Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Gaeco realiza Operação 'Dominó' de combate a roubo e receptação de cargas em Uberlândia e região

Edição nº 1654 - 21 de Dezembro de 2018

Mais de 100 mandados judiciais são cumpridos no Triângulo Mineiro pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) de Uberlândia, nessa quarta-feira 19. A Operação “Dominó” visa coibir a atuação de organizações criminosas da região em crimes como roubo de cargas e receptação de veículos. Na região do Triângulo Mineiro, a ação acontece em Uberlândia, Araguari, Uberaba, Monte Carmelo, Abadia dos Dourados, Centralina e Canápolis.

As investigações do Ministério Público Estadual (MPE) resultaram, até o momento, no oferecimento de 11 denúncias ao Judiciário contra os alvos e mais de 90 veículos com sequestro decretado entre caminhões, motocicletas e carros de passeio.

 

Efeito dominó

Ao todo são cumpridos 89 mandados de prisão preventiva contra 68 investigados, além de 62 mandados de busca e apreensão. Desses alvos, 16 já estavam presos por diversos crimes.

Segundo as informações da Promotoria de Justiça, as investigações iniciaram em março deste ano depois da apreensão de dois caminhões furtados no interior de Goiás. Na ocasião, dois criminosos foram presos em flagrante.

Os integrantes da primeira quadrilha investigada tinham o hábito de consultar um pai de santo para ter a aprovação do líder religioso antes de cometer os crimes. Com o decorrer dos trabalhos, foram identificadas outras organizações criminosas que também atuavam no roubo de cargas, receptação de cargas e veículos, e roubos a propriedades rurais e de veículos.

O nome da operação faz referência ao "efeito dominó" ocorrido ao longo das investigações, uma vez que a identificação de uma quadrilha levava à ligação dos outros grupos criminosos. Nesta primeira fase da operação foram identificadas sete organizações distintas com atuação nas regiões do Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e sul de Goiás.

O Gaeco apurou que os roubos foram a cargas variadas de café, cerveja, grãos, defensivos agrícola, comésticos, entre outras. (Fonte: Caroline Aleixo, G1 Triângulo Mineiro.)