Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Festa d’Abadia: Agradecimentos

Edição nº 1169 - 04 Setembro 2009

Esta é uma noite de gratidão. 

Diante deste último andor de Nossa Senhora d'Abadia, os festeiros da Festa de Na. Sra. d'Abadia, gostaríamos de, do fundo do coração, expressar a todos os nossos agradecimentos, pedindo diante de sua milagrosa imagem, muitas bênçãos para todos os que nos ajudaram.

Vimos, depois de nove dias de novena que os Festeiros não somos apenas dois casais, somos, na verdade, uma equipe muito maior. Ao celebrarmos a culminância desta festa maravilhosa, vimos o quanto a comunidade de Sacramento ama Nossa Senhora.

A começar pela organização, os mínimos detalhes, tudo traçado em sucessivas reuniões, dirigidas por este grande e santo sacerdote, o pároco Pe. Valmir Ribeiro. Obrigado pela confiança depositada em nós. Foi uma honra e uma graça muito grande podermos dar esta pequena contribuição à Festa d'Abadia. Mas com certeza, o mérito é  seu. Mas no fundo mesmo, a contribuição foi da comunidade, pois não ouvimos um Não de quem quer que seja. Doações de todas as formas.

Dos gestos mais simples de entrega e doação, das dúzias de ovos aos garrotes, leitoas e centenas de frangos... Das pequenas e grandes cestas, do trabalho artesanal, das pequenas e grandes doações em espécie... do trabalho voluntário das costureiras. Todos esses gestos de desapego nos emocionaram. Que a mãezinha da Abadia recompense a todos.

Cada momento daqueles ofertórios, que vivenciamos naquelas lindas celebrações, com a presença das famílias doando suas prendas, para nós, todas eram uma só, nem mais, nem menos. Eram todas Filhas diletas de Maria, fazendo a sua doação, cujo resultado, com certeza, será muito bem empregado nas obras da construção do reino de Deus.

E quando dizemos que não ouvimos um Não, queremos lembrar até mesmo de nossos amigos que professam outros credos e instituições de serviço diversas, pois com alegria manifestaram a sua doação e no seu silêncio, vivenciam o Evangelho: 'que a mão direita não saiba o que a esquerda doou...'

Um agradecimento sincero aos devotos que participaram das celebrações eucarísticas onde foram feitos os atos de louvores a Nossa Senhora: 

- a CIJU S. Vicente de Paulo 

- a  comunicade 13 de Maio e o Movimento de Conscientização e Integração  da Cultura Negra

- Os ex-festeiros da Festa de Na. Sa. d'Abadia

- e os grupos de Romeiros de Água Suja...

Fazemos aqui um agradecimento especial a um Romeiro de Nossa Senhora, cuja contribuição à Festa d'Abadia foi total. Obrigado, prefeito Wesley De Santi de Melo. Foi através do governo municipal que construímos as tendas, este palanque para a celebração final, serviço de água e luz, bem como toda a limpeza e guarda do local, sob a coordenação dos amigos, Tucano e Clementino. Obrigado, caríssimo Baguá... Que Nossa Senhora, devoto que é da Santinha d'Abadia, continue iluminando seu governo!

Queremos estender este agradecimento a outras pessoas especiais:

- Às 810 famílias noveneiras convidadas. Que beleza de participação. Que Nossa Senhora esteja presente no seu lar, dando-lhes paz, saúde e muito amor. 

- Ás cozinheiras, todas, sem distinção, fora da Barraca e lá dentro, em nome da incansável Marlene, um beijo no coração de todas. E um carinho especial de agradecimento à fritadeira da batata, a amiga Tuca. 

- Outra equipe que começa o serviço na alegria da madrugada, cantando, rezando e trabalhando na preparação dos frangos... Na pessoa de Maria Lina e seu esposo Tonide, que com sua equipe assa os frangos, a bênção da Senhora.

- Obrigado aos caixas, à disponibilidade de tantos na pré festa e no dia da festa, nas pessoas da Iara e Flavinha. De coração, obrigado, estendido aos abnegados leiloeiros, nas pessoas do Marão e Carlim. Que Maria nossa boa mãe lhes pague!

- Outra equipe fantástica, todo dia ali no batente, na arrumação, desmanche e, principalmente, no serviço de servir  bem nossos convidados. Com um grande abraço ao Toizinho Bizinoto, queremos agradecer a todos os garçons. 

- Estendemos aqui outro abraço carinhoso à Pastoral Familiar, responsável pelo almoço do último dia. Deus lhes pague!!

- Acho que o melhor agradecimento a esses três grupos que colaboraram com a festa é fazer uma publicidade: 'Para animar um forró, contrate com sucesso garantido as bandas: Vanessa e Vinícius e Banda;  Banda Forró Legal, com Zetim, Marcelo e Willian Ou os pagodeiros do Cidy, Banda Momento. Com carinho, obrigado.

- Aos patrocinadores das Tômbolas... Foram 153 empresas comerciais. Assim como  às três empresas patrocinadoras de nossos aventais, camisetas  bonés e Altar, Drogaria Canastra, Ultragaz, Evellay, Cristina Flores e Espaço Verde, recebam de coração, todos, nossos agradecimentos e as bênçãos de Nossa Senhora. 

- A esses artistas todos que conceberam aquelas lindas ornamentações durante a novena, sem citar nomes, obrigado. Difícil escolher o mais bonito. Nossa Mãe Abadia ficou muito honrada nos seus diversos tronos. Os festeiros agradecemos do fundo do coração. Obrigado, obrigado, obrigado.

- Aos sacerdotes que vieram abrilhantar ainda mais nossa festa, nas concelebrações. Ao final de cada novena já expressamos a cada um nossos agradecimentos.

E, por fim... Alguém muito especial que esteve por trás destas celebrações litúrgicas merece todo nosso carinho, admiração e agradecimento. Estamos falando de um grande sacerdote, Pe. Reinaldo Duarte que, transferido para a Paróquia de Santa Luzia, em Uberaba, pelo seu compromisso, disponibilidade e responsabilidade, temos certeza de que vai revolucionar aquela comunidade pelo seu talento e competência. 

Enfim, foi um momento maravilhoso que vivenciamos juntos. Obrigado a todos!! 

O balanço da festa, que será entregue ao pároco em reunião agendada para esta segunda-feira, como forma de transparência de nosso trabalho e para conhecimento dos paroquianos, publicaremos na próxima edição.

 

Os festeiros, Edvaldo e Andréa, Walmor e Maria Luísa