Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Câmara presta homenagem a mulheres

Edição n° 1300 - 09 Março 2012

 

Cumprindo resolução, de autoria do vereador Carlos Alberto Cerchi e subscrita pelo vereador Bruno Scalon Cordeiro, aprovada por unanimidade pelo plenário, em 9 de maio de 2011, que instituiu o 'Dia de Reflexão sobre o Papel da Mulher na Sociedade Sacramentana' e criou a 'Moção de Congratulação Carolina Maria de Jesus', a Câmara Municipal realizou na sessão de segunda-feira, 5, a primeira reunião para outorga dessa homenagem. 

As primeiras mulheres homenageadas com a Moção 'Carolina Maria de Jesus' foram: Edna Gerolim Batista, indicada pelo vereador José Américo de Oliveira; Joana da Graça Faria (vereador Marcelino Marra Batista); Marcia Zago Lopes Almeida (vereador Danylo Gonçalves Silva); Maria do Carmo Santana (vereadora Hilma Terezinha Fonseca); Maria de Fátima Fajardos Sampaio (vereador Carlos Alberto Cerchi);  Marize da Cunha Rezende Cerchi (vereador presidente, José Maria Sobrinho); Neí Maria Manzan (vereador José Carlos Basso De Santi Vieira) e Sônia Maria da Silva Reis. 

A Câmara Municipal de Sacramento homenageou na sessão do último dia 5, oito sacramentanas, pelos seus relevantes serviços prestados à comunidade, com a Moção de Congratulação Carolina Maria de Jesus.  

 

Comemorada sempre no mês de março, coincidindo com o Dia Internacional da Mulher, 8 de março, a  Resolução determina também que, “na solenidade seja reverenciada uma mulher em 'Homenagem Póstuma', dentro das atividades de cunho educativo. A homenagem, aprovada em plenário, foi dedicada à memória da Profa. 

Corália Venites Maluf.

 

Enaltecendo o papel da educadora, o Prof. Carlos Alberto Cerchi a situou no contexto educacional da cidade, como um dos maiores expoentes da cultura sacramentana. Professora do curso de Magistério, diretora da EE Afonso Pena Jr., diretora da EE Cel. José Afonso de Almeida, inspetora escolar, articulista e cronista, que deixou na história da Educação da cidade um grande legado. 

Cada uma das homenageadas (Veja nesta página) além do diploma entregue pelos vereadores, foi contemplada com o livro, 'Diário de Bitita', entregue pelo presidente José Maria Sobrinho. O 'Diário' mostra a trajetória da escritora ainda quando morava em Sacramento, nos anos 30, destacando-se como uma mulher corajosa situada além de seu tempo. Enfrentando o preconceito por ser negra, num Brasil, que ainda guardava muitos resquícios da escravidão.

Para o Prof. Berto Cerchi, Carolina é exemplo para todas as mulheres, não somente como escritora, mas também como mulher e mãe de três filhos.  “O seu principal livro, 'Quarto de Despejo' é referência em todas as universidades brasileiras e também no exterior, onde já foi traduzido para 14 idiomas, com mais de um milhão de exemplares vendidos”. 

Conferência das mulheres

A outorga da Moção Carolina Maria de Jesus abre as comemorações do Dia Internacional da Mulher, celebrado em todo o mundo, dia 8 de março, que prossegue no dia 9, às 19h00, com a I Conferência da Mulher, abordando o tema, Violência Doméstica, com a Profa. Carmem Rocha Dias – Subsecretária de Direitos Humanos da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (SEDESE). Às 20h00, café, e logo após, Eliana Piola – Coordenadora Especial de Políticas Públicas para Mulher da SEDESE, abordará o tema, “A Participação Política como Mecanismo de Poder para Promoção de Mudanças na Sociedade”. 

A Semana Comemorativa à Mulher, termina com a escolha de uma equipe formada exclusivamente por mulheres, para a elaboração da “Carta das Mulheres de Sacramento”. 

 

 

As homenageadas...

 

 

* Edna Gerolim Batista, pelos longos anos de trabalho na área da saúde, sobretudo na vacinação, em todas as unidades de saúde da cidade e das comunidades rurais. “Nada mais justo que homenagear pessoas que prestam serviços à sociedade e dona Edna dedicou-se por 24 anos às famílias sacramentanas na área da saúde”, destacou o edil José Américo.

 

* Joana da Graça Gonçalves Faria é professora aposentada, ex-vereadora, ex-secretária de Educação no município, empresária e mãe de dois filhos.  “Joana é portadora de um dinamismo fantástico, mãe extremamente amorosa, esposa, política e empresária... Você sempre foi uma guerreira, uma vencedora em vários campos de atuação na comunidade...”, destacou o vereador autor, Marcelino Marra. 

 

* Márcia Zago Lopes de Almeida destaca-se pelo trabalho voluntário nas entidades da cidade, sobretudo a APAE, onde ocupa o cargo de presidente pela segunda vez. “Márcia, não lhe presto homenagem somente por ser presidente da APAE, mas pela mãe que é e por tudo o que faz pela nossa sociedade, um trabalho desmedido de pura dedicação. Isso não tem preço”, destacou Danylo Gonçalvres.  

 

* Maria de Fátima Fajardos Sampaio, pelas práticas  inovadoras no agronegócio no município e também pelo apoio às raízes da arte popular e  o trabalho voluntário na Associação de Artesãos. “Nossa homenageada está sempre nas lides, testando os seus ensinamentos e colocando em prática a sua forma de produção alternativa e sustentável (...), mostrando a força e a coragem existentes em todas as mulheres brasileiras”, exaltou o prof. Berto Cerchi.

 

* Maria do Carmo Santana é professora aposentada e atuante no trabalho voluntário e religioso. “Lembro-me de um fato marcante, de uma criança surda-muda que você ensinou a ler e escrever... Maria, você se enquadra na categoria de pessoas que são imbuídas do conceito de que não nascemos, não vivemos e não existimos para nós mesmas, mas para nos doarmos...”, disse Hilma Fonseca. 

 

* Marize da Cunha Rezende Cerchi, homenageada pelo trabalho junto ao Instituto Scala e é uma das responsáveis pelo Instituto da Oportunidade Social (IOS) na cidade. “Que Marize e todas as homenageadas levem a todas as mulheres sacramentanas a nossa mensagem de carinho, de respeito... A mulher não tem o monopólio do amor, nem da ternura, que são naturais dos seres humanos; mas a mulher tem sim um quê a mais nessas questões do amor e ternura que são os sentimentos que nos tornam humanos e nos aproximam de  Deus”, destacou o presidente José Maria.

 

* Neí Maria Manzan, pelos longos anos de trabalho voluntário junto à Paróquia, a CIJU São Vicente de Paulo e  ao Lar dos Idosos São Vicente de Paulo, dentre outras. Especialmente nesta última entidade, Neí dedicou vários anos.  “É uma alegria prestar essa homenagem a Neí e a  todas as mulheres que estão em todos os setores da sociedade. Cada qual tem o desvelo e se dedica a lançar a si mesma em prol da sociedade, da família...”, ressaltou o vereador José Carlos.

 

* Sônia Aparecida da Silva Reis recebeu a Moção pelo trabalho voluntário na Sociedade São Vicente de Paulo, em Franca, e agora em Sacramento, no Lar São Vicente de Paulo. “Falar de Sônia é falar do trabalho com as pessoas da melhor idade no Lar São Vicente, do trabalho voluntário exercido por ela, demonstrando carinho e muito amor àquelas pessoas. Em seu nome, parabenizamos todas as mulheres sacramentanas”, ressaltou Alex Bovi.