Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Operação Hefesto identifica e prende líderes do PCC em Minas Gerais

Edição nº 1667 - 22 de Março de 2019

A Operação Hefesto da Polícia Civil iniciada há cerca de oito meses, após a série de ataques a ônibus e outros equipamentos públicos ocorrida em junho do ano passado, cumpriu na terça-feira (19) 25 mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra a facção criminosa Primeiro Comando da Capital (PCC). 

De acordo com a corporação, 18 mandados de prisão foram cumpridos nas cidades mineiras de Contagem, Passos, Três Corações, Campo Florido, Ouro Fino e Uberaba. Também foram cumpridos mandados nos Estados de Paraná, Mato Grosso do Sul, Rio Grande do Norte e São Paulo. 

Esta que é a primeira etapa da Operação Hefesto, considerada a maior realizada do Estado no combate ao crime organizado,   focou nas principais lideranças do PCC em Minas Gerais e identificou 32 membros de diversas “sintonias” da facção. 

Entre eles, estão 14 integrantes da chamada Sintonia Geral do Estado, a estrutura de maior importância da facção criminosa em Minas. Eles são responsáveis, por exemplo, por distribuição de funções, batismo de novos integrantes, transmissão de ordens de instâncias superiores, julgamento de membros e ordens para ataques.  

“É o maior golpe contra o crime organizado, tendo em vista que várias lideranças de várias sintonias estão identificadas, com mandados de prisão e indiciadas pelo crime de integrar organização criminosa”, afirmou o delegado Marcus 

Vinicius Lobo Vieira Leite. Segundo ele, a ideia agora é deflagrar outras etapas da operação para identificar membros de instâncias inferiores do PCC, que estão nas ruas.  Segundo a Polícia, atualmente, há 2.227 integrantes do PCC em Minas Gerais.             (Jornal O Tempo/Redação)