Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Presídio e empresa Sak's se unem para ressocializar detentos

Edição nº 1351 - 01 Março 2013

Muitas mãos e mentes não estão mais ociosas no Presídio de Sacramento. Mesmo atrás das grades, ganharam movimento com o vai e vem das agulhas no curso de costura ministrado em parceria com a empresa Sak´s. O trabalho, além de profissionalizar os detentos, ainda ajuda a resgatar a cidadania por meio do aprendizado de um ofício. 

Com esse clima de festa, o Presídio de Sacramento, administrado pela Suapi – realizou na manhã dessa quinta-feira, 28, no salão de reuniões do quartel da Polícia Militar, solenidade de entrega de certificados aos concluintes do curso de costura, promovido pela empresa Sak's. Dos 20 detentos que iniciaram o curso, 13 o concluíram; desses, dez receberam o certificado que lhes dá a oportunidade de trabalhar; dois foram transferidos e o receberão na unidade prisional onde se encontram, e um ganhou a liberdade no dia anterior à entrega. 

Presidida pelo diretor da unidade e responsável pelo projeto, Aparecido Alves Claudino, a cerimônia contou com a presença do diretor da Sak's, José Renato Marques, que bancou toda a estrutura do curso, acompanhado pela monitora do curso, Isabel Cristina Pinhal Silva, e pela gerente do RH, Gabriela Pavanelli, além do presidente do Rotary, José Ezequiel Dantas, instituição que doou a maior parte do material para a construção da oficina de trabalho para a confecção das bolsas. 

Prestigiaram o evento, o prefeito Bruno Scalon Cordeiro, vereador Luiz Alberto da Silva, representando o poder Legislativo, do diretor de Referência da 5ª Região Integrada de Segurança Pública (RISP), Itamar da Silva Rodrigues Júnior e os diretores de unidades prisionais, Valdeci de Souza Neto do Presídio de Frutal e  Nicodemos Morais do Nascimento, do Presídio de Conceição das Alagoas. 

Para todos, era visível a emoção dos formandos, que receberam os certificados das mãos do diretor Aparecido e uma lembrança entregue por José Renato e Isabel, destinada ao familiar presente, pais ou esposa. São eles os primeiros beneficiados com o curso de costura: Daniel Bastianini, Denicley Humberto Custódio, Douglas Donizete Silva, Geraldo César Monteiro, Jorge Luiz de Souza, Luiz Carlos Pereira Custódio, Maik Sebastião dos Reis, Roanito de Paula Soares, Sebastião Diego Garcia Ferreira e Welverson Marques de Castro. 

 

Luiz Carlos agradece em nome de detentos

 

Luiz Carlos Pereira Custódio foi duas vezes premiado neste início de ano: primeiro, com o ingresso ao curso superior de Administração, através do Enem; segundo, com o certificado de conclusão do curso de costura, cabendo a ele a mensagem de agradecimento.

 “- Nosso inteiro agradecimento a todos os membros da Sak´s por nos ter proporcionado essa oportunidade e acreditado que era possível realizar este curso aqui e, sobretudo, a uma funcionária em especial, Isabel Cristina, deixamos o nosso imenso carinho e respeito, pois ela deixou de lado toda a visão que a sociedade tem em relação aos detentos e à cadeia e aqui esteve conosco. Por isso, lhe desejamos, Isabel, êxito em todos os seus futuros projetos”, frisou, agradecendo aos funcionários do presídio, na pessoa do diretor Aparecido, e familiares. 

O universitário Luiz Carlos fará o curso de Administração à Distância, em sala já adaptada para tal e terá direito a todas as etapas do curso. Luiz Carlos já cumpriu  três anos da pena, que somava 38 anos, e só termina em 2048. “Mas ele - conforme o diretor Aparecido - fará jus aos benefícios da lei, nas datas certas”. 

Em nome da empresa Sak´s, Gabriela Pavanelli, chefe do RH, saudou os formandos. “A vitória está dentro de você. Cada momento de sua vida é um objetivo traçado ou uma conquista acumulada. Em todos os momentos, a força para superar obstáculos e conquistar, qualquer que seja o seu objetivo, depende unicamente de como você conduz as coisas. Hoje estamos aqui para celebrar esta vitória, e é bom saber que você faz parte de mais uma turma de costura formada pela Sak´s. Nenhum obstáculo pode ser maior que o desejo da conquista. Parabéns pela vitória! Parabéns, novos costureiros!”

O prefeito Bruno falou aos formandos, enaltecendo a importância da parceira e a vontade e desejo de cada um para a consolidação do processo. 

 

Ressocialização é o carro chefe do presídio

 

O diretor Aparecido Alves Claudino, saudando os formandos, ressaltou a importância da ressocialização dos detentos. “Com esta cerimônia, estamos demonstrando o grande poder da palavra ressocialização, que é o carro chefe da administração do presídio”, destacou, agradecendo aos familiares, amigos, colaboradores, autoridades e à empresa Sak's, na pessoa de seu diretor, José Renato Marques, que patrocinou o curso e vai absorver a mão de obra formada do presídio. 

Para Aparecido, o projeto de curso dentro do presídio “resgata nos detentos, reeducandos, a vontade  de produzir, a vontade de trabalhar, a vontade de se sentirem úteis novamente”.

Afirmando que tem um único objetivo na unidade, “devolver a humanidade a estas pessoas”, parabenizou e apresentou a todos o jovem calouro, Luiz Carlos Pereira Custódio, que recebeu do público presente, um caloroso aplauso.

Hoje, o Presídio de Sacramento com uma lotação de 124 detentos, conta com sete módulos diferentes de trabalho, além da costura: setor de obras, faxina e manutenção, barbearia, horta, artesanato e emprego na Marmoraria João XXIII, beneficiando  40 sentenciados. 

O setor psicossocial desenvolve os projetos Cine Cárcere e Semeando a Liberdade, que consiste em doações semanais aos familiares cadastrados, de verduras cultivadas pelos sentenciados na horta cedida à unidade, que também abastece as entidades da cidade bem como escolas municipais e estaduais. 

 

José Renato: ‘‘Vamos montar uma fábrica no presídio...

José Renato Marques, diretor presidente da empresa Sak´s, responsável pelo empréstimo das máquinas e monitoramento do curso, afirmou ao ET que, nos 25 anos de empresa, foram poucas as emoções como as vividas hoje. “É difícil descrever a sensação que senti hoje. Nesses 25 anos foram várias situações de emoção, de alegria, de conquistas e, claro de muitas dificuldades, mas este momento de hoje, para mim, foi muito emocionante. Como meu coração é muito mole, eu soltaria todos e os traria hoje mesmo pra empresa. Mas sabemos que as coisas não são assim”.
José Renato viu a entrega de certificados como mais uma conquista. “É uma coisa que é real. Não é projeto”, disse, lembrando como tudo começou: “Eu tive a ideia de fazer isto aqui, porque fui procurado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS) pra montar este trabalho em BH. Uberaba e Franca também nos convidaram. Então, pensei, se dá certo lá, por que não montar em Sacramento? E aí procuramos o Aparecido, começamos as negociações e fomos em frente”.
José Renato considera a segurança, que é responsabilidade da Suapi, imprenscindível para o sucesso do projeto. “Alertei o Aparecido sobre a importância da segurança, pois temos ali sempre um funcionário nosso com os detentos. É claro que a gente sempre pensa o lado bom do projeto, ninguém pensa em maldade. Aliás, nessa cerimônia de hoje, não senti diferença nenhuma entre nós aqui de fora, em liberdade, e os detentos que estavam ali recebendo o seu diploma. Mas a segurança é imprescindível. E nosso projeto é muito maior, pretendemos empregar no presídio, no mínimo 40 pessoas e, para isso, precisamos de uma área maior”. 
De acordo com o diretor, ambos os candidatos a prefeito, tanto o Baguá como o Bruno, haviam prometido a construção de uma galpão com área de, no mínimo 150 m² para abrigar todo esse contingente. Vou agora cobrar do prefeito eleito esse compromisso. Não é porque são presos que têm que trabalhar de qualquer jeito. Precisamos ter um ambiente adequado, porque lá será uma fábrica como qualquer outra. Como vamos cobrar qualidade, disciplina num lugar inadequado? Esse era um compromisso do Baguá e que o Bruno também prometeu que faria, agora vamos cobrar, porque precisamos deste espaço urgente, e tenho certeza que vamos ser atendidos.``
Ao final da cerimônia, José Renato reuniu-se com os detentos concluintes para cumprimentá-los, informando que as portas da empresa estariam abertas para eles. “Depois da cerimônia, cumprimentei um por um, dizendo-lhes que, uma vez em liberdade, a Sak’s está aberta para o seu trabalho. Sei como é difícil um ex-presidiário conseguir trabalho. Se o seu currículo mostra que é ex-detento, não entra nem na portaria da empresa”, comentou. 
Finalizando, reconheceu José Renato que a cerimônia de entrega de certificados aos detentos do presídio de Sacramento lhe fez bem. “Passei o dia de hoje renovado, me fez bem ver o resultado dessa parceria”, concluiu.