Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMMA recolhe lobo guará em quintal de residência

Edição n° 1262 - 17 Junho 2011

A Polícia Ambiental de Sacramento, atendeu chamado da moradora, P.F.V., residente na rua Antônio Augusto Silva Neto,  no Jardim Alvorada, no dia 14, por volta das 8h40, solicitando que a PM recolhesse um lobo guará (Chrysocyon brachyurus) que, à noite, invadira o quintal da residência, provavelmente em busca de comida, uma vez que existem galinhas soltas no quintal. 

Os cabos Idalino e Pagnan acorreram ao chamado e encontraram o lobo acuado entre algumas bananeiras. Os PMs retiraram os curiosos do local, abriram os portões do quintal, que dá acesso a uma vegetação campestre e, com cautela, para preservar a integridade física do animal, e com segurança, conduziram o animal silvestre para fora, que, tão logo se viu livre, evadiu-se na vegetação. 

De acordo com a Polícia Ambiental, o animal veio à procura de alimentação, e se refugiou na cidade devido à caça e destruição de seu habitat natural.

 O lobo guará é um animal que está em extinção, que tem hábitos noturnos, solitários, que vivem até 13 anos, atingindo a sua maturidade aos três anos, reproduzindo entre os meses de julho a agosto após uma gestação de 62 a 66 dias. O animal adulto pesa cerca de 30 quilos e se alimenta de pequenas animais da fauna silvestre (cutias, pacas, aves, répteis, além de frutas (fruta-do-lobo) e também mel, cana-de-açúcar, peixes, moluscos e insetos. Já em cativeiro, alimenta-se de frutas, carnes, ovos e alimentos vivos. 

(Fonte: Denilcio Caldeira da Silva, 3º SGT PM/Cmt do 4º Grupo PM Meio Ambiente/ Adaptação)