Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa de Na. Sra. Aparecida: Missa encerra barqueata

Edição nº 1436 - 17 Outubro 2014

A Festa  em comemoração à Nossa Senhora Aparecida  começou em 2009. Desde então, faz parte do calendário turístico e religioso da cidade. A barqueata levando à frente a imagem de Nossa Senhora, desde a estação de Jaguara até à estação do Cipó, um trajeto de uma hora e meia de barco pelo rio Grande,  sempre termina com a missa em ação de graças, que no início ficava sob a responsabilidade da Paróquia do Ssmo. Sacramento.

 Com a criação da Paróquia de Nossa Senhora da Abadia e, pelo fato de o Cipó estar na área de abrangência dessa paróquia, as celebrações ficaram a cargo da nova paróquia.  A partir de 2015, porém, a festa da Padroeira da Nação volta para a Paróquia Mãe, visto as terras doadas para a construção da  Capela pertencerem à Matriz do Ssmo. Sacramento Apresentando pelo Patrocínio de Maria. 

A decisão foi tomada, segundo informações dos párocos, em comum acordo entre os conselhos pastorais. “Embora aquela região pertença à área de abrangência administrativa da Paróquia d'Abadia, o terreno para a construção da Capela de Na. Sra. Aparecida, anexo à grande área da estação, foi doado pelos proprietários da fazenda do entorno da estação à Paróquia do Santíssimo Sacramento, razão de a paróquia mãe reassumir a administração daquela região, em comum acordo entre os respectivos conselhos pastorais”, explicou Pe. Sérgio. 

O Arcebispo Metropolitano de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto viria à festa para o ato de devolução da festa à paróquia, mas por problemas de saúde não pôde comparecer.

 Presente à celebração, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro agradeceu a Pe. Eduardo Ferreira pelo zelo com as celebrações e pela guarda da imagem que ficou sob sua responsabilidade. Apresentando o banner com a capela que será construída no terreno doado pela Sra. Maria da Glória Afonso, finalizou agradecendo à Nossa Senhora “pelas nossas vidas, a nossa caminhada de fé, as nossas dificuldades, a nossa cidade, nossas famílias, colocando tudo e todos nas mãos da mãe de Deus e nossa”. 

O pároco Pe. Eduardo Ferreira agradeceu a todos os envolvidos na preparação da festa e à Prefeitura pela infraestrutura oferecida durante as duas procissões. Padre Sérgio, que pela primeira vez fez a caminhada até a Gruta, pediu união de forças para a construção da Capela, prometendo uma missa mensal no local.

 

Parceria em prol da cultura religiosa

O secretário de Turismo e Cultura, Adriano Magnabosco, um dos coordenadores da Procissão das Velas, destacando a parceria saudável entre o poder público e a Igreja, disse que a Procissão Fluvial da cidade, talvez seja uma das únicas do país em louvor à santa. 

“- É um  momento de fé, uma caminhada de devoção, que já se tornou tradição e a cada ano vem atraindo mais turistas”, afirmou, destacando o valor da cultura. “Esses momentos de religiosidade no municípios extrapolam o campo da política, já fazem parte da cultura local e cultura não tem dono, faz parte da vida do povo, políticos passam e a cultura e a devoção continuam, porque Nossa Senhora Aparecida é a curadora de todos os nossos males. É a mãe!”. 

 

De acordo com o secretário a Prefeitura dá o suporte, a infraestrutura necessária e o transporte para a volta dos romeiros. “A Igreja faz a sua parte e a cidade  entra com a devoção, essa atitude tão bonita que comove a todos”, afirmou.