Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Desemboque é pauta no Canal Câmara

Edição nº 1387 - 08 Novembro 2013

Foi preciso um vereador de Uberaba tomar uma iniciativa de valorização e preservação do riquíssimo patrimônio histórico e artístico que representa o Desemboque, berço do Triângulo, norte de São Paulo e sul de Goiás, no ano em que se comemora o seu 270º aniversário. Terminando o ano e nenhuma iniciativa partiu dos poderes executivo e legislativo para exaltar a data. Nem mesmo a ... muladeiros..

A iniciativa veio da Câmara Municipal de Uberaba, através do vereador Samir Cecílio, que solicitou a parceria daquele poder para a produção de um documentário sobre o Desemboque, no ano que o povoado completa 270 anos. O Canal Câmara de Uberaba exibiu o documentário institucional abordando o valor cultural e histórico do Desemboque. São 22 minutos de informações, entrevistas e fatos históricos sobre o local.

O trabalho de pesquisa teve início com visita técnica ao chamado Marco Zero, local que demarca o inicio da civilização na região, organizada pelo vereador Samir. A visita contou com a presença do professor e historiador Pedro Coutinho, bem como dos professores Carlos Pedroso e Carlos Sechi, além do ex-vereador José Severino e da jornalista Evacira Coraspe, produtora do material.

Samir destacou a importância do documentário, que resgata a história do Desemboque, berço do povoamento do município de Uberaba. "É importante procurarmos conhecer mais, divulgar e despertar interesse nas pessoas, principalmente nos mais jovens", disse Samir, que no documentário ressalta que, dentro das limitações do seu mandato, vai manter viva a história do distrito, começando por este vídeo, considerado por ele uma medida eficaz para revitalizar o povoado e inseri-lo no circuito de turismo. "Na região já existe uma rota turística, que é a Serra da Canastra, onde existe a nascente do Rio São Francisco e a Gruta dos Palhares, em Sacramento. Então, não é difícil incluir o Desemboque, que tem história para sustentar esse projeto", justificou.

O documentário foi exibido nesta sexta-feira a partir das 15h30, dentro do programa Movimento, simultaneamente na TV Universitária e no Canal Câmara (canal digital 61.1). O programa tem reprise no mesmo dia às 21h na TV Universitária e às terças-feiras, às 13h30, no Canal Câmara. (Fonte:CMU/Redação ET)

Igreja festeja os 270 anos do Desemboque
De Sacramento, até o momento, a Igreja Católica, através do pároco do Desemboque, Pe. Paulo Henrique Martins foi a única instituição que lembrou da data, com a celebração da Festa de Nossa Senhora dos Negros, que acontece de 15 a 17 próximos. “Numa mesma vivência comunitária, vamos festejar os 270 anos do Desemboque, integrando fé, vida e cultura popular e, ao mesmo tempo celebrar o Dia da Consciência Negra”, disse o pároco. 
A Festa , começa dia 15 com a oração do terço cantado, às 18h e, logo após catequese. No dia seguinte, cavalgada e carreiros de Tapira, às 14h, com bênçãos e, à noite, oração do terço e catequese. No dia da festa, 17, as atividades começam às 10h com levantamento do mastro, ofício de Nossa Senhora e almoço . A partir das 13h, apresentação dos Ternos de Na. Sra. do Rosário, procissão às 16h30 e, às 17h, missa campal e coroação. Diariamente, à noite, quermesse na nova praça da Matriz de Na. Sra. do Desterro, com shows: no dia 15, Flávia e Karka e, dia 16, Renê di Paula, Nana & Feijão. 
A festa tem como festeiros os casais, Wagner Bizinotto e Keyllymar Vieira Bizinoto; Jamil de Souza Lima e Ritamar Aparecida Vieira Lima.