando o rodízio, sempre às 7h00. Com isso, oportunizando a participação de homens das outras comunidades”. Ressalva Gilmar que, na reza do terço da comunidade do Rosário é o momento mensal do gesto concreto, onde cada um leva a sua doação que será entregue ao Dispensário dos Pobres. 

O objetivo do terço, de acordo com Gilmar, é fazer um ato de louvor a Deus através da meditação dos mistérios dolorosos. “Nosso objetivo é orar durante meia hora ou pouco mais, em comunhão com a comunidade, levar as orações até Deus, através da Medianeira, Nossa Senhora, manter os homens unidos na oração. E percebemos que tem aumentado o número de participantes e, como rezamos na terça, contemplamos sempre, os mistérios da dor”, explica.

Gilmar diz que o costume de rezar o terço veio de casa. “Lembro-me que quando criança, nos reuníamos diariamente em família para rezarmos o terço. Hoje, felizmente nos reunimos uma vez por semana para rezar, agradecer e pedir à nossa  intercessora  que leve a  Deus nossas preces”. 

 Funcionário do Laticínio Scala há 20 anos, membro da Pastoral Familiar, Gilmar é  araxaense de nascimento, mas veio ainda bebê para Sacramento. Filho de Baltazar Gomes  Borges e Maria das Dores Borges,  é casado com Romilda dos Santos Borges, pais de três filhos:  Gildemar Henrique, Gislaine Cristina, e  Geovane Humberto. 

O pároco Pe. Sérgio Márcio, avalia positivamente a prática. “O Terço dos Homens é um movimento novo na Igreja que nasceu forte. Nasceu forte porque, acredito, nasceu do coração de Nossa Senhora. E esse Movimento Mariano tem se espalhado extraordinariamente por todo o Brasil. Aqui em Sacramento iniciou na Paróquia de Na. Sra. da Abadia e há um ano aqui em nossa paróquia. Graças a Deus temos um grupo, coordenado pelo Gilmar, que todas as terças-feiras se reúne  para a récita do terço. Nasceu forte e se fortalece a cada dia na paróquia e vejo na simplicidade daqueles homens que se reúnem  semanalmente para essa oração mariana, um suporte espiritual importante e necessário para todas as ações da paróquia”, afirma.