Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Arcebispo de Uberaba e Cardeal de Aparecida agradecem ao Papa o decreto da coroação

Edição nº 1420 - 27 Junho 2014

O arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, e o Cardeal de Aparecida e Presidente da CNBB, Dom Raymundo Damasceno Assis, encaminharam ofício ao Papa Francisco agradecendo o Decreto que concedeu a coroação pontifícia à Imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, padroeira de Sacramento. 

Além do agradecimento há um pedido formal ao Santo Padre para determinar uma data propícia para que a imagem da padroeira possa ser levada a Roma para receber do Santo Padre a coroação de fato. Mas há também a possibilidade de o  Papa Francisco nomear um cardeal para que venha a Sacramento, em seu nome, proceder a coroação.

O ofício para ser assinado pelo cardeal Dom Damasceno foi encaminhado pessoalmente pelo historiador Amir Salomão Jacób, no último dia 19, em Aparecida. Ressaltou Salomão que o cardeal se mostrou surpreso com a rapidez com que o Santo Padre teria respondido ao apelo do arcebispo de Uberaba, com sua participação, feito em novembro, ao expedir o Decreto Papal que autorizou a coroação. 

“- Afirmou o cardeal que isso é coisa raríssima e que Sacramento deve-se sentir profundamente engrandecida, pois essas concessões que dependem diretamente do Papa, antes de chegar a ele ou de serem respondidas, passam por uma série de protocolos e consultas, mas que dado ao prazo curto entre o pedido e a concessão, tem-se a impressão de que houve algo extraordinário, o que devemos comemorar”, disse.

 De acordo ainda com o historiador, o cardeal lhe perguntou se já haviam remetido de Roma alguma consulta sobre a Igreja Matriz de Sacramento, com relação a sua elevação a Basílica. Salomão respondeu que havia chegado uma vasta documentação (cerca de 20 laudas em latim) com um imenso questionário, indagando minúcias sobre a igreja, o culto ao Santíssimo Sacramento, o movimento religioso e muito mais. “Dom Damasceno informou que isso é praxe e que Roma vai observar criteriosamente essas informações, portanto que a paróquia ou a arquidiocese cuidasse para que tudo saísse a contento”, disse mais.

Finalizando, informou Salomão que Dom Damasceno fará juntar ao documento de agradecimento ao Santo Padre outro ofício em nome da CNBB agradecendo e solicitando também a definição de como se dará a coroação de fato, já que a coroação de ato, pelo Decreto, já foi concedida. “O cardeal manifestou ainda sua vontade de visitar Sacramento e a imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento em uma oportunidade especial”, concluiu.