Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Escola Eurípedes homenageia cantores

Edição nº 1438 - 31 Outubro 2014

A Escola Eurípedes Barsanulfo abriu sua Feira Cultural nessa quinta-feira, 30, com apresentação das exposições dos trabalhos realizados pelos alunos ao longo do ano e o Sarau Infantil em homenagem a quatro artistas brasileiros ligados à música, Alceu Valença, Carmem Miranda, Dorival Caymmi e Moacyr Camargos. No show que durou quase duas horas, alunos do 1º ao 5º ano apresentaram ao vivo para um grande público que foi prestigiar o evento, as principais composições musicais dos artistas, para análise de dois minutos de um júri convidado pela escola, Dênys Fabiano, Joana Faria, Lícia Cruvinel e Walmor Júlio Silva. 

Ao abrir a exposição, a diretora da escola, Francine França Amui, falou sobre o projeto desenvolvido pela escola neste ano, 'Brasil, coração do mundo, pátria do evangelho'.  “O projeto foi construído ressaltando o papel do Brasil no mundo, levando todos a perceber as características do seu povo, seu comportamento, suas atitudes, religiosidade, compromissos, educação e cultura”, destacando o ano de 2014 como de grandes mudanças.

“- 2014 foi marcado por grandes acontecimentos. Alegria, revolta, solidariedade, tristeza, união, indignação, fé, esforço, coragem, mesclaram nos corações dos brasileiros. Na Escola Eurípedes Barsanulfo grandes mudanças também aconteceram com a reforma geral do prédio, mas hoje vem a alegria de ver nossa escola mais bela, todos motivados em cada dia deixa-la melhor, contribuindo para aqui erguermos uma escola que atenda as necessidades de cada ser, com alegria, responsabilidade e muito amor”.

No Sarau Infantil a dupla de pequenos apresentadores deu show ao anunciar os vários números artísticos. “O Brasil possui um rico cenário cultural .Somos privilegiados por nascermos aqui e termos a oportunidade de nos depararmos com as diversas manifestações artísticas  que dão brilho para as nossas vidas”, afirmou, abrindo o espetáculo, na verdade um show de talentos vivido pelos alunos com ensaios dirigidos pelos professores e amigos da escola.

A presidenta do Grupo Espírita Esperança e Caridade, Alzira Bessa França Amui, coordenadora do IX Seminário de Educação do Espírito, informou que vai mostrar aos participantes do seminário o projeto desenvolvido pela escola. 

“- Dentro desse projeto,  a escola Eurípedes Barsanulfo veio desenvolver em todos as turmas em todas as séries desde o berçário a importância de viver no Brasil e de trabalhar as suas diversidades de todo esse ambiente que, na verdade, é um ambiente educativo para todos nós, porque o Brasil com a suas diversidades vem nos ensinando muito a desenvolver o amor, a solidariedade.


Alzira leva Educação do Espírito para todo o país

 

A presidenta do Grupo Espírita Esperança e Caridade, Alzira Bessa França Amui  vem há três anos promovendo seminários da Educação do Espírito às quatro regiões do país. Recentemente esteve em Santos abrindo os encontros na região Sudeste. Alzira falou ao ET sobre esses seminários. 


ET - Fale um pouco sobre esse trabalho de levar o seminário sobre Educação do Espírito para o país.
Alzira - Nós temos levado essa educação do espirito, que nós temos desenvolvido cada vez mais, para todo o país. E todas as vezes que nós estamos abrindo um desses encontros eu vou para a região que está iniciando e, dessa vez, nós tivemos os encontros na região Sudeste, que foi na cidade de Santos, com a participação do Gilmar, da Ivonete mais dois companheiros, um de Ribeirão Preto e outro de Boa Esperança. Já estivemos no Sul, na cidade de Rodeio; no Centro Oeste, em Jataí; no Nordeste, em Aracajú, sempre com o objetivo de levar a divulgação deste trabalho para que essas regiões possam conhecer e trabalhar com essa metodologia.
ET - Em que implica esse processo metodológico?
Alzira - Ele implica numa conscientização do ser espiritual que nós fomos. Ele poderá ser aplicado em qualquer instituição, pois ele tem um cunho pedagógico, assim como a doutrina espirita tem uma função educativa, que é a transformação do ser. Então, a Casa Espirita é uma oportunidade, mas ela pode ser aplicada em escolas, nas creches, enfim, ela pode ser aplicada no ser humano e, depois, pode ser aplicada nas instituições. O resultado do seu trabalho é consequência.
ET - Após o primeiro seminário, os encontros se sucedem? Que avaliação você pode fazer desses encontros?
Alzira – Sim, os encontros se sucedem, por exemplo, este encontro no Nordeste, onde também estivemos, estamos na terceira edição. Os dois primeiros foram em Fortaleza, agora Aracaju. Fomos convidados por esse grupo de Sergipe que, em setembro, realizou um encontro nacional dos amigos de Chico Xavier. A avaliação que faço é que foi muito bom, muito produtivo, havia pessoas de várias cidades do Nordeste. Nós trabalhamos em dois dias, o primeiro com a fundamentação metodológica e o segundo dia com as oficinas de vivências dessa metodologia, o que foi um retorno muito interessante, porque na verdade ele mexe com a estrutura do sentimento do ser. 
ET - A metodologia tem um cunho doutrinário?
Alzira - Não, essa metodologia não tem um cunho doutrinário ou uma filosofia religiosa mas é um processo pedagógico que auxilia e contribui com a formação moral do ser espiritual que nós somos. E nós temos muitas dificuldades para fazer esse diagnostico, do que verdadeiramente somos e essa metodologia ajuda a gente a isso. Nós saímos muitos satisfeitos e já recebemos vários emeios, nós já vendemos vários livros. Então foi um trabalho que nos deixou com muito alegria e de boas esperanças.
ET - Qual é relação desse processo metodológico da Educação do Espírito com a Pedagogia do Amor, de Eurípedes?
Alzira - A Pedagogia do Amor é um conjunto de informações baseadas na pedagogia do Cristo, desenvolvida também por Pestalozzi, possui uma estrutura mais didática e deve ser apresentada de forma pedagógica. A Educação do Espírito ou evangelização de espíritos é uma metodologia da Pedagogia do Amor, ela é um método. Tem como recurso a reflexão, a arte, porque a arte é um grande instrumento da educação. Através da arte, nós conseguimos penetrar na intimidade do ser, é um recurso valioso e que nós estamos evoluindo nessa arte, buscando mostrar através de oficinas a importância dela. 

ET - Essa proposta educativa valoriza também aspectos ecológicos?
Alzira - A palavra, que é um recurso muito importante, se fundamenta junto com a natureza, porque, se eu reconheço a importância da natureza divina, a natureza física de todo esse aspecto que nós estamos construindo, será desenvolvida, identificando nossa natureza íntima. Porque,eu penso que nós estamos em um tempo em que nós precisamos tomar uma consciência dessa essência que nós somos. Então, essa metodologia, que é o recurso da Educação do Espirito, é norteada pela Pedagogia do Amor.
ET -Educa-se o espírito também pregando a importância da preservação da água?
Alzira - Não apenas a preservação, mas a conscientização da importância da natureza na vida do ser. E essa educação tem que ser voltada para dentro de nós, para que tomemos consciência de que não é só preservá-la, mas acima de tudo amá-la, cuidá-la, porque se nós não tivermos essa compreensão, a gente nunca vai valorizar essa criação de Deus. E tenho visto uma resposta de uma educação meio falida nesse campo da moral, da preservação ambiental, dos recursos oferecidos por não conhecermos essa nossa natureza íntima. E nós estamos vendo a situação dos jovens e de muitas pessoas voltadas para o vício, então, essa educação nos dá a conscientização da importância da vida com a finalidade de amar a Deus acima de todas as coisas. 

ET - Você tem levado esse trabalho ao exterior?
Alzira - Esse trabalho não que eu tenha levado ao exterior, mas os livros já estão sendo distribuídos nas livrarias do exterior. Hoje nós temos um grupo em Los Angeles, que tem trabalhado com essa metodologia. São brasileiros que lá vivem e eles, por si, já fazem esse trabalho até de tradução. Já temos notícias também de que esse trabalho tenha chegado à Itália e ao Japão, por brasileiros.