Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

SEAP realiza 1° Censo do Sistema Prisional de MG

Edição nº 1667 - 22 de Março de 2019

Na sexta-feira 15, agentes penitenciários percorreram as 197 unidades prisionais do Estado para a contagem e mapeamento dos dados dos presos, da situação das penitenciárias mineiras e para detectarem problemas, dentre eles a superlotação que ocorre em cidades da região, como Uberlândia,  Ituiutaba, Uberaba e Patrocínio, alguns, inclusive com registro de  casos de violência.

A Secretaria de Estado de Administração Prisional (Seap) informou à imprensa regional, que os dados estão sendo consolidados e serão divulgados assim que estiverem concluídos.

 Para fazer o censo, de acordo com a Seap, não houve movimentação de presos entre unidades as prisionais, exceto os casos de escoltas hospitalares ou audiências. Além disso, ressaltou que o dia foi reservado especificamente para as conferências individuais em cada cela.

Segundo o órgão, num único dia todas as unidades fizeram a contagem dos internos e a conferência de informações relativas aos presos. Todos os prontuários de detentos foram conferidos um a um. Em caso de duplicidade de informações, os dados foram sendo corrigidos e as inconsistências reparadas. A ideia é qualificar os dados do sistema prisional, desde pequenos detalhes, como grafia do nome do interno nos sistemas ou data de nascimento errada, até informações equivocadas que possam constar no prontuário do preso. 

"O censo foi importante para corrigir e até mesmo reforçar a necessidade de sanar problemas já identificados como, por exemplo, de possíveis nomes falsos que são relatados na admissão do preso", comentou o diretor-geral do Presídio Professor Jacy de Assis, de Uberlândia, Luciano Evangelista Cunha.


Capacidade das unidades prisionais na região

Segundo a Seap, Minas Gerais tem a segunda maior população prisional do Brasil, com cerca de 70 mil presos, mas a capacidade é para aproximadamente 30 mil detentos, porém os  números exatos sairão  junto com o resultado do censo.

Na mesorregião Triângulo Mineiro  e Alto Paranaíba  estão 17 presídios e quatro penitenciárias, em três Regiões Integradas de Segurança Pública, que juntos têm capacidade para  4697 presos. Na 5ª Risp/Uberaba são 1.232 vagas nos presídios de  Araxá (132), Frutal (135), Sacramento (122), Iturama (49), Itapagipe (42), Perdizes 54 e na penitenciária de Uberaba, 698 vagas. 

 

(Fonte: https://g1.globo.com/mg/triangul-mineiro/noticia/2019/03/20/Redação ET)