Na manhã desta sexta-feira, a coligação 'Para Sacramento Continuar Crescendo', dos candidatos Baguá e Barão, depois de uma carreata de mais de cinco quilômetros pelas ruas da cidade, conforme avaliação de alguns motoristas que ficaram no final da fila, e pelos resultados das últimas pesquisas, encomendadas por este jornal, mostrando o crescimento da coligação de Baguá, está confiante na vitória, dos candidatos do PMDB. Veja a pesquisa publicada nesta edição.
“Na quarta-feira, Sacramento participou também, no bairro Perpétuo Socorro, de um dos maiores comícios dos candidatos Baguá e Barão, já realizados na cidade, com a presença dos deputados Nárcio Rodrigues (Federal), José Maia e Deiró Marra (Estaduais), que hipotecaram o seu apoio aos candidatos do PMDB” – informou a assessoria de imprensa da coligação, afirmando que havia mais de 5 mil pessoas no comício.
Para o marqueteiro da coligação, José Maria Barra Filho (Barrinha), os dois grandes eventos ocorridos na cidade por Baguá e Barão fizeram com que “os adversários, inconformados com o crescimento de Baguá, lançassem mão de uma estratégia nada correta”.
“É de se admirar a criatividade que algumas pessoas possuem e nem sempre a utilizam para o bem. Na noite de ontem (04/10), enquanto os apoiadores do 15 faziam uma enorme carreata pela cidade, os integrantes da coligação 'Por amor a Sacramento' trabalhavam com a distribuição de um material xerocopiado. Tirando proveito de uma sentença expedida pela Juíza Eleitoral, eles passaram em diversas casas que tinham bandeiras verdes dizendo aos moradores que caso não tirassem as bandeiras, estariam sujeitos ao pagamento de uma multa no valor de R$1.000,00”, informou, explicando o seguinte:
“- A informação correta, de acordo com o despacho da juíza, é que a Coligação 'Todos Por Sacramento', do atual prefeito Baguá, tem que regularizar todas as bandeiras que estão sem os dados necessários, em 48h, sob pena de multa de R$1.000,00 por descumprimento de tal. Em momento algum foi colocado que as bandeiras deveriam ser retiradas de forma imediata,e foi isso que deixou a coordenação do 15 muito chateada”.
Lamentando o ocorrido, Barrinha disse ao ET: "Essas atitudes de baixo calão não deveriam mais acontecer numa eleição. Se situações subversivas como está estão acontecendo na campanha, temo pelo futuro de Sacramento caso, por algum equivoco da população, o pessoal
Por sua vez, a coligação 'Por Amor a Sacramento', de Bruno e Geraldo, baseando-se também em duas pesquisas, da Nexus e MDA, que apontam uma vantagem de 11,6% para Bruno, proclamam a vitória dos candidatos do PSD e PT. Ouvindo 400 pessoas nos dias 29 e 30 de setembro, a Nexus aponta, na pesquisa estimulada, considerando os votos válidos, o seguinte resultado: Bruno, 55,8%. “Considerando os 2,8% de votos brancos, 14,8% de nulos e indecisos e 0,1% que afirmam não votar em nenhum dos dois candidatos, ainda assim Bruno lidera com nove pontos de vantagem. Enquanto Bruno tem 45,8%, Baguá tem apenas 36,5%”, informou a jornalista Gê Alves, na coligação Bruno/Geraldo. A margem de erro da Nexus é de 5% e da MDA 4,9%. A coligação não mostrou a pesquisa ao ET.
Segundo a jornalista, “comparando os dois resultados observa-se que a intenção de votos em favor de Bruno apresentou vertiginoso crescimento na reta final da campanha, fazendo aumentar a diferença entre Bruno e o segundo colocado. As duas pesquisas foram registradas no TRE”.
Afirmou Gê Alves que o candidato Bruno “ficou feliz com os resultados, mas não se surpreendeu, afirmando: Eu sinto a energia boa das pessoas nas ruas, a confiança no nosso projeto. Os resultados das pesquisas mostram o reconhecimento do trabalho que nós já fizemos e a vontade de fazer Sacramento avançar”.
Ainda segundo o comitê de campanha de Bruno e Geraldo, “a repercussão dos resultados foi enorme e incomodou os concorrentes. A cidade inteira comentou os resultados que demonstram o desejo do sacramentano nestas eleições que acontecem no domingo”.