Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Operação "Free Boi" - PC conclui investigações sobre furtos de gados, indicia seis pessoas e recupera 140 animais em Ibiá/MG.

Edição nº 1693 - 20 de Setembro de 2019

A Polícia Civil de Minas Gerais, através da Delegacia de Ibiá, sob comando do Delegado André Luiz Campos, concluiu as investigações da Operação denominada 'Free Boi', realizada para apurar os crimes de furtos de gados, receptação de animal, uso de documento falso e organização criminosa.

As investigações tiveram início logo após a ocorrência de vários furtos de gado em várias fazendas situadas na região. Os indivíduos agiam durante a madrugada, e utilizavam caminhonetes de pequeno porte para furtar cerca de duas a três cabeças de gado bovino por vez, sendo que, ao todo, foram furtados, mais de 150 cabeças de gado, dentre novilhas e vacas leiteiras, causando um prejuízo para as vítimas estimado em mais de R$ 300 mil aos produtores rurais da região.

Até essa  quinta-feira 19, a Polícia Civil já havia recuperado cerca de 140 animais, dos quais a grande maioria já foi reconhecida por várias vítimas de diversas cidades da região. 

Além de recuperar grande parcela dos animais furtados, a Polícia Civil também conseguiu identificar seis autores: DLB, de 39 anos de idade, foi preso no dia 22 de agosto, e os demais, AFN 39 e ESDF 59, se apresentaram no dia 16 de setembro, na Delegacia de Polícia Civil de Ibiá, onde foram presos,  interrogados na presença de advogado, sendo, em seguida, levados para a Penitenciária de Patrocínio/MG.

Os  autores MPC 36 anos, WRR 29 e DLB 36 estão foragidos da Justiça desde o dia 10 de setembro e são procurados pela Polícia. 

Os autores foram indiciados pelas práticas de 19 crimes de furto qualificado, receptação de animais, uso de documento falso e organização criminosa, sendo o Inquérito Policial finalizado e remetido para a Justiça Pública da Comarca e Ibiá/MG. (Willian Tardelli/Redação ET)