Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Mons. Valmir assume Catedral de Uberaba

Edição nº 1385 - 25 Outubro 2013

Monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro é o novo pároco da Paróquia do Sagrado Coração de Jesus – Catedral Metropolitana de Uberaba. A festiva cerimônia de posse aconteceu em missa presidida pelo arcebispo metropolitano, dom Paulo Mendes Peixoto e concelebrada por sacerdotes representando as cidades da arquidiocese.
De Sacramento, a participação de Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, da Paróquia do Ssmo. Sacramento apresentado por Maria e a presença de muitos amigos que foram abraçar o ex-pastor da Paróquia Mãe de Sacramento, ao lado de centenas de fieis das paróquias uberabenses e do Prata.  Mons. Valmir substitui monsenhor Paulo Porta, que esteve como pároco da matriz de Uberaba por 24 anos.
 A cerimônia, cantada pelo belíssimo coral da Catedral, iniciou com a entronização da imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, pela mãe do pároco, Benedita Ribeiro da Silva, seguida da leitura da provisão de pároco. Após a homilia, prosseguiu-se o rito de posse quando Mons. Valmir fez a profissão de fé, renovou seus propósitos sacerdotais e recebeu de dom Paulo as chaves da Catedral Metropolitana, a estola roxa, o batistério e a chave do sacrário. Monsenhor Valmir Aparecido Ribeiro, como é de praxe, foi empossado como pároco da matriz de Uberaba por um período de seis anos.
 Dom Paulo Peixoto agradeceu o trabalho do pároco antecessor, Pe. Paulo Porta, e conclamou  para que o Mons. Valmir siga o exemplo dos apóstolos de Jesus, sendo um verdadeiro missionário. Justificou o arcebispo que a mudança de um  pároco implica numa nova etapa, em novos passos na matriz da cidade.
Monsenhor Valmir, em comovente discurso, era a mais pura expressão de felicidade e de gratidão a tantos que participaram dessa caminhada com ele. Afirmou que tem como projeto dar continuidade a tudo o que vem sendo feito nos 200 anos de história da Catedral de Uberaba, em conformidade com o que determinam as leis eclesiásticas, sobretudo no que se refere à ação pastoral. Foi aplaudido de pé por toda a assembleia.
 A festa da posse terminou com um coquetel no salão da Catedral para todos os presentes que puderam abraçar e deixar o seu carinho ao  novo pároco.