Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Polícia em Ação

Edição nº 1132 - 14 Dezembro 2008

Polícia flagra mais uma rinha e canários da terra presos 

Mais uma operação conjunta da PM e Polícia Ambiental desmantelou mais uma rinha na cidade, apreendendo 39 galos indianos e nove canários da terra. A ação  de cumprimento de mandado de busca e apreensão, expedido pelo Juiz da Comarca, aconteceu no bairro Cajuru, na última quarta-feira, 10.  J.H.B.S., 48 anos, foi preso acusado de maus tratos, atos de abuso, ferimentos e mutilação de animais silvestres, domésticos ou domesticados. 

Na residência de J.H., a PM  apreendeu  39 galos indianos e 9 canários da terra. De acordo com o comandante da Polícia Ambiental, Sargento Brait,  todos os galos estavam sem água e sem comida, aprisionados em pequenos compartimentos inadequados no quintal da casa e todos eles encontravam-se mutilados. Os policiais constataram que suas esporas foram amputadas, o que é um  indício de que esses animais são vitimas da prática da rinha, considerando que foram encontradas na casa três esporas de plásticos, apetrecho usado no momento da briga (prática da rinha), daí a amputação das esporas do animal para serem substituídas por esporas de plástico ou de aço. Além das aves foram apreendidos 33 gaiolas de arame, duas maletas para transporte de pássaros, dois viveiros, 12 carregadores de pássaros, dentre outros. 

Os canários da terra foram encontrados escondidos dentro da casa, mal acondicionados em  minúsculos carregadores, sem água e sem comida. Os canários da terra serão colocados imediatamente em liberdade no seu habitat natural após verificação da sua adaptação às condições de vida silvestre, de conformidade com o Decreto nº 6.514/2008.

De acordo com Sargento Brait, J.H.dificultou a fiscalização da Polícia Ambiental empreendendo fuga na hora da abordagem. Os policias militares foram impedidos, pela esposa de J.H.  de adentrarem à casa, sendo  necessário solicitar através do Ministério Público o Mandado de Busca e Apreensão, assinado pelo Juiz de Direito da Comarca.  “Após diligências policiais realizadas nas imediações o autor foi preso em flagrante delito em residência próxima à sua”, informou mais o comandante. 

 

O autor J.H contrariou os art. 29 e 32 da lei nº 9.605/98 (Lei da Vida/Lei dos Crimes Ambientais), bem como o Decreto nº 6.514/2008, que prevê detenção de seis meses a um ano e multa de R$ 500,00 a R$ 3.000,00 por animal apreendido. 

 

Foragidos da cadeia são recapturados

Dois presos foragidos da cadeia pública foram recapturados nos últimos dias, sendo  um deles, procurado há muito tempo, de  forma inusitada, quando a Patrulha Rural fez a abordagem de dois motociclistas.  O indivíduo, além de ser preso, teve  a moto,  que não possuía placa de identificação e nem documentação,  apreendida. No dia 10, outro foragido, que também tinha o benefício da prisão albergue, foi recapturado através de um mandado de prisão. Nem o Pelotão, nem a Delegacia soube informar os nomes dos presos. 


Mulher embriagada é presa

ELS, 39, foi presa na segunda-feira, 8, por perturbar e ameaçar  clientes de uma lanchonete após ingerir bebida alcoólica. Ao ser abordada, EL desrespeitou a autoridade policial com xingamentos e não deu outra: foi refrescar a cuca no xilindró.   


Ocorrências de trânsito   

Em apenas quatro dias, no final e início desta semana, foram lavrados 18 BO's de infrações no trânsito ou similares, com  apreensões dos veículos,  multas e uma prisão. Foram apreendidos  um caminhão, cujo motorista praticava direção perigosa  e quatro veículos com documentação atrasada e cinco motoristas inabilitados. Foram ainda multados e responderão pela infração de falta de habilitação. Um condutor de um dos veículos envolvidos em acidente era inabilitado e  foi preso em flagrante.


Inabilitados 

Seis condutores inabilitados foram abordados pela PM esta semana, todos tiveram seus veículos retidos e foram multados. Mas, F. P. S, 24, depois de ser abordado, multado e ter o veiculo apreendido, foi novamente pego dirigindo, pela mesma viatura. Não deu outra, teve o veiculo guinchado para o pátio da Depol e novamente foi multado agora com agravante. 


 Furto de veículo

Depois de mais de dois meses sem ocorrer nenhum furto ou roubo de veículo na cidade, N.P, 23 denunciou o furto de sua motocicleta Titan, cor preta, placas HCR 8399/Araxá, ano 2006.  Segundo o proprietário, ele deixou a moto estacionada, adentrou numa loja e quando voltou a moto havia desaparecido. A vítima informou à PM que deixou a chave na ignição e o capacete na moto. Até o fechamento dessa edição, o veículo não havia sido localizado. 


Cinco acidentes de trânsito


Em cinco dias a PM registrou seis ocorrências de acidentes de transito, duas delas com vitimas. Mesmo com o empenho efetivo da PM em operações de trânsito, os acidentes continuam. 


Veículo cai no bueiro

A nutricionista, Wélida E. Almeida, passou um grande susto esta semana. quando ao trafegar na av. Tomás Novelino, nas proximidades do Conjunto Residencial Cajuru, ao tentar desviar de um pedestre que adentrou a pista, perdeu o controle direcional de seu veículo e foi de encontro ao muro da pista elevada, batendo contra ele violentamente. O carro foi riçando na mureta até parar dentro do bueiro aberto.

 

Socorrida por pessoas que passavam pelo local, Wélida foi encaminhada à Santa Casa local para ser atendida.