Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa do Divino reúne milhares de pessoas

Edição nº 1420 - 27 Junho 2014

Mais uma vez a devoção ao Divino Pai Eterno reuniu milhares de pessoas nas celebrações, desde a recepção da imagem na manhã de sexta-feira, 20 e no sábado, 21, na fazenda do Divino Pai Eterno, encerrando com a missa da despedida e procissão à noite, na matriz do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio  de Maria. A madrugada de sábado foi despertada com fogos marcando a saída dos romeiros que caminharam até a fazenda, percorrendo os 22 quilômetros em quatro horas, para assistir à missa concelebrada pelos padres Adailton Carlos da Silva Ribeiro, da Paróquia de Delta, e padre Geraldo Teixeira Borges, do Santuário do Divino em Trindade (GO). Após a missa foi servido o tradicional almoço e doces. A imagem retornou á cidade às 15h, e à noite, a comunidade católica reuniu-se para a missa da despedida.  

 

Padre Geraldo saúda fieis e pede compromisso na fé

Na homilia, o missionário redentorista, que trabalha no Santuário de Trindade, Pe. Geraldo, saudou os festeiros e todos os presentes na festa, falando da importância da devoção. “Como é bom caminharmos para Deus, mas tenho a certeza de que vocês não estão aqui por causa da imagem, mas por causa de Jesus Cristo, o Deus unitrino, o Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo. Esse deus que vai entrando cada vez na nossa vida, cada vez que transformamos a sua palavra em gestos concretos no dia a dia de nossa vida, fazendo valer a vontade de Deus, que quer morar dentro de nós”. Segundo o sacerdote, “a imagem é só uma representação”. 

Refletindo o evangelho de Mateus  (6, 24-34),  conhecido com Sermão da Montanha, destacou a falta de compromisso. “Sem Deus não somos nada, mas muitas pessoas usam a inteligência  para pisar, explorar, massacrar,  corromper, trair a confiança, sobretudo na política. Mas vejam que a palavra de Deus é questionadora, só precisa cair no coração para nos tornamos cristãos, mas o cristão verdadeiro tem que ser pirracento,  ousado, não arreda o pé de suas convicções, sem fanatismo, sem nariz empinado, tentando fazer a diferença na sociedade”, destacou  e concluiu conclamando todos a ser igreja    atuante  em busca de um mundo melhor. 

Após a missa, Ivone Regina Silva, uma das festeiras, representando os demais, todos aqueles que participaram das 19 festas anteriores também como festeiros, fez o agradecimento a todos os que fizeram a história desses 20 anos da festa (veja box). Maurílio Bizinotto, outro romeiro, represetando a família, também agradeceu. “Em nome da nossa família, cumprimento a todos vocês  por estes  anos de devoção. Aqui estão vinte anos de festa. Na primeira festa rezamos um terço e hoje vemos essa multidão, vinda de perto e de longe”, disse, agradecendo sobremaneira os  festeiros, voluntários e colaboradores  ao longo  dos 20 anos. Finalizou pedindo  bênçãos  a todos.  

 

A festa em louvor ao Divino Pai Eterno na cidade de Trindade iniciou nesta sexta-feira, 27 e encerra no dia 6 de julho. 

 

Eles são alguns dos suportes para a festa acontecer

A festa do Divino Pai Eterno exige uma estrutura muito grande, tanto física como humana e por isso reúne um grande número de trabalhadores remunerados ou não: equipes dos pontos de apoio no trajeto da peregrinação, da igreja e altar, do café e chá, da cozinha (almoço), de segurança, controladores de estacionamento, fogueteiros, caixas nos bares, ambulância, etc. A previsão dos festeiros é de que mais de 6 mil pessoas passaram pela fazenda da Capelinha do Divino. 

Ana Maria de Oliveira, 51, comemorou o quinto ano de coordenação da cozinha ao lado do marido José Donizete de Oliveira, 54.  “Só o fato de podermos vir já é uma bênção”. Os cozinheiros vieram de Araxá com uma equipe de 15 pessoas, na quinta-feira,  19, para preparar o almoço que consumiu 160 kg de feijão, 400 kg de arroz, 200 kg de macarrão, dentre outros, além de  tachos e mais tachos  de carne de sete vacas.

“- Somos contratados para fazer a comida, os festeiros fornecem os alimentos e a lenha e nós trazemos toda a estrutura, utensílios necessários, trempes, toucas, aventais”. 

Ana Maria e José são casados há  34  anos e há 20 anos  trabalham como cozinheiros nas grandes festas na região. Segundo eles, já cozinharam para 10 mil pessoas  nas festas da Igreja de Santos Reis,  Irmã Filomena e Antinha, todas em Araxá. Mas,  aqui, o casal elogia o trabalho pela estrutura do local. E,  principalmente,  a fartura de lenha e água. “Graças a Deus aqui tem água à vontade e o lugar é muito arrumadinho com tanques, torneiras, mas já trabalhamos em lugares em que tivemos que pegar água em latões nas fazendas próximas”.

 Maria Dores Borges, 69, há oito anos,  é a responsável  pelo café dos romeiros,   que fica pronto a partir das 4h da manhã. “Desde que vim a primeira vez, decidi que iria ajudar na festa  e passei a coordenar o café. Nesse dia, levanto ás 3h da manhã e ás 4h já sai o primeiro café e o chá de mate”. Para o café, segundo Maria das Dores são consumidos  cerca de 20 kg de café, 20 kg de açúcar e chá de mate, distribuídos por uma equipe de cinco pessoas. 

Aluísio Silva, o Luizinho da Gráfica, 62, há quatro anos  é um dos voluntários no serviço  do café, que de moto abastece os postos de chegada na fazenda, a partir das 5h da manhã. “Sou voluntário há quatro anos, mas venho na caminhada há nove anos desde 2005. Fiz um pedido ao Divino Pai Eterno e recebi a graça, a partir de então, passei a vir como romeiro e agora venho como colaborador em agradecimento por esta graça alcançada. Nada me segura, nesse dia. Levanto de madrugada, faço minhas orações para o Divino, monto na moto e venho trabalhar até a hora que for preciso.  E, se Deus quiser, enquanto eu tiver vida e condições vou fazer este trabalho”. 

 

Wilson Rodrigues de Souza, 59, trabalhou pela primeira vez na festa, num caminhão terceirizado pela prefeitura, molhando as estradas na noite da sexta-feira. De acordo com Wilson, foram cerca de 80 caminhões-pipa de água, retirada do Ribeirão Cana-Brava, Rio Grande e da Lagoa do Jacaré. E se considera feliz. “Vim a trabalho, mas estou feliz de poder participar da festa pela primeira vez  e agora todo ano quero voltar a serviço ou não. É uma festa muito bonita, a gente fica emocionado”. 

 

AGRADECIMENTOS

Sob as bênçãos do Divino Pai Eterno encerramos o XX Encontro de Romeiros em Sacramento.

Vivemos divinos momentos que tornam-se indeléveis em nosso coração e nossa alma.

Portador da graça divina, na figura trina da Santíssima Trindade, o Pai Eterno vem nos brindar com sua misericórdia,perdão e amor.

Cumulados com os bens espirituais, recebemos através de doações de nossos irmãos, o suporte materialpara que pudéssemos consolidar este Encontro.

Foram inúmeros os colaboradores na zona urbana, zona rural, de Conquista outras circunvizinhas e não poderíamos nominá-los sem correr riscos de esquecer algum deles..

Por isto, deixamos a todos o nosso reconhecimento e gratidão.

E nas pessoas dos Revmos. Pe. Sérgio,Pe. Gil e Pe. Eduardo, agradecemos a vinda do missionário Pe. Geraldo do Santuário de Trindade e Pe.Adailton, de Delta.

Ao digníssimo Prefeito Dr. Bruno, e demais autoridades, ministros, equipes de liturgia e cantos, voluntários e secretárias.

Na pessoa da Prefeita de Conquista, Sra. Vera Lúcia, agradecemos a todos os romeiros que participam anualmente, abrilhantando este Encontro.

À família Bizinoto, sempre coesa, cooperativa e aberta a acolher os devotos em sua casa.

Nosso agradecimento especial ao Irmão José que há 15 anos nos acompanha, incentivando e distribuindo o seu amor como um filho autêntico do Divino Pai Eterno, bem como aos demais padres redentoristas que aqui já estiveram acompanhado a imagem do Divino Pai Eterno: Pe. Angelo Licati, Pe. Paim, Pe. Aquino, Pe. Gercé e Pe. Anemésio, bem como ao Pe. Robson que também nos prestigiou com sua honrada presença.

Emocionamos muito nessa caminhada de 20 anos e por várias vezes tivemos de parar, tomar um fôlego e continuar agradecendo por tão grandes graças a nós concedidas.

Assim rendemos ao Pai Eterno a nossa gratidão: Por tudo isto, Senhor, nós o louvamos e agradecemos o que recebemos.

Agradecemos pela vitória nas lutas que travamos pela força que recebemos dia-a-dia, pelo nosso trabalho e por nossas famílias.

Obrigada, Senhor, pela sua bondade, por suas maravilhas e pelas bênçãos que tem nos concedido. 

Louvado seja o seu nome, Ó Divino Pai Eterno, por tudo que nos concedeu nesses 20 anos.

Amém!

Dra. Ivone Regina Silva

 

(Em nome dos festeiros)