Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em Ação

Edição nº 1177 - 30 Outubro 2009

PM prende assassino de lavrador 

Numa ação rápida de rastreamento e perseguição, utilizando além do trabalho dos policiais da companhia local, o apoio da Rocca (Rondas ostensivas com cães), de Araxá, a Polícia Militar prendeu em flagrante, Daniel Bastianini, 25, autor de quatro disparos de revólver calibre 38, que causaram a morte do lavrador e pai de família, Valdete Fernandes Fagundes, 31, na fazenda Maria Eduarda, na região da Cachoeira, próxima ao Haras Zandonaide. 

Na manhã do último domingo, 25, por volta das 11h00, Daniel Bastianini, ajudante de Montador de torres de transmissão, natural de Pedregulho, ceifou a vida do lavrador para roubar o seu carro, um Celta modelo sedan de quatro portas, encomendado por ladrões de carro, em Uberaba, em troca de R$ 500,00 

Conforme informações do delegado Cézar Felipe Colmbari, naquela manhã, Daniel juntamente com outros três comparsas: dois adolescentes, J.B.S e C.J.F.B, ambos de 15 anos, e mais um indivíduo ainda não identificado, teriam parado próximo ao Haras Zandonaide e, mediante o pagamento de R$ 500,00 teria a obrigação de ir até a casa da vítima para roubar-lhe o veículo encomendado.

Informa o delegado que ao chegar ao local, o bandido anunciou o assalto, a vítima correu para dentro da casa e se trancou. “Daniel pulou a janela que estava aberta, perseguiu as filhas da vítima pelo corredor da casa, chegando a pegar uma das filhas pelos cabelos. A mãe gritou, ele soltou a menina. A mãe e as filhas, de 7 e 11 anos,  correram para dentro de casa e ficaram de fora o pai (Valdete) e o autor, que efetuou quatro disparos com arma de fogo e três acertaram Valdete, um na barriga, um no ombro e outro no rosto. O autor voltou para dentro da casa, tentou arrombar a porta do cômodo onde a mãe e as crianças estavam, como não conseguiu, ele pegou as chaves do veículo e saiu”, explica o delegado.

 

O drama vivido pela esposa e filhas foi de medo e terror. Para o delegado Cézar, o autor queria também dar cabo do resto da família. “Ele tentou arrombar a porta, mas a mãe conseguiu, porque a mãe, possivelmente escorada em algum móvel, assentada, amparou a porta com os pés, evitando o arrombamento”, explicou. 

 

Ladrão bate o carro roubado

 Ainda de acordo com os documentos policiais, cerca de cinco quilômetros adiante da fazenda, Daniel  perdeu o  controle direcional do veículo, que rodou e bateu. “Um pouco à frente, a espera do autor, estavam os dois adolescentes e mais o indivíduo não identificado, num Astra ou Vectra preto (não há a identificação certa) que, quando viram o acidente com o Daniel, fugiram, deixando o comparsa para trás”. 

A PM foi acionada e, dadas as circunstâncias de rastreamento, logo acionaram a Rocca, policiais que atuam com cães farejadores. “Os cães farejaram dentro do veículo e partiram pra busca. Depois de cinco horas de intensas buscas encontraram Daniel e o prenderem”, narrou o delegado. Com a sua prisão, a Policia Civil empreendeu diligências para identificar os demais autores, encontrando os dois adolescentes, que foram levados à Depol, onde se encontram à disposição das autoridades.

Daniel é réu confesso e foi encontrado com a arma, um revólver calibre 38. Pedindo uma série de garantias, delatou os demais comparsas, mas falta ainda à Polícia identificar o indivíduo que encomendou o carro. “Os menores foram apreendidos pela participação no latrocínio e estamos nas buscas do terceiro elemento”, informou mais o delegado César Colombari, lamentando a tragédia. 

“ – Um carro foi encomendado e infelizmente um pai de família perdeu a vida porque tinha um veículo nos moldes da encomenda feita em Uberaba. Muitas vezes essas pessoas não visam carros luxuosos, eles querem um determinado veículo, talvez pelas peças que são caras. Já vi pessoa que roubou um carro por causa do câmbio. Eles vieram aqui especificamente para roubar o carro” – analisou.

De acordo com o delegado,  os laudos do local,  do veículo e a necropsia devem chegar nos próximos dias. Os familiares ainda não foram ouvidos, por estarem para o norte de Minas, onde Valdete foi sepultado.

O delegado Cezar Felipe elogiou a atuação da Policia Militar e da equipe da Rocca. “Eles trabalharam muito bem, na busca do autor e dos dois meninos. Foi excelente a atuação deles, porque foi a partir da prisão de Daniel que estamos chegando aos demais envolvidos, já temos informações de que os dois adolescentes têm participação na tentativa de roubo no Posto Cruzeiro, efetuando, inclusive disparos”, revelou.

 Para abrigar os menores, a polícia civil foi obrigada a superlotar celas. “Tivemos que superlotar celas para conseguir cela para eles, porque têm que ficar separados. Não cabem mais presos, são muitos menores com passagem pela polícia, eles vão evoluindo, começam com drogas, furtos, roubos de veículo e agora roubo seguido de morte”, explicou o delegado, falando do futuro dos adolescentes:

 

 

Delegado pede prorrogação de prisão de Aparecido

O Delegado Cesar Felipe Colombari pediu a prorrogação da prisão temporária de Aparecido, marido de Ana Lúcia Lino dos Santos, morta com uma facada no pescoço, no dia  22 de setembro. 

 

O pedido de prorrogação foi feito dia 23 último. “Eu tenho mais 30 dias, para concluir o inquérito. Findo esse prazo não posso mais ficar com ele preso. Chegando ou não chegando o que eu preciso, ouvindo ou não mais testemunhas, sou obrigado a concluir o inquérito', explicou, acrescentando que até o momento não encontrou nenhum fato novo sobre o crime. “Estou esperando a listagem  dos telefonemas dele naquele dia, para descobrir a hora das chamadas, quem foram os contatos e verificar se há alguém ligado ao crime. Isso eu ainda não descartei.”


Presos autores de roubo tentado no centro da cidade 

A vítima . N. R. saia de um evento religioso no último domingo, quando dois indivíduos armados com um facão após imobilizá-la, anunciaram o assalto, mas como apareceram várias outras pessoas , os autores saíram correndo, não dando tempo de roubar nada. Uma equipe da PM, de posse das características dos meliantes, saiu em rastreamento e conseguiu prender os infratores, que foram  encaminhados à Depol onde foram atuados em fragrante delito por roubo tentado. 


Condutor embriagado  

Atendendo denúncia anônima,  compareceu à MG190 onde deparou com  um indivíduo, visivelmente embriagado, pilotando uma moto. O condutor W. O. estava caído ao chão, próximo da motocicleta , e a testemunha l. S. F. relatou que o referido condutor estava conduzindo a moto na contramão de direção, sem capacete de segurança e colocando em risco sua vida e a de terceiros. Devido o condutor estar com a  fala desconexa, andar cambaleante, hálito etílico e olhos avermelhados, foi preso em flagrante delito,  mas como estava muito embriagado e passando mal foi conduzido ao pronto socorro da Santa Casa, onde foi examinado e internado,  ficando determinado seu  comparecimento à Delegacia no dia 27. A moto  foi apreendida  e guinchada, além disso foram lavradas cinco multas . 


“Cuidado” ao falar no celular na rua

No dia  28, por volta das 23h20, a PM foi solicitada a comparecer na rua Juvenal Bizinoto, no bairro Cajuru,  onde a vítima R.J. relatou que estava caminhando e falando ao celular  com sua mãe, na rua Joaquim Murtinho ,quando surgiram quatro indivíduos e  um deles tomou-lhe o celular e saiu rindo e correndo sentido ao bairro de Lourdes . Segundo a vítima um deles usava muletas,  mas depois do furto saiu correndo normalmente. A vítima só acionou a PM após chegar na sua casa,  mais ou menos 40 minutos depois, tempo suficiente para os meliantes evadirem-se.  

Se você suspeitar de alguem ,acione a PM através do tel “190” e “3351 1164”. Tire suas dúvidas, faça suas denúncias de sugestões , através do e-mail [email protected].  

 

Piracema começa no próximo domingo 1º/11

A Polícia Ambiental informa que o período de piracema inicia neste domingo, 1º, e segue até o dia 28/02/10, em toda a extensão da bacia hidrogáfica do rio Grande, e do rio Paranaíba, no Estado de Minas Gerais. A PA esclarece que  a norma estabelecida mais significativa para o período de 120 dias, sem dúvidas é a proibição do uso de redes pelo pescador comercial, com início dia 1º de novembro até 28 de fevereiro, em toda a extenção da bacia hidrogáfica do rio Grande, e do rio Paranaíba, no Estado de Minas Gerais.

O objetivo da piracema ou período defeso é de assegurar a proteção à reprodução natural das espécies de peixes nativos em fase de procriação. “Por isso, orientamos e alertamos aos consumidores e comerciantes de pescado que não comprem peixes de espécies da nossa bacia, como o mandi, lambari, dourado, piau, piapara, curimba, jaú e outros”, explica o comandante Celso Aparecido Brait, da Polícia Ambiental.

Segundo Brait, “o comerciante devidamente registrado poderá vender peixe nativo da bacia desde que preencha até dia 4 de novembro a Declaração de Estoque de Pescado, Anexo “I” à Port. 197/09, entregando-a no Quartel da Polícia de Meio Ambiente, situado na Av. Antoniio Carlos, 312, centro de Sacramento/MG, até a próxima 4ª feira, dia 04/11/09. A outra via deverá permanecer no estabelecimento comercial para fins de fiscalização e controle. É proibida a comercialização de peixes nativos que não estiverem na Declaração de Estoque”, alerta.

 

Durante o período defeso de 120 dias a cota de captura será de 5  Kg mais um exemplar, por dia ou jornada de pesca, para o pescador amador que poderá pescar com o limite de 5 varas e caniços, devidamente autorizados/licenciados. Já para o pescador comercial não há limite de captura nem de varas, caniços e/ou molinetes, somente as espécies alóctones, exóticas ou híbridas cuja capturas estão previstas e autorizadas na Portaria.