A Câmara Municipal de Sacramento realizou sessão solene nessa segunda-feir, 10, para outorga de Moção de Congratulação 'Carolina Maria de Jesus', a nove mulheres indicadas pelos vereadores. Criada pelo então vereador, Carlos Alberto Cerchi, em 2011, a lei estabelece que a Câmara realize comemoração ao dia de reflexão sobre o papel da mulher na sociedade sacramentana com entrega de moções às escolhidas.
A sessão solene realizada na segunda-feira, 10, foi uma noite de justas homenagens à escritora pelo centenário de seu nascimento (14/03) e às mulheres que no seu dia a dia fazem a vida acontecer em casa, no trabalho, na sociedade, a exemplo da patrona, Carolina Maria de Jesus, homenageada com um minuto de silêncio, estendida a todas as grandes personalidades femininas que marcaram a história do município e do país, na abertura da sessão presidida pelo vereador José Maria Sobrinho.
Receberam ao Moção Carolina Maria de Jesus as seguintes mulheres indicadas pelos edis: Ana Maria da Silva Campos (Leandro Desemboque); Cíntia de Cássia Silva (Mateus Pereira); Dalva Balbino da Silva (Cleber Rosa da Cunha);Edna Gerolim Batista (Rafael Scalon Cordeiro); Emília Gonçalves de Faria (Márcio Luiz de Freitas); Iraci dos Reis Miguel (Luiz Alberto da Silva); Maria Augusta de Jesus (Matheus Bizinoto); Maria de Fátima Fajardo Archanjo. Sampaio (Pedro Teodoro Rodrigues de Rezende) e Mônica Aparecida Borges (José Maria Sobrino).
Cada um dos vereadores fez uso da palavra enaltecendo suas homenageadas e o papel da mulher. Encerrando o presidente José Maria destacou a importância da solenidade. “Felizes tempos, aliás, tempo feliz é agora. Não há tempo mais feliz que o presente. Por isso com a graça de Deus, estamos homenageando todas vocês”, finalizou, destacando o ex-vereador Carlos Alberto Cerchi, autor da resolução que criou a homenagem. Discursaram também o prefeito Bruno Scalon e o deputado Antônio Carlos Arantes.
A homenageada Cíntia de Cássia Silva proferiu seu discurso em nome das demais. “A Moção de Congratulação 'Carolina Maria de Jesus' tem um significado de imensurável valor, uma vez que representa a visibilidade do trabalho da mulher, o qual, de forma natural e normal, nem sempre é percebido e, muitas vezes, até esquecida pela sociedade. Carolina Maria de Jesus representa a mulher exemplo, um ser que pensa, um ser que tem vontades próprias, um ser que tem capacidade de influenciar as transformações sociais”.
(Redação, com colaboração Daniel Afonso, assessor comunicação da CMS)