Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Polícia em ação

Edição nº 1729 - 29 de Maio de 2020

Dono de açougue é preso  por envolvimento em  roubo de gado 

Um comerciante proprietário de um açougue em Uberaba  foi detido acusado de encomendar animais roubados. De acordo com a PM, eles faziam patrulhamentos pela BR-050 quando, próximo a uma fazenda, na altura do KM 199, no município de Delta, depararam com um caminhão Ford F4000, cinza, placas BID 9399, transitando em sentido contrário. Foi dada ordem de parada, mas os suspeitos fugiram em alta velocidade sentido Uberaba, até que abandonaram o veículo e fugiram por um matagal à beira da pista. 

Durante o registro da ocorrência o comerciante compareceu à Base Comunitária da Polícia Militar da Avenida João XXIII e relatou que teve seu caminhão furtado.  Ao ser questionado sobre o furto, ele entrou em várias contradições e acabou confessando que havia emprestado o caminhão  para um conhecido buscar alguns animais na zona rural. Mas durante o tempo em que estava na base de segurança, o telefone do comerciante não parava de tocar. Ele foi novamente questionado e disse que o conhecido que estaria no caminhão pedia por ajuda. Agentes montaram operação e foram com o comerciante ao local onde o suspeito solicitou socorro. Após acionarem a buzina, o suspeito saiu do mato e foi preso. 

O homem informou  a fazenda onde havia roubado o gado e o local onde escondeu a arma utilizada na ação e  disse que o gado foi encomendado pelo açougueiro que pagaria 1.200 reais por animal. Os dois envolvidos foram presos e encaminhados à Delegacia de Polícia. A PM procura outros dois suspeitos, um que participou do roubo e fugiu e outro que emprestou a arma utilizada no crime. 

Na fazenda onde os animais foram roubados, o caseiro  disse que foi rendido e agredido pelos homens que levaram as cabeças de gado. De acordo com a proprietária da fazenda foram  furtados um touro da raça Gir, quatro vacas paridas, duas vacas solteiras e três bezerros das raças Gir e Girolando, avaliados em 20 mil reais.  O rebanho foi restituído à vítima. 

Dois homens foram presos por receptação na tarde dessa quarta-feira (27) e são  suspeitos de integrar o grupo envolvido no roubo de gado. Na fazenda “Rancho Grande”, onde foi feita a prisão, a PM apreendeu um revolver calibre 32 com três munições intactas e encontrou  uma égua roubada recentemente. Segundo, os dois moradores o animal teria sido  deixado na fazenda por B e L, envolvidos no roubo de gado em Delta na segunda-feira. O animal foi restituído ao  legítimo dono. 

Na cidade,  os policiais foram até uma casa de L, que está com mandado de prisão em aberto, e  quando percebeu a chegada dos militares, fugiu, pulando muros de diversas residências,  entrou num matagal, atirou contra os policiais e mais uma vez, conseguiu fugir, entrando em meio a uma mata. Na residência foram encontrados três arreios, facas, machadinha, isqueiros, pilhas, celular, luminária e cápsulas de calibre 38. 

 

PC prende homem suspeito de participar de roubo em Jubaí

Nessa segunda-feira, a delegacia Rural de Araxá prendeu em Uberaba, um homem suspeito de participar de um roubo no distrito de Jubaí, no município de Conquista. O crime ocorreu há três  meses, quando três homens, de posse de arma de fogo, entraram na casa de um comerciante, que foi amarrado e agredido juntamente com a esposa. Após roubarem dinheiro, aparelhos celulares e pertences da casa, os autores tomaram rumo ignorado. 

O delegado Tiago Cruz e sua equipe conseguiram identificar um suspeito após ter vendido um dos aparelhos celulares das vítimas. 

 

O pedido de mandado de prisão foi  deferido pelo juiz de Conquista, com parecer favorável do Ministério Público o suspeito, um homem de 28 anos,   foi preso em sua loja de aparelhos celulares, no centro da cidade de Uberaba. 

 

PC cumpre dois mandados de busca e apreensão e recupera dois tratores

Os delegados, Thiago Cruz, da Delegacia Rural de Araxá, e Rafael Jorge, de Sacramento, investigam um furto de soja que ocorreu há uma semana neste município. Logo após o crime, as duas delegacias iniciaram as investigações e tiveram informações de que a carga de soja estaria escondida nas fazendas de um receptador. 

 

Nessa terça-feira, munidos dos mandados de busca e apreensão, deferido pela juíza de Sacramento, as equipes saíram para cumprir os mandados em duas fazendas no município de Sacramento. A soja não foi encontrada, mas durante as diligências localizaram  dois tratores e uma motocicleta sem procedência. Os veículos foram apreendidos e encaminhados ao pátio credenciado do Detran.  Investigações continuam com o intuito de localizar a carga de soja furtada/roubada.

 

Condutor perde controle de veículo sem freio e derruba poste na Ana Cândida

Um veículo Gol conduzido por JCS 22 colidiu com um poste na avenida Ana Cândida de Oliveira, no Perpétuo Socorro, na manhã do domingo (24) por volta das 8h. De acordo com o condutor, ele seguia com dois passageiros pela avenida sentido Alto da Estação/Perpétuo Socorro, quando de repente o veículo perdeu os freios e ele perdeu o controle direcional e, ao passar a rotatória, chocou com um poste de iluminação pública que quebrou.  Conforme o BO, a pista estava molhada e o tempo chuvoso. 

JCS dispensou atendimento médico, mas os dois passageiros foram socorridos e levados ao pronto socorro com ferimentos leves. 

 

O veículo,  que teve danos generalizados, se encontrava regularizado e foi liberado para o condutor no local. 

 

PM encontra desmanche de caminhões em fazenda na MG-428

Durante a operação 'Safra Segura', realizadaa na zona rural de Sacramento, no dia 16 de maio, a PM recebeu informações, por volta das 12h15, sobre o furto de um caminhão em Franca (SP) e que o veículo, possivelmente, estaria numa fazenda neste município. No rastreamento, a PM acabou localizando um desmanche de caminhões numa mata próxima à MG-428 (Sacramento/Franca), de propriedade de JC. 

No local foram encontrados dois caminhões, sendo um caminhão Mercedes Benz 1113 boiadeiro de cor amarela, placas BWK 0990, e Guaíra (SP), que estava sendo pintado de azul com tinta spray; o outro, um VW/24.250 CNC 6x2, placa NVH 1092, de Cubatão (SP), que estava sendo desmontado. Foi encontrada também uma cabine de caminhão que não pôde ser identificado, uma prancha de carroceria e vestígios de vários outros veículos lá desmanchados.

 No local, foi preso ASP 44 de Pedregulho (SP), funcionário de JC, conforma o BO, que sabia de toda movimentação, inclusive permitindo a entrada dos indivíduos que efetuavam o desmanche, que geralmente estavam num VW/Gol, preto, com placas de Franca (SP).  Já o proprietário da fazenda, JC, não se encontrava no local e não foi localizado. Todo o material foi apreendido, porém, diante da impossibilidade de sua retirada do local, de difícil acesso, ficou tudo sob a responsabilidade de uma testemunha. O investigador da Polícia Civil Ilton José de Lima esteve no local, juntamente com a CPM Empresa de Seguro do caminhão placa NVH-1092.

 

 Dois dias depois, o material apreendido foi retirado do local que, de acordo com o BO, está situado em meio a uma mata, numa clareira, provavelmente, aberta com pá carregadeira. O acesso se dava por uma estrada de terra que ligava à fazenda e que apresentava marcas de óleo, indicando trânsito de veículos. Num galpão na fazenda, foi encontrada uma pá carregadeira, que pode ter sido usada para abrir a clareira.