Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em Ação

Edição nº 1180 - 20 de Novembro de 2009

Perde o controle da moto e bate no coqueiro

Mais uma vítima, cujo nome não foi divulgado pela PM, do trânsito na cidade. O fato ocorreu no sábado, 14, por volta das 18h50, na Av. Domingos Magnabosco. Socorrida imediatamente, foi levada ao Pronto Socorro. No local permaneceu a moto que chocou-se contra um coqueiro arremessando longe o seu condutor, que não era habilitado. As causas do acidente não foram confirmadas, supondo que o condutor ao descer a avenida perdeu o controle da motocicleta, vindo a chocar-se com a árvore. A motocicleta foi apreendida e removida ao pátio da D.P.

 

Acidente em estrada rural

Aquela velha máxima 'Mantenha distância' do veículo da frente parece que não valeu para o motorista do VW/Gol, JCS, que abalroou a traseira do Fiat/Uno, diritdo por DDF, na manhã do dia 16, na estrada de Jaguarinha (MG 172). Ao diminuir a velocidade para fazer uma curva, o Fiat levou a batida do veículo que vinha logo atrás. Segundo JC (que, claro, não é Jesus Cristo) não conseguiu frear, devido ao cascalho na estrada. Felizmente, não houve vítima, apenas danos materiais. Os veículos foram liberados para seus proprietários.

 

Inabilitado envolvido em acidente  

 APG, 41 chamou a PM no dia 13 por volta de 15h50 o e relatou que transitava na praça Prof. Homilton Wilson, no veículo MR Toyota sentido bairro Santo Antonio e, ao convergir a esquerda, para o outro lado da pista, foi abalroado pela motocicleta Honda, conduzida por LRAL 18, que transitava na referida praça. Com o impacto o motociclista perdeu o controle e caiu na pista, sofrendo escoriações. L foi socorrido e conduzido ao pronto socorro pelo motorista da Toyota. Mas, durante averiguações, foi detectado que o condutor do veículo Toyota não possui CNH. O veículo foi apreendido e removido para o pátio da delegacia.

 

Multado por falta de CNH

I. Quando a PM fazia policiamento próximo ao terminal rodoviário, na segunda-feira, 16, por volta da 00h15, abordaram o veículo Honda CG 125, cor vermelha e constataram que o condutor LAS, 18, não possuía CNH e não portava a documentação do veículo. Após realizar pesquisa no Sistema Informatizado da PM, os policiais detectaram que a documentação do veículo estava em atraso. O veículo foi apreendido e guinchado para o pátio da D.P. Foram lavradas multas por falta de CNH, falta de licenciamento e não portar documentos obrigatórios. 

II. Outra abordagem de inabilitado foi feita no centro da cidade, no domingo 15, por volta das 15h00. Uma equipe da PM realizava patrulhamento na área central da cidade quando abordaram o veículo motocicleta, Honda CG 125 Fan, ocupada por dois indivíduos. Quando solicitado os documentos de porte obrigatório, o condutor CRGG, 25, informou que não possui CNH, para dirigir qualquer veículo automotor. As providências policiais cabíveis foram tomadas.

 

Inabilitado e embriagado 

ES, 20, deu trabalho para a PM no sábado, 14, por volta da 1h40. Policiais militares realizavam operação na avenida Vigário Paixão, no centro da cidade, quando sinalizaram para o condutor ES parar. Ele, porém, desobedeceu à ordem e saiu em alta velocidade, com o veículo VW/Fusca, cor azul, de Sacramento. Durante a fuga, entrou na contra mão de direção na rua Dr. Onofre, chegando a subir a roda traseira no passeio e seguindo sentido ao bairro de Lourdes. Após informações da população, o autor foi localizado, tentando esconder o veículo numa garagem. Mas como o portão estava fechado, o veículo chocou-se contra o portão que além de danificado, foi arrancado com o impacto. Ao ser abordado, foi constatado que ES apresentava fortes sintomas de embriaguês, apresentando andar cambaleante, hálito etílico e dificuldade para se expressar. ES, que não possui CNH, e não é o proprietário do veículo, sofreu escoriações leves. ES declarou à PM que irá sanar os danos causados no veículo e também no portão da residência de MAG, 65. Mas não deu outra, E foi conduzido ao pronto socorro local, onde foi medicado e, após ser liberado, foi preso em flagrante delito e conduzido à D.P. O veículo foi guinchado para o pátio da Delegacia e foram lavradas as devidas multas. 

 

Menor no tráfico de drogas 

Por volta das 10h15, do dia 17, quando uma equipe da PM fazia rondas pela Av. Dr. Tomaz Novelino, bairro João XXIII, depararam com vários adolescentes defronte a uma residência suspeita de ser ponto de comércio de drogas ilícitas. Os policiais realizaram abordagem nos menores e encontraram uma porção de maconha. No quarto de um menor, 15, foi encontrada outra bucha de maconha, inúmeros pedaços de plásticos utilizados para acondicionamento de drogas e muitas sementes de cannabis sativa.  O fato foi presenciado pelo avô do menor. O adolescente foi apreendido em flagrante delito e conduzido à DePol.

 

Espécies de peixes nativos: proibido suas capturas

A PMMA alerta para o período defeso, piracema, que iniciou no dia 1º/11 e segue até 28/02/10, ou seja, 120 dias. Nesse período, a cota de captura será de 05 (cinco) Kg mais um exemplar, por dia ou jornada de pesca, para o pescador amador que poderá pescar com o limite de 05 (cinco) varas e caniços, devidamente autorizado/licenciado, já para o pescador comercial não há limite de captura nem de varas, caniços e/ou molinetes, somente autorizado as espécies alóctones, exóticas ou híbridas cuja suas capturas estão previstas e autorizadas.

O principal objetivo do período da piracema é assegurar a proteção à reprodução natural das espécies de peixes nativos em fase de procriação.

Nos reservatórios das Usinas Hidrelétricas está permitido a pesca nas modalidades embarcada e desembarcada, execeto nos locais proibidos, utilizando apenas: linha de mão e anzol simples, com uma farpa, vara ou caniço, molinete e carretilha, chumbadas e encastol. 

Confira os locais onde a pesca é proibida para todas as categorias e modalidades:  lagoas marginais, a menos de 500 metros de confluências e desembocaduras de rios, lagoas, canais e tubulações de esgoto, inclusive com as represas dos reservatórios das Usinas Hidrelétricas, até 1.500 metros a montante e jusante das barragens de reservatórios de empreendimento hidrelétrico, e de mecanismo de transposição de peixes (escadas de peixes) e até 1.500 metros a montante e jusante de cachoeiras e corredeiras, dentre outros locais proibidos constantes na Port. 197/09.

O pescado oriundo de aqüicultura e pesque-pague,  registrados no IBAMA ou no IEF, devidamente regularizados de acordo com a lei nº 14.181/02, deverá estar acobertado por nota fiscal ou nota de produtor rural. 

O exercício da pesca amadora só é legal mediante a Licença de Pesca Amadora.