Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PM em ação

Edição nº 1345 - 18 Janeiro 2013

Rafael Jorge é o delegado titular de Sacramento 

 

O delegado da Polícia Civil, Rafael Jorge, que desde o mês de setembro respondia por Sacramento, é o novo delegado titular da comarca, desde o último dia 12.  O delegado foi transferido de Conquista, onde trabalho durante três anos, para Sacramento, mas continua respondendo por aquela cidade, além de um plantão semanal em Araxá. 

“- Minha opção por Sacramento foi por vários motivos, um deles pelo porte da cidade, uma boa estrutura e sua qualidade de vida, além de  estar mais próxima de Franca, onde residem meus familiares. Além de que, a cidade tem bem mais opções de trabalho, de enriquecer minha experiência e de me destacar. Tenho muitos amigos aqui  e vou fazer de tudo para fazer um bom trabalho”, justificou.  

O delegado Rafael Jorge está ciente de que  sua transferência  implica em  mais serviço, mas aceita o desafio. “É um novo desafio que estou pronto para encarar com muito trabalho e determinação, pois Sacramento tem muito mais inquéritos, muitos termos circunstanciados de ocorrências, enfim, é uma delegacia que tem um movimento muito grande”. 

Embora já estivesse atendendo Sacramento como substituto, reconhece que há muito trabalho acumulado por falta de funcionários. “Só temos um escrivão na Delegacia, o por sinal um eficiente servidor, Agnaldo Fidelis Gonçalves”, informa, ressaltando também o bom serviço de três funcionários cedidos pela Prefeitura, Rogério, Paulo e Rita. “É uma boa equipe  e procurarei fazer o melhor possível pela segurança da cidade, trabalhando sempre em  parceria com a Polícia Militar”.   

Rafael Jorge informa ainda que  o Delegado Regional, Heli Andrade,  esteve na cidade na quarta-feira, 16, oportunidade em que conversou com o prefeito  Bruno Scalon Cordeiro, falando sobre vários assuntos, um deles,  o término do  prédio da Delegacia.  “O prefeito nos informou que não vai medir esforços  para terminar a obra e dar uma maior estrutura para o trabalho aqui.  É  um compromisso dele e meu também de estruturar bem a Delegacia”, salienta, lamentando a falta de funcionários por parte do Estado.

“Faltam funcionários, não tenho nenhum detetive lotado em Sacramento. Conquista tem três que estão me dando um apoio  aqui.  E isso vem ocorrendo  por vários motivos, como falta de concursos,  cidades maiores requisitam mais  investigadores. Detetive, é, hoje,  um cargo que está com muita  falta no Estado”.  

Questionado sobre os principais problemas na cidade atualmente, Dr. Rafael, destaca os crimes contra o patrimônio: furtos e roubos em residências e na zona rural, estelionato no comércio e o tráfico de drogas, este último, o responsável pela ocorrência de outros. “As drogas são um problema que está sendo muito combatido, mas a  incidência de usuários é grande. Drogas são um problema sério, porque  por causa do vício o usuário acaba entrando para o crime para sustentar o vício, tornando-se o maior responsável por muitos  crimes contra o patrimônio em Sacramento. Uma pessoa viciada  não mede esforços para manter o vício, por isso  não pode dar trégua, não pode parar o combate”, afirma.

Rafael Jorge, 28, é natural de Franca, formado em Direito pela Unifran,  em 2008 e, logo em seguida foi aprovado no concurso para Delegado da Polícia Civil de Minas Gerais. Após alguns meses de trabalho na capital mineira,  assumiu como titular a comarca de  Conquista.  Católico praticante, pessoa engajada socialmente e que pode contribuir muito não só na segurança,  mas em outras atividades na cidade. Seja bem-vindo!

 

Tráfico de drogas

 

I. No dia 13,  após várias denúncias dando conta de que na avenida Dr Tomaz Novelino, no João XXIII, estaria ocorrendo tráfico de drogas, uma viatura policial passou a  monitorar o local e viram quando os autores F.B.L,  29 anos; R.O.S., 31 anos; W.E, 37 anos e C.S.P.,  26 anos, dividiam a droga no quintal da residência denunciada. Durante a abordagem F.B.L. tentou evadir correndo pelas ruas do bairro Cajuru, mas  com o apoio de outra viatura policial foi alcançado. Com os envolvidos, a PM encontrou  25 pedras de crack. Os autores, três homens e uma mulher foram presos em flagrante delito e conduzidos à Depol. 

II. No Alto Santa Cruz, após denúncia  anônima de tráfico numa residência, a PM ao fazer a abordagem,  encontrou 950 gramas de ácido bórico, substância utilizada no preparo de drogas e um simulacro de pistola plástica. Todos os objetos foram apreendidos e o proprietário preso em flagrante delito e conduzido a Depol.

 

Operação desmantela casa de prostituição

 

Operação policial desmantela casa de prostituição ilegal. No dia 11, durante uma operação, a PM chegou a um bar, onde encontravam-se vários homens e mulheres, constatando que se tratava de uma casa de prostituição, pois algumas mulheres declararam estar no local para “fazer programas”. A PM encontrou três cadernos com diversas anotações que caracterizam a atividade no local. Nos fundos do estabelecimento, um quarto era usado para programas sexuais. O estabelecimento, porém, funciona sem alvará e/ou autorização por parte da Prefeitura. Os materiais foram apreendidos e a proprietária do estabelecimento presa e encaminhada  à Depol. 

 

Patrulhamento rural acaba  com a prisão de uma pessoa

 

Durante patrulhamento rural, próximo à fazenda Olhos d'Água, na região dos Diogos, às margens da MG 428, a GURP entrou em uma Carvoaria existente no local, onde foram identificados e abordados cinco funcionários, dentre eles um homem que foi identificado pelo sistema informatizado, como foragido, tendo mandado de prisão preventiva em seu desfavor, expedido pelo Juiz de Direito Criminal da comarca de Uberaba. Diante do exposto foi dada voz de prisão ao autor e conduzido à  Depol.


(Assessoria de Comunicação 184ª Cia/Edna Almeida, 3º SgtPM)