Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PM recupera 80 cabeças de gado e prende dois envolvidos

Edição nº 1445 - 24 Dezembro 2014

Na quinta-feira 18, a Polícia  Militar comandada pelo tenente Idônis Gales, desmantelou uma quadrilha de roubo de gado, prendeu dois envolvidos e recuperou 80 reses em dois caminhões, que estavam sendo transportadas para Santa Fé do Sul, noroeste do Estado de São Paulo, com notas fiscais de Pedregulho. 

A operação iniciou quando o comandante Idônis, acompanhado pelo sargento Fernandes e os soldados Thiago e Borges atenderam a um chamado da fazenda Córrego Bonito, onde o gado foi furtado. No local, o proprietário, EOP informou aos policias que chegou em sua fazenda, por volta das 9 horas e deparou com duas carretas da empresa JBS (Frigorífico) carregadas de gado. Com a sua chegada à fazenda, dois indivíduos que realizavam o embarque dos animais saíram correndo,  entraram em um FIAT Pálio, placa DXR-0163, de cor preta e evadiram-se do local. 

Os motoristas dos veículos do Frigorífico permaneceram no local e disseram não saber o que estava acontecendo, uma vez que apenas receberam ordens da empresa para transportar o gado para a cidade de Santa Fé do Sul/SP. Os motoristas disseram que chegaram à fazenda na quarta-feira, 17,  por volta das 15 horas e que, ainda estavam no local,  porque  um dos caminhões ficou encravado na grama.  Informaram mais que um  dos indivíduos que estava embarcando o gado se chamava Mateus. Como não sabiam o nome completo, passaram as características:  um indivíduo moreno, estatura mediana e trajava calça jeans, botas amarelas e um colete preto e vermelho.

Com essas descrições, a PM iniciou as diligências e, durante os rastreamentos, foram a uma fazenda às  margens da rodovia MG-428, KM 95, onde reside o  arrendatário MSS, que já vinha sendo monitorado pela Patrulha Rural, pela suspeita de que os indivíduos residentes no local sejam  suspeitos de envolvimento  com furto de gado na região, e que são transportados  para o Estado de São Paulo. 

A PM e a vítima do furto seguiam para a fazenda, depararam com um um FIAT Spázio, placa BKP-8123, de cor verde, ocupado por Júlio Hector Sojo de Oliveira, 25,  e sua esposa, KATBB, que transitava em sentido contrário. 

Ao ser dada a ordem de parada, Júlio evadiu-se em alta velocidade, sentido cidade de Rifaina/SP, sendo perseguido pela polícia até o trevo daquela cidade, quando o abordaram. Júlio  resistiu à abordagem dizendo que não poderiam prendê-lo, porque ele estava no estado de São Paulo. Tenente Idônis, então, acionou a PM de Rifaina, que efetuou a  prisão.

 Voltando à fazenda, onde Júlio se encontrava, nada ilícito foi encontrado, mas os moradores M e T foram conduzidos à cidade, e como não foram reconhecidos pelas testemunhas, foram liberados. Ao contrário de Júlio, que foi reconhecido pelos motoristas das carretas, acabou assumindo  a autoria do furto. 

 

Mateus foi preso em Pedregulho

A PM de Sacramento fez contato com a PM de Pedregulho a fim de localizar Mateus Duarte Chiarello, que  poucas horas depois foi localizado,  preso e entregue à polícia em Sacramento. 

Mateus alegou que comprou o gado de Júlio Hector, mas Júlio, desmente, afirmando que Mateus furtou o gado e ele foi apenas contratado por  Mateus para embarcar o gado. Diante dos fatos, os dois foram presos pelo crime de furto e formação de quadrilha. Com os motoristas foi encontrada uma nota fiscal, em nome de Wanderlei Chiarello (pai de Mateus) e, ainda, com Mateus, duas notas fiscais em nome de Edilson Barsanulfo dos Santos Pinheiro, conhecido no meio policial por envolvimento com furto/receptação de gado. Os dois caminhões da JBS foram removidos para Sacramento, vazios. Por orientação da Delegada Paula, de Araxá, o desembarque do gado foi feito antes, na fazenda, sob a responsabilidade do proprietário, visto estarem presos numa gaiola há aproximadamente 20h, e por não ter um local adequado para colocá-los. Os motoristas também foram liberados. 

Júlio Hector, natural de Pedregulho e sua mulher KATBB, 31, natural de Franca e   Mateus Duarte Chiaello, 22, natural de Franca foram ouvidos na Depol de Araxá e estão presos em Sacramento. Wanderlei Chiarello e Edilson Barsanulfo dos Santos Pinheiro, 41, natural de Uberaba  não foram localizados. 

As investigações continuam e a PM acredita que cerca de 30 pessoas façam parte da quadrilha.

 

Assim que se espalhou a notícia da prisão dos  envolvidos no furto de gado, vários produtores foram à Delegacia, um deles,  Evaldo Carvalho, que relatou ao ET que, em 2008, teve 62 garrotes furtados de sua propriedade e nunca foram recuperados. “Nunca mais tive notícia”, relatou.