Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1771 - 26 de Março de 2021

Reta final das Eleições Municipais A agenda dos candidatos

Edição nº 1119 - 21 Setembro de 2008

Mais uma vez, as ruas da cidade ficaram coloridas, no último final de semana, com as cores das coligações dos candidatos a prefeito, Baguá, Biro e Joaquim. O candidato Biro, da coligação 'Gente Nossa', durante toda a semana fez corpo-a-corpo pela cidade distribuindo aos eleitores o seu programa de governo. 

Na sexta-feira, 12, à noite, Biro e Peroba realizaram o primeiro comício dos candidatos, levando à população do residencial Cajuru as suas propostas, com a participação de todos os candidatos a vereador. No sábado, 13, Biro e Peroba levaram a sua mensagem através de comício aos moradores do Alto da Santa Cruz. Esta semana, a coligação começou mais cedo a movimentação, com o comício no João XXIII, na quinta-feira, 18; outro, no São Geraldo, na sexta-feira, 19 e, fechou a semana com o comício  para os moradores do bairro do Rosário, no sábado, 20. 

Os candidatos da frente 'Mudar pra valer', Baguá e Dr. Pedro, fizeram corpo-a-corpo durante toda a semana e no domingo, encheram as ruas do bairro Maria Rosa, no horário das 9h30 às 12h45 com os candidatos a vereador,  militantes e simpatizantes. Nesta sexta-feira, Baguá fez comício na rua Joaquim Murtinho, com  a participação do deputado federal, Toninho Andrade (PMDB), e do deputado estadual, Heli Tarquínio, (PV) . 

Neste domingo, 21 a coligação estará com todos os seus candidatos no João XXIII, a partir das 9h00. 

Joaquim e Paulinho Marincek realizaram ‘arrastão’ e carreata no domingo, 14; reuniu eleitores no Barracão de festas São Brás, na Cohab, na quinta-feira, 18; a frente reuniu-se com o deputado federal Aracely de Paula, nessa sexta, 19.  E neste domingo, 21, a turma do 25,  faz carreata no Perpétuo Socorro, Paulo Cervato 1, 2 e 3,  Alto Santa Cruz e Parque Sabiá.

 

Candidatos não podem ser presos a partir deste sábado

 

O Código Eleitoral determina que a partir do dia 20 de setembro (sábado), quando faltam 15 dias para as eleições municipais, nenhum candidato a prefeito, vice-prefeito ou a vereador pode ser detido nem preso, salvo em caso de flagrante delito.

 Já no período entre 30 de setembro e 7 de outubro, a garantia se estende aos eleitores. Desde cinco dias antes até 48 horas depois do pleito, nenhum eleitor poderá ser detido nem preso, com exceção dos casos de flagrante delito, sentença criminal condenatória por crime inafiançável ou desrespeito a salvo-conduto.

 

TSE julga recursos até o dia 25

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral TSE, nas eleições deste ano estão em disputa 52.137 vagas de vereador e 5.563 vagas de prefeito e vice nos 5.563 municípios brasileiros. São cerca de 380 mil candidatos em todo o país, porém, a lista final de candidatos aptos a disputar o pleito de outubro estará definida até o dia 25 de setembro, data em que todos os recursos sobre pedidos de registro de candidatos devem ser julgados pelo TSE.

 

Candidatos a prefeitoparticipam de reunião no SPRS

Os candidatos ao cargo de prefeito, Baguá, Biro e Joaquim,  participaram de reunião no Sindicato dos Produtores Rurais de Sacramento - SPRS, nesta sexta-feira, 19, para discutir propostas que atendam os interesses da zona rural. A ordem de participação na reunião foi assim definida:  10h00 - Nobuhiro Karashima – Biro; 13h00 - Wesley De Santi de Melo – Baguá; 15h00 - Joaquim Rosa Pinheiro - Joaquim.

 

Confira o calendário eleitoral até o dia das eleições 

 

Dia 20 – 15 dias antes 

Data a partir da qual nenhum candidato poderá ser detido ou preso, salvo em flagrante delito.  

Dias 20 a 24 

Carregamento da urna eletrônica por parte da Justiça Eleitoral. 

Dia 25 de setembro – 10 dias antes

Último dia para o eleitor requerer a segunda via do título Eleitoral.  

Dia 30 – 5 dias antes

Data a partir da qual e até 48h depois do encerramento da eleição, nenhum eleitor poderá ser preso ou detido, salvo em flagrante delito, ou em virtude de sentença criminal condenatória por crime inafiançável, ou, ainda, por desrespeito a salvo-conduto. 

Dia 2/10 – 3 dias antes

Último dia para a divulgação da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na televisão. Último dia para a realização de debates. 

Dia 3/10 - Último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral  Também é o último dia para propaganda eleitoral em páginas institucionais na Internet.  5 de outubro – domingo – Dia Das Eleições

O eleitor que deixar de votar no dia 5 de outubro terá até o dia 4 de dezembro para apresentar justificativa ao juiz eleitoral. Nos municípios em que houver segundo turno, o eleitor terá até o dia 26 de dezembro para justificar a ausência.