Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

ET responde assessoria de comunicação da PMS

Edição nº 1400 - 07 Fevereiro 2014

A jornalista Agnes Maria, chefe da seção de jornalismo da PMS, publicou na última edição do ET a Nota de Esclarecimento da Prefeitura, afirmando que a matéria, 'Maior parte das obras da PMS ficam para 2014', publicada na edição de 24 de janeiro, foi completamente equivocada. “Infelizmente, o veículo, ao não checar a informação, como preceitua o bom jornalismo, prestou uma desinformação pública”, ensinou, criticando o ET. 

Disse a nota da Prefeitura que “sempre que solicitadas, as informações foram, são e continuarão sendo fidedignamente prestadas a este veículo...”; afirmou mais que estava errada a informação de que a PMS fechou o ano de 2013 com uma planilha de 28 obras. “Está errado! Somente em convênios em andamento são mais de 120 obras e ações”, corrigiu.

Como a Nota de Esclarecimento chegou à redação no fechamento da edição, não houve tempo de responder à colega jornalista. Então, vamos lá.

 

1º - Não foi equivocada a reportagem. A matéria teve como fonte a própria assessoria de comunicação da PMS, através de tabela enviada via emeio pela jornalista Alzira, em novembro último. Basta comprovar na caixa de saída de seu PC. Como a matéria foi editada em janeiro, dia 24, no dia 16 de janeiro enviamos à assessoria de comunicação da PMS o seguinte emeio: ‘‘Cara Alzira, gostaríamos de saber se a planilha de obras da PMS enviada ao ET foi atualizada. Fechamos amanhã às 9h00. Obrigado. Jornal ET /walmor’’. Então, cara jornalista, checamos, sim, a informação, “como preceitua o bom jornalismo”, conforme nos lembrou. Vocês é que não responderam.

 

2º - Como não obtivemos resposta, concluímos que a planilha continuava atualizada. Para nós foi novidade a inclusão de outras 92 obras em andamento, a partir daquela data. Não ficamos sabendo, do contrário, teríamos informado aos nossos leitores.

 

3º - Com relação às solicitações que chegam à assessoria de imprensa destas Prefeitura, informou a nota que, “sempre que solicitadas, as informações foram, são e continuarão sendo fidedignamente prestadas a este veículo...”. Que bom seria se assim fosse, mas essa assertiva não é uma verdade factual.

Recentemente, no Copão de Férias, a maior dificuldade foi receber informações do departamento de jornalismo da PMS sobre o  evento. Aliás, o secretário Fabrício sabe disso, porque já várias vezes cobramos dele. Não faltam outros exemplos, como o emeio citado acima, que ficou sem resposta. Na última edição, também sem resposta, perguntamos através de emeio, para complementar a matéria, 'Obra dos canteiros vai custar R$ 600 mil', o seguinte:

“Cara jornalista Alzira, Temos como pauta esta semana a obra iniciada na cidade em substituição às palmeiras. Seria possível, informar: 

1 - Detalhes da obra com foto computação gráfica de como vai fica; 2 – Autoria do projeto; 3 - Empresa contratada; 4 - Avenidas beneficiadas e quantos metros de canteiros serão construídos; 5 - Custo total da obra e origem dos recursos (se viabilizados, por quem); 6 - Previsão de término. 

Muito obrigado. Lembramos que fechamos nesta quinta-feira, às 19h00.

 Jornal ET/Walmor. 

 

Estão aí, pois, cara colega, apenas três exemplos de que as informações solicitadas por este veículo não foram, não são e, provavelmente, não continuarão sendo “fidedignamente prestadas” pela sua assessoria.

Reafirmando mais uma vez que nosso compromisso é com a verdade factual e com o leitor, faremos sempre questão de registrar, na medida do possível, os fatos que nos chegam.

 

Cordialmente, 

     Walmor j.s.