Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Paróquia d'Abadia ganha Vigário Paroquial

Edição nº 1445 - 24 Dezembro 2014

Com a missão de ajudar no trabalho pastoral da Paróquia de Na. Sra. da Abadia, veio transferido para Sacramento Pe. Edney Divino de Freitas, 35, da diocese de Janaúba, que já está trabalhando ao lado do pároco, Pe. Eduardo Ferreira, tanto na matriz  quanto  nas comunidade urbanas e rurais.

 Natural de São Gotardo, Pe.  Edney era pároco da pequena Vargem Grande do Rio Pardo, no nordeste de Minas, já na divisa com a Bahia, onde permaneceu por quase quatro anos, desenvolvendo um intenso trabalho na paróquia.

 “- É uma paróquia nova e fui o primeiro pároco num município que tem cerca de 4.700 habitantes e a cidade com cerca de 2.600 habitantes, com um população  95% católica. Nos três anos e meio  no município pudemos fazer juntos um bom trabalho não apenas junto às pastorais como também nas reformas, especialmente da Matriz da cidade. A cidade já possuía uma igrejinha,  que carecia de melhorias e felizmente conseguimos  melhorá-la e criarmos a identidade de paróquia lá”, revela destacando a tristeza do povo com a sua saída.

“- Foi um choro só e até hoje eles lamentam muito,  porque estão há oito meses sem o padre na cidade. Eles vão, celebram e vão embora. Fui o primeiro padre da cidade e o povo ficou muito apegado, não sei se é porque eu estive muito próximo deles, fosse nos momentos de festa ou de dor e a primeira paróquia a gente nunca esquece...” 

Professor de Filosofia, Pe. Edney obteve licença do bispo de Janaúba para fazer mestrado na área de Educação, em Uberaba. A pedido de Dom Paulo, veio para Sacramento. “Foi muito bom, porque além de estar perto de Uberaba, facilidade de transporte e também próximo à minha família que mora em São Gotardo. Concluídos os estudos retorno à minha Diocese”, afirma, falando sobre a especialização. 

“- Como professor de Filosofia na rede estadual, senti um desejo de me especializar, porque vejo que o ensino público vem sofrendo um grande declínio e quem sabe com uma  linha de pesquisa eu possa contribuir para  melhorar a educação na região, mesmo que seja uma contribuição pequena. Mas esse aprofundamento vai ajudar muito também no trabalho pastoral’’, justifica.

Segundo Pe. Edney, para compreender o ser humano,  temos que entender as raízes, o meio. ‘‘ No Norte de Minas vemos muitas dificuldades, sobretudo nas cidade pequenas como Vargem Grande. Completado o ensino fundamental ou médio, os jovens têm duas opções: ou vão para São Paulo ou se casam. E são  muito comuns os casamentos aos   18, 20 anos, porque não há outras perspectivas. E eu pensava: o que posso fazer por estes jovens?  E foi aí que me despertei para me especializar na área da educação”, afirma.

Pe. Edney confessa também sua satisfação de estar em Sacramento. “Estou  muito  feliz. Um povo muito acolhedor, simpático. Sacramento é uma cidade antiga rica tanto no âmbito cultural quanto religioso, é uma cidade onde se nota que o povo cultua as tradições, às raízes, uma coisa que valorizo muito”, elogia, destacando também as diferenças climáticas. “O clima também é muito diferente e eu que estava na divisa com a Bahia, 40 km distante, vim para a divisa do Estado de São Paulo, uma mudança e tanto...”, explica.