Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em ação

Edição nº 1127 - 09 Novembro 2008

Três pessoas morrem em acidente entre Conquista e Jubaí

Três funcionários de uma usina de cana, o técnico agrícola, Leonardo Roberto Januário,  20; e os operadores, Carlos Eduardo Vicente, 33 e José Humberto de Oliveira, 29, que trocavam de turno, morreram na hora, às 6h20 da manhã dessa quinta-feira, 6, na rodovia que liga Conquista ao povoado de Jubaí. Segundo a PM, o carro em que estavam bateu de frente com um ônibus de estudantes que transportava estudantes do povoado para a cidade. 

Nove estudantes sofreram ferimentos e foram levados para a Santa Casa de Conquista e para o Hospital Escola de Uberaba.  O estudante, G. C. G, de 15 anos, que viajava  no último banco do transporte escolar disse que houve muito pânico depois da batida. 

O trânsito na MGT 464, ficou lento e os veículos desviavam pela lavoura de cana. O carro onde estavam os funcionários da usina de cana de açúcar ficou totalmente destruído. 

 

Segundo a polícia, o impacto foi tão forte que arrebentou o eixo do ônibus de estudantes. 

 

PC investiga estelionato na compra de gado

A Policia Civil de Sacramento está investigando cinco pessoas,  G.M.N., E.V.,  J.C., A.L.S. e  P.C.S., suspeitas de envolvimento em estelionato na compra de gado. De acordo como delegado César Felipe Colombari, tudo começou há cerca de três semanas, com o furto de 42 cabeças de gado e um burrinho do produtor rural, P.P. “Há duas semanas, o filho de P.P. reconheceu algumas reses e agrediu  G.M.N. num leilão com a alegação de que ele teria roubado o gado. Deu-lhe uma surra e foi até registrada  ocorrência. Começamos a investigar e nisso houve um furto de mais 44 cabeças em Conquista. Até então não tínhamos e ainda não temos  informações precisas para onde esse gado estava indo.  A partir dos furtos, surgiu a informação  de um golpe que estaria sendo aplicado por um pessoal de Sacramento. Fomos averiguar e chegamos a um dos suspeitos, o J.C., que tem uma ficha de  registro iniciada em 1990, somando 15 folhas de envolvimento de   ilícitos com gado. 

Na quinta-feira, 30, por volta das 21h00,  retornando de uma fazenda que teria sido alugada por esse grupo, na região do Caxambu para guardar o gado,  o detetive Milton deparou com outro suspeito, E.V., transportando em um caminhão 12 cabeças de gado. Interrogado, E.V. disse que o gado havia sido comprado num leitão em Abaeté (MG). Tudo foi recolhido para averiguações. 

 

Na sexta-feira o delegado César Felipe ligou para Abaeté e foi informado de que eles haviam comprado 120 cabeças no leilão. O delegado encontrou mais vítimas de estelionato em Rifaina, 42 cabeças; Araxá, 19 cabeças; e mas duas pessoas vítimas de estelionato em leilão em Uberaba.  “Aí a gente ligou os fatos e iniciamos a investigação”, disse mais.  

 

O ‘modus operandi’ do grupo

Reafirmando que tudo está sendo investigado, o delegado Colombari explica o modus operandi do quinteto. “Eles vão ao leilão, arrematam os animais, dão a entrada em dinheiro ou em cheque bom e deixam o cheque para o restante do pagamento, que não acontece, porque não há o dinheiro. Eles transportam o gado, com nota fiscal, tudo legalizado, até uma fazenda alugada e depois comercializam. Os cheques para o pagamento são de P.C.S. e de A.L.S., porém os cheques estão voltando todos. 

Informou mais o delegado que as investigações prosseguem agora com a quebra do sigilo bancário do grupo, porque a informação que a polícia civil tem é que já voltaram 28 cheques. “Há cheques que foram pagos, só que eles pagam uma parte e a outra não. Há cheques de vários valores,  até de R$ 28 mil, que não foram pagos. E hoje, (terça-feira, 4) esteve aqui uma pessoa da cidade de  Araújos (MG) denunciando problemas com A.L.S.  pelo arremate de 18 novilhas, e a cada dia aparecem mais vítimas”, diz o delegado. 

Ao chegar no município, de acordo com o delegado, o gado é desovado na fazenda de J.C. ou nas fazenda alugadas para um curto espaço de tempo, de dois a três meses. “O gado fica lá, esperam a poeira abaixar e depois comercializam os animais. Foi ratificada a prisão  de A.L.S. e E.V., mas já foram liberados. Todos eles estão sendo investigados  por uma suposta formação de quadrilha de  estelionatários. O principal de tudo aqui agora,  é a quebra do sigilo bancário dos envolvidos e vamos trabalhar para concluir o inquérito e  apurar o envolvimento e as responsabilidades”.  

 

O delegado César informou ainda que os investigados estão solucionando alguns casos. “Eles estão pagando alguns cheques que voltaram ou então estão devolvendo o gado, como aconteceu com Abaeté, quando devolveram 20 cabeças, mas vamos averiguar tudo”, garantiu. 

 

Fugitivo da cadeia local é preso em Uberaba

Renato Martins, 21, foragido da cadeia pública de Sacramento foi preso em Uberaba, no último domingo, 2, por volta das 18h30, em uma residência localizada na rua Prata, no bairro Leblon, após a PM uberabense receber denúncia anônima, dando conta de que dois fugitivos estariam homiziados na casa. No local, estavam A.M.C., 40 e W.A.G., 19, que tentaram impedir a entrada da polícia, enquanto gritavam para o amigo fugir. Mas Renato foi preso, quando tentava escapar pelos fundos da casa, depois de jogar embaixo da cama um revólver calibre 38 com seis munições intactas. Ao ser preso, confessou ser fugitivo da cadeia pública de Sacramento. Também foi preso o casal A. e W. e da casa foram apreendidos aparelho de toca-CDs, alto falantes, três chaves mixa (falsas), vários CDs, duas TVs, aparelho de DVD e seis telefones celulares.  Renato foi recambiado para a cadeia de Sacramento, na segunda-feira, 3.

 

 (JMOnline)

 

Polícia Militar reinicia ação do Proerd

Polícia Militar, através do comandante da 184ª Cia PM, capitão Ryan Rodrigues Lopes, preocupada com o envolvimento dos jovens e adolescentes sacramentanos no mundo das drogas e do álcool, está realizando palestras nas escolas abordando  os temas: drogas, fumo, álcool e suas conseqüências  no organismo humano. 

Os instrutores do Proerd, sargento Luiz Carlos de Freitas e cabo Mauricio Matias de Oliveira, ministram palestras nas escolas estaduais, municipais e particulares com o  intuito de orientar e previnir para que todos tenham uma vida saudável e feliz longe das drogas. 

 

No dia 03 de novembro na escola estadual Coronel José Afonso de Almeida, cabo Matias, falou para aproximadamente 600 jovens e adolescentes do 9° ano do ensino fundamental e 1°, 2° e 3° ano do Ensino Médio, apresentando slides sobre drogas, suas conseqüências  e  material ilícito apreendido na nossa cidade. Na mesma data o sargento Luiz Carlos ministrou palestra no Centro Administrativo para 300 funcionários do Laticínios Scala, sendo abordado o mesmo tema.