Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PM EM AÇÃO

Edição nº 1378 - 06 Setembro 2013

Ônibus do circo incendeia na MG-190

 

O ônibus usado como residência (motorhome) Mercedes Benz modelo 364,  do Circo “Rapadura”, que esteve em Sacramento durante vários dias ficou totalmente destruído por um incêndio na manhã da segunda-feira, 2, quando trafegava pela MG-190, sentido BR-262. 

De acordo com o motorista, José Tadeu de Camargo, 59, que viajava com a mulher Terezinha Camargo, 55, eles seguiam para Araxá onde o circo seria montado, quando na altura do km 172, viu fumaça saindo da parte traseira do ônibus. Estacionou o veículo às margens da rodovia e percebeu que o motor estava pegando fogo. José Tadeu disse que tentou apagar o fogo, porém a tampa do motor estava muito quente e não conseguiu abri-la elogo o  fogo se espalhou atingindo todo o veículo, que ficou totalmente destruindo. As chamas se alastraram rapidamente, atingindo a vegetação à beira da pista e um canavial. 

Trabalharam no local, a Polícia Rodoviária Federal, o Corpo de Bombeiros de Uberaba, a Polícia Militar de Sacramento,a Brigada 1 de Sacramento,  caminhões pipa da prefeitura de Sacramento e equipe de Brigadas da empresa Bunge, também auxiliaram nos trabalhos para conter o incêndio no canavial.

Felizmente, não houve vítimas. O motorista e a mulher foram retirados do local pelo filho do casal e o veículo foi retirado da pista pelo auto-socorro Ribeiro. De acordo com José Tadeu, dentro do veículo encontravam-se, além dos documentos do veículo e pessoais,televisões, celulares, eletroeletrônicos, roupas, calçados e vários outros objetos que foram todos destruídos. Segundo a vítima, eles perderam tudo, restaramapenas com a roupa do corpo. 

 

Operação Divisa apreende 855 kg de maconha

 

A Operação Divisa das Policias Civil e Militar ocorrida em todo o Estado de Minas Gerais, na noite do dia 22, resultou na apreensão de 855 quilos de maconha, na região de Iturama. Diante de tanta droga, odelegado César Felipe Colombari   agiu com rapidez e solicitou imediata análise do material apreendido e apresentando laudos de constatação, bem como o toxicológico definitivo, comprovando a materialidade delitiva, pediu logo a autorização para incineração alegando não haver  motivos para o armazenamento de tão grande quantidade de drogas.

Na justificativa ao juiz, alega o Delegado que “considerando que, no passado não muito distante, já tivemos a infelicidade de ter um furto de mais de meia tonelada de “maconha”, ocorrido dentro da Delegacia de Polícia de Iturama (2011), o que causou enormes prejuízos e descrédito;que não há local adequado e devidamente seguro para o depósito das drogas nesta Cidade; que toda a prova legal da materialidade já foi produzida, de forma regular; e,  que se está preservando amostras para eventual contraprova; solicita, em caráter de urgência, autorização para a imediata incineração das drogas, nos termos do art. 32, da Lei 11.343/06”. 

Sábia decisão, considerando ainda a rapidez com que as drogas se disseminam para a região. Com a incineração serão mais de meia tonelada de drogas fora das ruas. (Fonte: Delegacia de Polícia de Iturama)


Roubo no Armazém Mundial

 

No dia 29, por volta das 19h30, vizinhos do Armazém Mundial acionaram a  PM, informando terem ouvido um  estampido de tiro vindo do armazém, que poderia estar sendo alvo de assalto. De imediato, uma Guarnição deslocou-se para o local,  onde encontraram  o proprietário do estabelecimento, C.R.B., 49, que relatou que estava atendendo a um cliente, quando entrou correndo um jovem alto,  trajando blusa de moletom com capuz, uma touca ninja, calça jeans e tênis. Portando uma arma de fogo tipo revólver, o ameaçou de morte, anunciou o roubo e pegou  R$ 200,00, que estavam no bolso de sua calça.  De acordo com a vítima, o cliente que estava no estabelecimento, R.J.A., 38,  anos, ao  perceber a situação saiu em desabalada carreira para fora do estabelecimento, momento em que o autor efetuou um disparo, porém não o acertou. Em seguida, o autor saiu do  local, tomando rumo ignorado. A vítima suspeita que o autor estivesse de bicicleta.

O local é monitorado por câmeras de circuito interno e pelas imagens, conseguiram verificar a presença do autor armado e com as características repassadas pela vítima. Pelas câmeras, o roubo durou apenas 8 segundos, o início às19h27m32s e terminou com a saída do autor do local as 19h27m40s. De acordo com o BO, as imagens capturadas não são nítidas e não foi possível  associá-las até o momento com nenhuma pessoa conhecida no meio Policial. A PM saiu em rastreamentos no intuito de localizar e prender o autor, porém sem êxito. 

 

Agentes encontram droga no presídio

 

A PM foi acionada a comparecer ao Presídio de Sacramento na segunda-feira, 2, às 21h30. No local, um agente penitenciário informou que durante operação de revistas na cela 11, encontraram dentro do conduíte de energia (tomada), uma bucha de maconha, pesando aproximadamente 15 gramas e outra bucha menor de 1 grama. Segundo o agente penitenciário, os presos foram interrogados e o detento C.R.J. assumiu a propriedade da droga. Diante dos fatos, foi dada voz de prisão em flagrante ao autor. A droga foi apreendida e encaminhada a autoridade policial. (184ª Cia PM. Sd. Alexandre Rodrigo Borges. Aux. Adm./Redação ET)


Desrespeito à arte e à cultura

 

Lamentável a postura de vândalos na cidade em relação à arte e à cultura. Desta feita, pessoa(s) não identificada(s) danificaram  a pintura de autoria da artista Ester Venites Andrade, no bairro João XXIII. 

Destaque-se que as pinturas, denominadas “arte urbana” são feitas com autorização dos proprietários e muito diferentes de pichações vulgares.  Ressalte-se ainda a depredação de bens públicos e a ação maléfica em prédios públicos, residências  e outros tipos de trabalhos como o recente furto de placas  descritivas de alguns pontos turísticos da cidade.

Apagar arte é apagar cultura, apagar cultura é desrespeitar o povo. Gostar ou não gostar de uma obra é inerente a cada um, mas respeitar é dever de todos e mínimo que se pede aos autores é que respeitem e preservem a arte de rua  e toda arte exposta ao público em todos os seus segmentos. Reação de revolta teve também Carlão Mecânico, que ligou à redação do ET para denunciar. “É um absurdo. Será que esse pessoal não sabe que arte é sinônimo de cultura e vandalismo de ignorância?, lamentou.