Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Zema promete repasse em dia do ICMS e recebe aplauso de prefeitos

Edição nº 1655 - 28 de Dezembro de 2018

O governador eleito, Romeu Zema (Novo) que assume o governo de Minas no dia 1º de janeiro, reuniu-se nessa quarta-feira 26 com prefeitos do Triângulo e Alto Paranaíba, na sede da Associação dos Municípios da Microrregião de Araxá (Ampla). Sem pauta definida, Zema falou sobre a transição de governos, mas não revelou a dívida do Estado. Disse que teria uma resposta aos prefeitos só a partir da segunda quinzena de janeiro.

O prefeito Wesley De Santi de Melo esteve presente ao encontro e comentou que os prefeitos saíram satisfeitos. “Pelo menos duas vezes, os prefeitos aplaudiram Romeu Zema. A primeira, quando disse que os repasses do ICMS voltariam a ser pagos em dia e, outra, quando afirmou também que não quer atraso nos pagamentos dos servidores. Mas não fez promessas sobre a dívida acumulada junto aos municípios por falta desses repasses no governo que finda, que vai para mais de R$ 2 bilhões”, resumiu. 

Wesley falou ao ET que teve oportunidade de conversar pessoalmente com o futuro governador, quando ele lembrou da visita feita a Sacramento durante a campanha. “Ele agradeceu pela recepção do jantar em que estivemos juntos no Restaurante Armazém e falou de seus propósitos. Percebi ali um homem de grande visão empreendedora, que demonstrou carinho pela cidade, onde seu grupo mantém uma loja”, disse  Wesley, destacando que a cobrança dos prefeitos foi pela atualização da parte dos repasses dos impostos devidos aos municípios. 

De acordo ainda com o prefeito, o novo governador, que toma posse na próxima semana, não assumiu compromisso com a dívida dos repasses acumulada no governo Pimentel. “Ele nos afirmou que não tem como se comprometer com a dívida atrasada, mas prometeu a pagar em dia a partir de seu mandato. Adiantou alguns projetos, como investir na energia solar, especialmente em nossa região e no Norte de Minas. E quer desburocratizar a questão dos licenciamentos ambientais”, revelou.