Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Arquidiocese pede elevação da Matriz do Santíssimo Sacramento à Basílica

Edição nº 1392 - 13 Dezembro 2013

A Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, desta cidade, poderá, num futuro breve, ser elevada à dignidade de Basílica, o mais alto título honorífico concedido diretamente pelo Papa para igrejas de reconhecido prestígio histórico e devocional. O pedido foi levado ao presidente da CNBB, dom Raymundo Damasceno pelo pároco, Pe. Sérgio Márcio, ex-prefeito José Alberto e historiador Amir Salomão Jacób. 

O pedido ao Papa, assinado pelo Arcebispo de Uberaba, Dom Paulo Mendes Peixoto, foi encaminhado, no último dia 05, ao Cardeal de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis, Presidente da CNBB, por uma comissão nomeada pelo arcebispo, da qual fez parte o pároco de Sacramento, Pe. Sérgio Márcio de Oliveira, o historiador Amir Salomão Jacób e o ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges. 

O pedido se fez acompanhar de extenso documentário escrito e fotográfico montado pelo historiador e foi muito bem acolhido pelo cardeal. “Dom Raymundo Damasceno não somente assinou o pedido em conjunto com Dom Paulo Mendes, mas fez questão de frisar que anexaria um ofício de apoio da CNBB e que, num ato de adesão à causa, irá pessoalmente entregar ao Papa Francisco esse pedido em princípios de fevereiro próximo. O Cardeal acompanhou a leitura da documentação e, ao final, disse estar encantado com a riqueza histórica apresentada e pela devoção ao Santíssimo Sacramento que se implantou no antigo sertão a partir da capela de Sacramento”, informou Salomão.

O pedido contempla ainda, por sugestão do historiador Amir Salomão, a “Coroação Pontifícia” da Imagem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, venerada na Igreja Matriz de Sacramento. A coroação pontifícia é feita diretamente pelo Papa ou por um enviado especial escolhido por ele para representá-lo. Também a essa solicitação se fez solidário o Arcebispo de Aparecida e tal foi seu interesse por essa invocação mariana que manifestou vontade de visitar Sacramento para conhecer a imagem de nossa padroeira. 

Diante dessa abertura e solicitude o Pároco Padre Sérgio o convidou para pregar um dia da novena solene em maio, ficando acertada sua vinda para o dia da festa, 31 de maio. Nesta data também estará em Sacramento o Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, que já confirmou a presença. Ambos, a convite do pároco, farão a coroação de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento no dia de sua festa.

A comitiva de Sacramento após a audiência com o cardeal foi recebida pelo Padre Alberto Pasquoto no Convento Redentorista, onde confraternizou com os padres redentoristas amigos de Sacramento.

 

O que e uma basílica?

A palavra basílica vem do grego Basiliké, que quer dizer “Casa Imperial”, cuja finalidade era, no primitivo império romano, lugar onde se administrava a Justiça. Com a conversão de Roma ao Cristianismo esses prédios públicos foram transformados em Igrejas e desde o século IV passaram a se chamar “basílicas”.

A basílica hoje é a mais privilegiada das Igrejas (mais que Santuário, Catedral, Igreja Paroquial ou Capela), tanto que seu altar é reservado ao Papa, logicamente podendo ser usado por arcebispos e presbíteros, mas de reserva do Sumo Pontífice, segundo o Direito Canônico. A basílica também não está submetida à jurisdição eclesiástica local, mas goza de status internacional. Em geral os privilégios espirituais dadas às basílicas de Roma são estendidos às demais basílicas pelo mundo afora em ocasiões especiais como Ano Santo, festas da Páscoa e Natal.

 

As basílicas de Roma (São Pedro, Santa Maria Maior, São Paulo Extra Muros e São João de Latrão) são consideradas “basílicas maiores”, as demais pelo mundo afora (como Aparecida) são “basílicas menores”, portanto, em se conseguindo o titulo de basílica para Sacramento ela será como as demais fora de Roma, e será chamada de “Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria”, e será única em todo o mundo, tanto pela devoção como pelo título.

 

Pe. Gil e José Alberto pleitearam a Basília em 1972

Esse desejo de se ter uma basílica em Sacramento vem de 1972 quando o ex-pároco, Pe. Gil Barreto Ribeiro fez a reforma estrutural da Igreja Matriz. Naquele ano ele e o então prefeito José Alberto Bernardes Borges entregaram ao arcebispo de Uberaba, Dom José Pedro Costa, um pedido de abertura de processo para a concessão do título de basílica à Igreja Matriz de Sacramento. Somente em 1977, Dom José Pedro Costa informou que o pedido havia sofrido uma série de alterações por uma das Congregações Vaticanas, exigindo adaptações na Igreja Matriz, inclusive em sua estrutura. Disse o arcebispo que em 1976 havia repassado ao pároco Pe. Júlio Negrizollo essas exigências romanas e que ele, talvez por dificuldades de adaptar, engavetou o processo que acabou prescrevendo em Roma.

Agora numa nova e bem avalizada proposta, é bem possível que o Papa Francisco conceda a Sacramento essa dádiva, já que o Presidente da CNBB fará o pedido pessoalmente.

Falando sobre a importância do fato, o ex-prefeito José Alberto assim se pronunciou: “Foi altamente gratificante para todos nós a recepção que nos deu o Senhor Cardeal de Aparecida, Dom Raymundo Damasceno Assis. Foi extremamente simpático à comissão de Sacramento. E não somente acatou nossa reivindicação como se colocou solidário a ela assinando e se prontificando a levar pessoalmente ao Santo Padre. Isso foi o reflexo imediato da centralidade do Santíssimo Sacramento em nossa terra, centralidade histórica e centralidade na colocação do sacrário no centro do presbitério da Igreja Matriz. É Deus nos respondendo com graças e favores. Sacramento vai viver um tempo extraordinário de bênçãos celestiais e isso eu venho dizendo há muito tempo, e esse tempo chegou. A Basílica do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria, com título único em todo o mundo, e a imagem de nossa Padroeira coroada pelo Santo Padre serão para nós a maior glória. Estou radiante de felicidade”, afirmou o ex-prefeito.

 

O historiador Amir Salomão Jacób, responsável pela montagem do processo e integrante da comissão que foi a Aparecida, falou sobre os pré-requisitos exigidos. “Fomos estudar quais os pré-requisitos que Roma exige para uma basílica. Encontramos basicamente três: Historicidade, isto é, o templo tem que se apoiar numa história singular e interessante; Magnitude da construção, o que a nossa Matriz oferece, felizmente, e Visitação, o templo tem que receber muitas visitas de fiéis, diariamente. Vimos assim que a Igreja Matriz de Sacramento se encaixava perfeitamente nas três exigências básicas e trabalhamos a documentação nesse sentido. O Senhor Cardeal de Aparecida após ouvir a leitura e manusear a documentação fotográfica teceu repetidos elogios a tudo. Esperamos agora um bom resultado”, finalizou.

 

Pároco explica como se deu a retomada da idéia da Basílica do Ssmo. Sacramento

Padre Sérgio Márcio de Oliveira voltou de Aparecida com grandes expectativas e feliz com a reunião com o Cardeal Dom Raimundo Damasceno. “Confesso que fiquei surpreso e muito feliz por saber que na década  de 70, o Vaticano havia dado bom sinal,  para que a Matriz de Sacramento se tornasse basílica, só que, não sei porque motivos a ideia acabou caindo no esquecimento. Aí   depois do Decreto Episcopal que devolveu o nome original à Paróquia do Santíssimo Sacramento Apresentado pelo Patrocínio de Maria e a volta do Sacrário  ao seu lugar de origem, pensei: só falta uma coisa para acabar de fechar este resgate histórico: voltar ao assunto da basílica”, disse. 

A partir daí Pe. Sérgio iniciou seu trabalho, primeiro manifestando ao arcebispo Dom Paulo o seu desejo, que aprovou e ratificou a ideia através de um ofício e nomeando a comissão formada pelo próprio pároco, o historiador Amir Salomão e o ex-prefeito para buscarem o aval da CNBB, em Aparecida, junto a Dom Damasceno. 

“- Em Aparecida fomos muito bem recebidos. Entreguei a Dom, Raimundo Damasceno uma foto linda da nossa padroeira e o ofício. Ele já sabia do que se tratava e a presença do Amir, como historiador foi muito importante, lendo todo o histórico para o arcebispo, que ouviu atentamente. Durante a leitura comecei a prestar atenção no seu interesse. Ao terminar a leitura, ele se antecipou de tal forma que nos deixou surpresos. Pediu a caneta e assinou as quatro cópias, comprometendo-se ainda a fazer um oficio de apoio em nome da CNBB e de  entregar, ele mesmo, nas mãos da Papa o pedido e á Congregação para o Culto Divino, a Congregação Especial  para esses assuntos. 'Eu vou entregar pessoalmente estes documentos', ele disse e aí nós três puxamos uma salva de palmas. Ele nos surpreendeu”, relatou Pe. Sérgio. 

 

De acordo com padre Sérgio, caso a idéia se consolide, a Matriz de Sacramento será a primeira basílica do Santíssimo Sacramento em todo o mundo e será a primeira basílica da arquidiocese de Uberaba. “Não há em nenhum lugar do mundo uma paróquia com este nome, a de Sacramento será a única, a Nossa Senhora é única, o cardeal se encantou e de fato, Sacramento tem uma história muito bonita, muito rica e a nossa expectativa é grande, porque o Papa é cheio de surpresas”, comentou.