Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Matheus Bizinoto toma posse como novo presidente da Câmara

Edição nº 1661 - 8 de Fevereiro de 2019

Uma cerimônia simbólica (porque a posse é automática, logo após a eleição, ocorrida em 28 de novembro último) realizada na noite de 1º de fevereiro, no Paço Municipal, marcou a posse da nova mesa administrativa da Câmara Municipal, biênio 2019/2020, presidida pelo vereador do PMDB, Matheus Fonseca Bizinoto. Os demais membros da diretoria, a exceção de Luster Fernandes (PTdoB), 1º secretário, que justificou sua ausência, também tomaram posse: vice-presidente, Edmilson Souza Peres (PMN) e, 2º secretário, Dr. Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende (PMDB). 

Nos termos regimentais, o presidente eleito, Matheus Bizinoto prestou o juramento, comprometendo-se a “cumprir, com lealdade e espírito público, os deveres inerentes ao exercício da representação popular que lhe foi conferida, a observar a Lei Orgânica do Município e as constituições da República e do Estado”, confirmada pelos demais vereadores integrantes da mesa. 

A cerimônia prosseguiu com a audição da canção, Nossa Senhora, de Roberto e Erasmo Carlos, interpretada pela Profa. Jucelém Natal Fonseca Bizinoto, mãe do novo presidente e 2ª dama do município, que, após a bela canção, recebeu do filho, um ramalhete de flores.

A seguir, o presidente sainte, vereador Pedro Teodoro, acompanhado de Matheus Bizinoto, do prefeito Wesley De Santi de Melo e demais ex-presidentes presentes, foi convidado a entronizar a sua foto oficial na Galeria dos Ex-presidentes da CMS. Participaram da homenagem os seguintes ex-presidentes, Vâni Ramos, Maurílio Juvêncio Bizinoto, que representou os demais, na mesa de honra, Wesley De Santi de Melo, Carlos Alberto Cerchi, Bruno Scalon Cordeiro, José Maria Sobrinho e Mateus de Paula Pereira. 

 

“A quem muito for dado, muito será tirado...

No seu discurso no plenário da Câmara, o novo presidente lembrou que, antes da posse, sentiu-se renovado com as bênçãos divinas recebidas durante a Missa em Ação de Graças, celebrada na Basílica do Santíssimo Sacramento, pelo pároco, Pe. Ricardo Fidelis. 
“Estando claro em nossas mentes de que somos apenas o instrumento da vontade popular, é que buscamos e recebemos nesta hora, com o devotamento cristão as bênçãos Daquele que nos rege, para que sua vontade sublime prevaleça sobre os interesses mundanos”, afirmou na sua mensagem lida ao final da Eucaristia, reconhecendo que “A quem muito adado, muito será cobrado”.
Do plenário do Poder Legislativo, Matheus frisou aos pares que adotará “um critério harmônico e independente” naquela casa. Afirmou: “Mais que representar o parlamento, compete-me ser a voz que pondera e equilibra, mantendo, enquanto puder, a cooperação para a paz social”. 
Momentos sofridos de tragédia e corrupção
Na sua homilia, o pároco Pe. Ricardo Alexandre Fidelis, após refletir as leituras do dia, dirigiu algumas palavras aos políticos presentes, lembrando que o país está vivendo momentos muito sofridos. “Tanto sofrimento, tanta dor com a tragédia ressente de Brumadinho, mas também quanta descrença com aqueles maus políticos que, exercendo uma função pública, ao invés de buscar o interesse de todos se dedicam a buscar seus próprios interesses, o que causa também muita dor em muitos por causa da corrupção de poucos”.
“Por isso - aconselhou - é preciso que, com o auxílio de Deus, aqueles que se dispuserem a prestar esse serviço público indispensável, sejam chamados à fidelidade, conforme rezamos no Salmo de hoje: 'É preciso perseverar na fidelidade', porque somente isso pode garantir que do céu venha a graça de Deus para fortalecer, iluminar e ajudar no discernimento, nas decisões e execuções... na fidelidade de compromisso e de amor à população sacramentana, no respeito àqueles que, através do voto, lhes manifestaram a confiança”.
Filho de peixe...
O prefeito Wesley De Santi de Melo ao saudar a nova mesa diretora da Câmara, lembrou que Maurílio Bizinotto, pai do novo presidente, há 19 anos foi seu presidente naquela casa. Desejando a Matheus, extensivo à nova mesa administrativa, que faça um bom trabalho e que seja consolidada uma parceria sadia entre os dois poderes em benefício da população, afirmou:
Quem é Matheus Bizinoto
O engenheiro agrônomo Matheus Fonseca Bizinoto 39 é sacramentano, filho da professora Jucelém Natal Fonseca Bizinoto e do ex-vereador por quatro mandatos, Maurílio Juvêncio Bizinoto, de quem herdou o gosto pela política, além dos tios e avô materno, também ocupantes de cadeira no Legislativo. Matheus tem uma irmã, Elisa Myrtes, casada com o médico Marcelo Saito.
Reeleito para o segundo mandato pelo PMDB com 402 votos, o vereador chega à presidência da casa com os votos da bancada majoritária, que apoia o prefeito Wesley De Santi, também do PMDB. Terá pela frente um mandato tranquilo, tudo indica.
 A herança paterna também se fez presente na sua vida empresarial. As lições vieram do avô e do pai, suficientes para direcioná-lo à vida rural, como agricultor produtor de soja, milho, feijão, sorgo, cana e prestes a iniciar o plantio de batata.