Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PM em ação

Edição nº 1211 - 26 Junho 2010

 Polícia Civil prende nove integrantes de quadrilha de roubo em fazendas

 

 

Elismar Juvêncio da Silva, Alison Dias do Nascimento, Jonatas Ferreira Carneiro, Regislan Calmizete da Silva, Cristiano Washington da Silva, Romário Oliveira Brás, Roberto Gonçalves Pereira, Atila Anderson da Silva e Weverton Luis da Silva foram presos temporariamente, por volta das 6h00 da manhã, na cidade de Uberaba, sete deles residentes no Bairro Residencial 2000. Todos foram presos  pela prática de diversos crimes de roubos a propriedades rurais na região, dois deles no município  de Sacramento.  A P.C. apreendeu também um menor, que teria participação nos roubos

Segundo o Delegado Cezar Felipe, todos os mandados, expedidos pelo Juiz José Aparecido Fausto de Oliveira, de Araxá, foram cumpridos com êxito, numa bem planejada e estruturada ação policial civil. O Delegado lembrou que, normalmente, em operações desse porte, alguns mandados deixam de ser cumpridos, por razões diversas, o que não ocorreu nesse caso, onde 100% do objetivo da operação foi atingido.

Informou o delegado de Sacramento que vários bens foram apreendidos, sendo parte já reconhecida e entregue às vítimas dos roubos às fazendas de Sacramento, Nova Ponte e Tapira, com a feliz notícia de que os criminosos foram presos. 

Disse o delegado, ainda, que “a quadrilha pretendia praticar outro roubo na área de Sacramento, na noite do dia 23 de junho de 2010, razão pela qual, em contato com o Dr. Heli, resolvemos realizar a operação na madrugada do dia 23, para se evitar que fossem feitas mais vítimas na nossa região, bem como eventual confronto armado, que poderia levar a morte dos criminosos e, eventualmente, dos policiais”.

Lembrou Cezar Felipe, que  no último roubo ocorrido em Sacramento, quando confrontados com a Polícia Militar em Uberaba, os assaltantes, ora presos, dispararam por diversas vezes contra a viatura policial e seus integrantes. “Foi preferível, a meu ver, que os assaltantes fossem presos antes que outra família fosse vitimada ou que algum policial fosse atingido. Não gostaria de conviver com o peso de mais uma vinda de famílias do campo para a cidade e da baixa de um colega de trabalho´´, ressaltou. 

O delegado de Sacramento acredita que ainda possa haver mais integrantes da quadrilha (que somaria 12 no total), bem como receptadores a serem presos, o que deve ocorrer brevemente. Afirma o delegado que os roubos, em razão desta operação, podem diminuir na região, mas alerta a população para que não se desprevinam. “Acredita-se que há outras quadrilhas atuando na região, mas esta, de maior estrutura, foi desarticulada, após um incessante trabalho de investigação, realizado pelas unidades de Sacramento, Nova Ponte e Tapira, sob a coordenação da regional de Araxá. O importante é que a população fique atenta, pois o trabalho policial vem sendo feito, mas necessitamos do apoio de todos, razão pela qual, a pedido do presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento, Hermógenes Ribeiro, elaborei uma espécie de cartilha, com algumas orientações para os moradores em propriedades rurais, a qual gostaria que fosse dado publicidade e que fosse seguida, com a finalidade de se prevenir novos roubos”. Veja a seguir as orientações dadas pelo delegado Cezar Felipe.

 

 

Cidade realiza semana antidrogas

 

 

No período de 19 a 26 de junho, várias atividades foram realizadas alusivas à Semana Estadual de Prevenção às Drogas, momento cooperativo em solidariedade aos esforços da Organização das Nações Unidas -ONU, que convenciona o dia 26 de junho como o Dia Internacional da Luta Contra o Uso Indevido e o Tráfico de Drogas. 

Os organizadores entendem que a  prevenção é uma intervenção antecipatória de responsabilidade coletiva, que visa desencorajar o uso inicial de drogas e promover a interrupção de seu consumo, evitando assim o desencadeamento de situações de risco por parte do cidadão. Nesse contexto, todos os colaboradores envolvidos estiveram contribuindo para uma maior conscientização da comunidade na integração de ações destinadas à sua ampliação.

Em Sacramento, foram realizadas blitz educativas, numa parceria entre o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência – Proerd, o Conselho Municipal Antidrogas – COMAD e  a Prefeitura Municipal. As atividades contaram também com a participação de ex-alunos do Proerd, estudantes das escolas Coronel José Afonso de Almeida e Sinhana  Borges, além de projetos e secretarias da Prefeitura, como CAPS, Conselho Tutelar, Assistência Social. 

De acordo com o PM, cabo Mauricio Matias, coordenador do Proerd na cidade, a Semana Estadual de Prevenção às Drogas, tem como objetivo conscientizar sobre a sociedade sobre o perigo das drogas. “Estamos num trabalho incessante no combate à drogas e fazendo essa blitz em três pontos da cidade (centro, Santo Antonio e Joaquim Murtinho/Abraão Abdão Amui) com os jovens e adolescentes, que já estão conscientes dos riscos e do perigo que representam”. 

Segundo o coordenador, os estudantes se empenharam no trabalho. Alguns deram depoimentos, como a Leandra Maria da Silva, do 8º ano. “Estamos fazendo essa campanha para acabar com o tráfico e o consumo de drogas, em especial no meio da juventude”, disse. Bárbara Oliveira Borges, do 6º ano, emenda: “Tem muita droga estragando a vida das pessoas, por isso estamos entregando esses panfletos pras pessoas saberem e não usarem”, disse. Também o Richard Ferreira Fernandes, do 8º ano afirmou: “É preciso parar com as drogas”. 

Na quarta-feira, 23, foi realizada uma passeata a partir das 10h00, saindo da rodoviária até o centro da cidade, envolvendo as escolas, a Academia Viva e outros segmentos.

 


 

Cresce o número de prisões por trafico no país

 

 

 

Os dados são do Ministério de Justiça, divulgados na terça feira, 22, na mídia virtual e nos jornais de grande circulação no país “Em 2005, segundo Ministério da Justiça, 31,5 mil respondiam pelo crime de tráfico, em 2009, foram contabilizados mais de 86 mil”. E mais “População carcerária feminina cresce em maior proporção que população carcerária masculina”.

De acordo com os dados do Infopen – Sistema Integrado de Informações Penitenciárias, do Departamento Penitenciário Nacional (Depen), órgão do Ministério da Justiça, “a maioria dos presos em todo o país respondia  por crimes de tráfico de entorpecentes, roubo, furto e homicídio qualificado. 

Com o levantamento de 2009, constatou-se que mais de 86 mil estão nas prisões por tráfico de entorpecentes. 

O roubo qualificado é o segundo crime mais cometido, com mais de 74 mil presos, furto qualificado e roubo simples, com quase 33 mil e homicídio qualificado, com 29 mil”.

 O tráfico de drogas é considerado por especialistas um caso à parte; em cinco anos foi registrado um aumento de  54,5 mil presos por tráfico, “A droga é campeã entre os crimes em todos os lugares”, avalia o consultor em Segurança Pública Paulo César Fontes Fontes.  

 

Polícia Ambiental diz que serrarias  operam com  regularidade 

 

O comandane da Polícia Meio Ambiente, Sub Ten Celso Aparecido Brait, informou esta semana à imprensa que, as oito serrarias em operação no município, seis na zona rural e duas na cidade, gerando cerca de 500 empregos diretos e indiretos, operam todas dentro da regularidade ambiental.  

“- Todas as serrarias estão dentro das normas exigidas “a matéria prima empregada na industrialização é a madeira de floresta plantada, e há ainda uma área de floresta estimada em 20.000 hectares entre pinus e eucalipto a ser explorada”, afirmou Brait, destacando que algumas delas buscam a auto sustentabilidade, executando projetos de reflorestamento. 

A operação faz parte do trabalho de fiscalização da Polícia Ambiental junto aos empreendimentos que utilizam recursos naturais, modificadores do meio ambiente na região. “Esse trabalho mostrando resultados positivos não só ao meio ambiente, mas também aos próprios empreendedores que hoje já se mostram mais interessados no sentido de fazer o seu licenciamento ambiental, e já sabem da importância e obrigatoriedade para cumprimento das exigências estabelecidas pela legislação ambiental”, disse o comandante.

Durante as fiscalizações que vêm ocorrendo nas serrarias, não  constatamos nenhuma irregularidade no aspecto ambiental. A maioria opera com todos os instrumentos autorizativos dos órgãos e uma minoria opera também de forma regular, embora  ainda aguardem a tramitação dos seus processos nos órgãos ambientais”, informou mais o Sub Ten Brait, listando os  instrumentos legais que compõem o licenciamento ambiental em Minas Gerais: Autorização Ambiental de Funcionamento (AAF), Licença Prévia (LP), Licença de Instalação (LI), Licença de Operação (LO), Certificado de Uso Insignificante e Outorga. Os órgãos responsáveis são: Instituto Estadual de Florestas (IEF), Instituto Mineiro de Gestão das Águas (IGAM) e Fundação Estadual de Meio Ambiente (FEAM) “no caso das serrarias, suas atividades estão enquadradas na listagem “G” – Agrossilvipastoril da DN nº 74/2004, que através dos parâmetros estabelecidos é caracterizado o empreendimento pela produção, porte e potencial poluidor”.