Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cidade recebe novos presos para quarentena no presídio local

Edição nº 1720 - 27 de Março de 2020

Desde o início da semana 23, o presídio de Sacramento é uma das 19 unidades de referência do Estado para receber novos presos da Quinta Região Integrada de Segurança Pública do Estado de Minas Gerais (5ª Risp/Uberaba), que vão permanecer em quarentena na cadeia local para depois serem recambiados às penitenciárias ou presídios.

A medida, que têm por objetivo isolar os detentos dos novos presos que possam estar contaminados com coronavírus, é da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pùblica de Minas Gerais (Sejusp/MG) através do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen/MG). 

Ao todo foram criadas 30 unidades de referência, distribuídas em todo o Estado, que vão funcionar como centros de triagem e portas de entrada para novos detentos do sistema prisional. Desde segunda-feira 23, todas as pessoas presas em Minas Gerais vão para uma unidade específica em cada região. Sacramento é uma delas.

 Os novos detentos ficarão por um período de 15 dias, em quarentena e observação, evitando possível contágio em larga escala. Passada a quarentena e atestada a saúde dos detentos, eles serão levados para outras penitenciárias ou presídios, seguindo o fluxo normal de gestão de vagas do sistema prisional de Minas.

Nas 19 Regiões Integradas de Segurança Pública (Risps) do Estado para viabilizar a medida, 30 presídios foram esvaziados no último final de semana (dias 21 e 22/3) e os presos remanejados para outras unidades prisionais de cada região.  Não conseguimos informação para saber se os 135 detentos do presídio local foram transferidos, com o objetivo de esvaziar a cadeia para receber os presos novatos vindos da 5ª Risp. 

Além dessa medida, a Sejusp já havia decretado a suspensão das visitas e das entregas por familiares de presos, de kits com suplementos em alimentação, materiais de higiene, entre outros. 

No caso de presos que apresentarem os sintomas da Covid-19, o protocolo é o seguinte: isolamento dentro da unidade prisional, realização de exames e, em caso de confirmação, tratamento em hospital, com escolta do sistema prisional. O objetivo da nova medida é unicamente proteger os presos e os profissionais de segurança que trabalham no sistema prisional, de modo a não colocar a população em risco.

 

As 30 unidades definidas como porta de entrada de novos presos para evitar a propagação do coronavírus entre detentos são:

Presídio de Matozinhos (masculino)

Matias Barbosa (masculino)

Eugenópolis (feminino)

Sacramento (misto)

Nepomuceno (masculino)

Bom Sucesso (feminino)

Bom Despacho(masculino)

Dores do Indaiá (feminino)

Tarumirim (masculino)

Conselheiro Pena (feminino)