Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Bandeira de Sacramento cobre urna de Pe. Antônio

Edição n° 1261 - 10 Junho 2011

As homenagens oficiais de Sacramento nos funerais de Pe. Antônio Borges de Souza, enterrado às 17h do último sábado, 4, em Trindade (GO), na capela mortuária da Igreja de Pe.Pelágio, foram proferidas pelo prefeito Wesley De Santi de Melo, pelo ex-prefeito José Alberto Bernardes Borges e pelos secretários Amir Salomão Jacób que cobriram o seu féretro com a bandeira do município e, sobre o seu corpo, foi colocada a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento. 

A convite do prefeito Wesley, o ex-prefeito falou em nome da cidade. Iniciou lembrando que, logo após instituir, através de lei, a comenda, Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, a mais alta condecoração do poder Executivo, a primeira personalidade a recebê-la foi o missionário redentorista, Pe. Antônio Borges de Souza, em 1982, no dia da celebração da segunda Festa da Padroeira, no dia 31 de maio. 

“Esse gesto do prefeito Wesley a me conceder aquela honra, de ali falar em nome da cidade, foi um gesto que me comoveu muito, porque eu o condecorei em 1982”, disse, recordando como se deu a  escolha do nome de Pe. Antônio. “Era uma única pessoa a ser  homenageada. Então, nomeei uma comissão para analisar dentre os sacramentanos, aquele que deveria receber a honraria. Houve um empate entre padre Antônio  e nosso outro conterrâneo, Pe. Victor Coelho de Almeida. Eu, então,  optei por padre Antônio, porque ele conviveu conosco por mais tempo, embora tenha sido padre Victor a levá-lo para o Seminário”.

 Lembrou o ex-prefeito na sua homenagem que Pe. Antônio sempre demonstrou um carinho muito grande por Sacramento. “Pe. Antônio estava sempre por aqui, sempre esteve presente entre nós. Foi um santo homem e foi ele que me deu os primeiros sinais da devoção a são Miguel. Lembro-me que entrava na marcenaria lá no seminário e havia imagem de São Miguel. No meu tempo de governo, muito apertado com a finanças lembrei –me dos tempos de coroinha em que se rezava a oração de São Miguel a pedido do Papa Leão XII e lembrei do padre Antonio, que sempre  recorria a ele. E um outro particular é que todas as minha obras, quando iniciadas, eram benzidas por padre Antonio”, afirmou, ressaltando: “E já adiantei que faço questão de ser testemunha no processo de canonização que por ventura houver para padre Antonio”. 

Prosseguindo, afirmou mais: “Deixei meu coração falar. E disse  que Sacramento perdia dois homens e que o céu ganhava dois santos, porque acredito que Sacramento terá dois santos, padre Victor e padre Antônio. Conheço mais Pe. Antonio, porque convivi mais com ele, que sempre esteve em minha casa, como  minha mãe estava doente ele a ungiu seis vezes”, justificou, enaltecendo sua pobreza evangélica. “Pe. Antônio era um homem simples e a simplicidade é de Deus. Um homem humilde. Foi um homem que primou pela evangelização e, principalmente, pela catequese, e  disse ao bispo que a Igreja Católica Apostólica Romana está precisando de catequese”. 

“Pe. Antonio morreu minutos antes do sábado, portanto ele já está na gloria”, ressaltou, reafirmando sua admiração pela simplicidade que foi a marca de padre Antonio. “O que me impressionava nele era a sua humildade. E quero relatar um fato: eu tinha um amigo paranormal, Pe. José Augusto Margarido, de saudosa memória, e certo dia, quando recebi um telefonema em casa, de Pe. Antônio, perguntando se Pe. Margarido poderia dar uma bênção para sua irmã, Elza, que assentiu imediatamente. Levei-o até a cada de dona Elza, onde é hoje a One Vídeo. Fiquei esperando no carro  e Pe. Antonio o acompanhou até o carro. Quando saímos Pe. Margarido me disse: “Este é um verdadeiro sacerdote e posse lhe afirmar que ele é um santo”. E de fato o é. Tantas obras sociais ele fez. E falei lá nos seus funerais: 'Esse homem nunca pecou na vida ”. 

José Alberto recordou ainda da participação de Pe. Antônio na Gruta dos Palhares, quando da sua reforma. “Pe.  Antônio  fez um exorcismo lá, antes de eu iniciar a obra, porque diziam haver muitos problemas. Ele colocou lá cinco pedras fundamentais em honra das cinco chagas de Cristo. E na inauguração, foi ele quem consagrou, em nome do povo de  Sacramento,  e celebrou a primeira missa no Monumento dos Anjos”.

“Padre Antônio ficará marcado em minha vida por todo tempo, até o fim de meus dias”, finalizou. 


O reconhecimento para padre Antônio 
‘‘Sempre tive por Pe. Antônio um grande reconhecimento, hoje, posso dizer que já tenho por ele uma grande devoção. De meus pais me chegaram as primeiras recordações do missionário redentorista que ergueu o Seminário de Sacramento, com as festas do Rei e Rainha do Tijolinho. Mais tarde, pude compreender a sua missão sublime, como sacerdote e homem dedicado inteiramente a Deus. 
Faço eco ao que ouço sobre sua santidade e todos os seus conterrâneos nos orgulhamos de ter um sacerdote tão dignamente reconhecido pelo bem que fez, pelas sementes que plantou e pelo amor semeado, não apenas em Sacramento, mas em todas as cidades por onde passou. Saindo de Sacramento, tantas outras obras foi construindo, todas elas pensando no bem do próximo.
Fizemos o possível para que fosse sepultado em sua terra natal. Infelizmente, não o conseguimos. Mas, participando de seus funerais, delegando a Dr. José Alberto que nos representasse no momento da oratória, por ter sido o prefeito a condecorá-lo com a Medalha da Ordem de Na. Sra. do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, externamos todo o carinho e amor que a cidade sente por ele. 
À família redentorista e aos seus familiares nosso profundo reconhecimento de pezar e a certeza de sua eternidade.’’
Descanse em Deus, Pe. Antônio. 
Wesley De Santi de Melo, Prefeito Municipal

* No dia 03 de Junho, três dias após a festa da Pdroeira de Sacramento e dois dias antes da festa da Ascenção de Cristo aos céus, o nosso querido Pe. Antônio partiu para a casa do Pai. Acompanhein nos dez dias anterioresn sua agonia no hospital em estado de coma, mas com a mesma serenidade que lhe foi própria. Para nos sacramentanos, perdemos um amigo, um apóstolo e uma pessoa dedicada inteiramente a Deus e aos irmãos, mas sem dúvida ganhamos um intercessor no céu e para quem o conheceu um verdadeiro Santo. Nesta oportunidade, após ter assistido seus funerais na Igreja do Santíssimo Redentor, em Trindade-GO, por ele mesmo construída, onde ficarão os seus restos mortais, gostaria de apresentar a todos os seus familiares e à comunidade sacramentana, nossa solidariedade diante desse evento sem dúvida doloroso. Além de rezarmos pelo seu descanso junto ao Pai, queremos estar ao lado de todos que sentem sua ausência terrena. Ficamos felizes por ver no seu sepultamento a presença do senhor prefeito de Sacramento, Dr. Wesley, do Dr. Amir Salomão e Dr. José Alberto representando nossa comunidade, e colocando a bandeira de Sacramento sobre a sua urna e a Medalha da Ordem de Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento, que ele recebeu tão merecidamente da comunidade. O Pe. Antônio repousa nesta Igreja por ele muito querida e de lá estará abençoando a sua terra natal. Um abraço amigo a todos os sacramentamos, meu e de minha família.
 Pe. Gil



* Muito criança conheci o Padre Antonio dentro de um jipe, carregando um quadro grande de N. S. do Perpétuo Socorro, numa missãozinha no Chafariz. Muito de minha piedade mariana vem dele. Tive a honra de ser a única pessoa que assistiu à sua missa de 60 anos de ordenação, no Santuário de Água Suja, já que foi impedido de rezá-la em sua terra. Convivi com ele em Trindade. Sempre fui uma das primeiras pessoas que ele procurava em Sacramento. Em março, o prefeito Baguá e eu estivemos com ele em Trindade, queixou-se a nós sobre o sacrário fora do centro na Matriz de Sacramento. Presenciei seus funerais. Tenho plena convicção de que Sacramento tem mais um grande santo intercessor no céu. Já rezo por sua canonização.
Amir Salomão Jacób

* Prezado Padre Fábio Bento, superior provincial de goiás.
Aqui do santuário da mãe Aparecida, quero estar em comunhão com sua e nossa família provincial, celebrando a páscoa do nosso amigo-confrade, Padre Antônio Borges.
Tive a alegria de trabalhar junto com ele durante muitos anos, na construção do reino de Deus, na diocese de Rubiataba-Mozarlândia - GO. agradeço a Deus o que dele aprendi. ele foi para nós um exemplo de Marta e Maria, muito mais de Maria.
Os que hão de nascer amanhã poderão até esquecer que ele foi do jeito de Marta, o sacerdote mais "edificante", (construtor) de nossa congregação: construiu lindas igrejas, casas paroquiais, salões paroquiais e capelas, o Seminário do Santíssimo Redentor, em Sacramento - MG, o Convento das Irmãs da Copiosa Redenção, e a igreja do Santíssimo Redentor em Trindade - GO. 
Mas, as gerações futuras jamais esquecerão que ele foi edificante do jeito de Maria, um homem de oração. Seu amor à oração, à congregação, à maria, à igreja, à eucaristia, e sua caridade ficaram e ficarão em nossa lembrança para sempre. 
Padre Borginho, missionário redentorista, filho autêntico de Santo Afonso Maria, nosso pai e fundador, Deus lhe pague por sua vida longa e bonita. Descanse em paz! Amém!
Dom José Carlos de Oliveira CSSR.