Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Morre Eurípedes Craide, um dos grandes políticos da região

Edição nº 1425 - 01 Agosto 2014

O advogado, ex-vereador uberabense e ex-deputado estadual, Eurípedes Craide, 84, morreu na madrugada dessa segunda-feira, 28, vítima de parada cardíaca, no Hospital São Marcos, onde esteve internado 28 dias, devido a problemas renais. Craide fazia  tratamento de hemodiálise há quatro anos. 

Natural da vizinha cidade de Conquista, Craide construiu uma sólida carreira política,  iniciada  em 1954, quando exerceu seu primeiro mandato de vereador na Câmara de Uberaba, sendo reeleito em 1962 como o mais votado da cidade. Eleito deputado estadual em 1966, ocupou cadeira na ALMG até 1991, ou seja, por seis legislaturas consecutivas, com importante atuação para Uberaba e região. 

Para Uberaba teve importante papel para a instalação do Conservatório Renato Frateschi e de escolas estaduais de primeiro e segundo graus, além de outras atuações como  a elevação de Ponte Alta a distrito de Uberaba; o asfaltamento  até Delta; a ligação entre a cidade e a região do Chuá, Veríssimo e Campo Florido pela BR-262, dentre outras. Eurípedes Craide tinha estreita relação com políticos de Sacramento. 

Eurípedes Craide foi velado lideranças políticas e empresariais, familiares e amigos, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Uberaba e, às 16h30, seu corpo seguiu no caminhão do Corpo de Bombeiros para o Cemitério São João Batista, onde foi sepultado às 17h. Eurípedes Craide deixa a esposa Zenith Marega Craide, os filhos Wilson Marega (ex-prefeito de Cachoeira da Prata e Piumhi), Ricardo (engenheiro civil) e Rosana Helena (médica), além de netos, e um grande legado na política regional.