Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

CMS elege comissões, mas três vereadores ficam de fora

Edição nº 1661 - 8 de Fevereiro de 2019

A Câmara Municipal de Sacramento reuniu-se nessa segunda-feira 4 para eleger as comissões executivas da casa, em conformidade com o Regimento Interno. Após a eleição, os três vereadores da oposição, Henrique Spirandeli, Leandro Desemboque e Maurício Viana ficaram de fora. 

A principal e mais concorrida comissão da Casa, de Constituição, Legislação e Justiça foi composta pelos vereadores, Pedro Teodoro, Edmilson Peres e Marcos Pires, eleitos com seis votos, contra 3 dados a Henrique Spirandeli, Leandro Roberto e Maurício com 3 votos. O presidente Matheus Fonseca Bizinoto (MDB) não vota. 

 As demais comissões ficaram assim constituídas: 

 Comissão de Viação, Obras Públicas  e Planejamento:  Edimilson Peres, Luster Fernandes e Marcos dos Santos Pires.   

Comissão de Saúde e Assistência Social:  Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende, Marcos dos Santos Pires e Luster Fernandes. 

Comissão de Indústria, Comércio e Turismo:   Edmilson Peres, Marcos Pires e Luster Fernandes. 

Comissão de Agricultura e Meio Ambiente: Luiz Devós (PTB), Edmilson Peres e Luster Fernandes.

Comissão de Educação, Cultura, Esporte e Lazer:  Luster Fernandes, Marcos dos Santos Pires e Luiz Devós. Todos eleitos com cinco votos.

 O vereador Leandro Desemboque, alegando que não foi obedecido o artigo 47 do Regimento Interno: “Assegurar-se-á nas comissões, tanto quanto possível, a representação proporcional dos partidos que participam da Câmara Municipal”, se recusou a apresentar seu nome para participar das cinco comissões acima, sendo seguido pelos vereadores, Henrique e Maurício. 

 Para a Comissão de Fiscalização Financeira, Controle e Orçamento, os três vereadores Henrique, Leandro e Maurício lançaram seus nomes, juntamente com os vereadores  Pedro Teodoro, Luiz Devós  e Marcos dos Santos Pires, e mais uma vez perderam, por 5x3.  

 Quanto ao artigo 47, Desemboque, não tem razão. Embora o artigo apresente uma recomendação democrática, ele não obriga que assim seja, pois, logo após o verbo 'assegurar-se-á', vem a sacanagem do escriba da lei: 'sempre que possível. E cá pra nós,  nos tempos de hoje, colocar três vereadores, teoricamente de oposição, nas comissões. “Tá loco, véi?” - como dizia o saudoso vereador Olavo Bernardão. 

 Os presidentes das comissões serão eleitos em reunião extraordinária realizada no Paço Municipal, às 10h, desta sexta-feira 8.