Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Município já fechou outras escolas

Edição nº 1388 - 15 Novembro 2013

Além das escolas do Desemboque, com 13 alunos, e a escola da Sete Voltas, com 21 alunos, que o prefeito Bruno Scalon Cordeiro vai fechar a partir do próximo ano letivo, outras escolas foram fechadas. “A secretaria de Educação do município já fechou várias escolas no município, por conta da nucleação, como as escolas da região do Cocal, Ibituruna e Microondas. O resultado, segundo os termômetros educacionais, foi positivo, inclusive com os pais, em curto período, percebendo que os filhos foram os principais beneficiados”, disse o prefeito, em resposta a emeio do ET.
Afirmou mais o prefeito que a medida foi tomada depois de reuniões com os pais dos alunos. “As duas comunidades foram preparadas e, inclusive, reuniões foram feitas nos dois locais pela superintendente municipal de Educação, Professora Joana Faria”, informou, ressaltando ainda que a medida foi tomada depois de “estudos técnicos aprofundados, nos âmbitos pedagógicos e psicológicos, o que extrapola à própria sala de aula, passando pela análise de toda a comunidade escolar.
A maior dificuldade será a locomoção dos alunos para as futuras escolas. Do Desemboque à Jaguarinha são 45 quilômetros e, da Sete Voltas até o povoado do Quenta Sol, são 28 quilômetros. Mas para o prefeito, esse desconforto diário será compensado nas novas escolas uniseriadas.
“- Eles serão contemplados com acompanhamento pedagógico por turma – um professor para ministrar aulas em cada turma; assistência pedagógica para os alunos com dificuldades com professor recuperador; atendimento psicológico; aulas especializadas como educação física, música e outros projetos interdisciplinares tais como PROERD e Sanitaristas Mirins; acompanhamento do supervisor e diretor para atendimento aos professores, alunos e familiares; acesso a biblioteca, laboratório de informática e lousa digital (Desemboque); maior socialização das crianças”.