Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Vereador Bruno se despede da cena política de Sacramento

Edição n° 1264 - 01 Julho 2011

O vereador Bruno Scalon Cordeiro (DEM) participou de sua última reunião na Câmara Municipal de Sacramento, nessa segunda-feira, 27, antes de assumir, no início de julho, o cargo de Superintendente de Informações Técnico-Administrativas e Institucionais, órgão ligado á Secretaria de Estado da Casa Civil do Governo de Minas Gerais. ‘‘Será uma grande oportunidade não só para mim, mas para Sacramento. Esse elo, esse vínculo  entre governo do Estado e Sacramento será fortalecido e benéfico, não tenho dúvidas’’ disse. Veja abaixo.

 

O privilégio de percorrer os cantos das Minas Gerais é de poucos. Por isso, a grandeza da e na caminhada.

Duplamente feliz me sinto por ser mineiro e também nascido nestas terras de Sacramento.

Minas, dos encantos Gerais, da Serra do Cipó, das Estradas Reais, aqui da Serra da Canastra, onde nasce o Velho Chico, que corta o nosso Estado, levando vida pelas suas águas ao povo nordestino.

Minas, da cultura de Carlos Drummond de Andrade, da política de JK, de Tancredo Neves, da primeira mulher presidente do Brasil, Dilma Rousseff, da genialidade de Santos Dumont, da habilidade de Pelé, da espiritualidade de Chico Xavier e da bravura de Tiradentes.

Minas, da vida que nasce na madrugada do homem simples da roça que faz a economia deste País se agigantar nas culturas de campo, passando pelas indústrias e se pondo ao fim da noite nas vozes suaves de Milton Nascimento e de Paula Fernandes.

Esta é a Minas dos poetas e compositores, cheia de seus cantos e encantos.

Na mesma vertente deste encantamento, um ponto no mapa das Gerais e gravado nos corações dos mineiros, está a sempre, minha...  nossa Sacramento.

Cidade que guarda a riqueza da origem deste Brasil Central, através de seu majestoso Desemboque. No barulho das maritacas que insistem diariamente a gritar as belezas da Gruta dos Palhares e a generosidade de seu povo.

A Sacramento de Eurípedes Barsanulfo e de Padre Vitor Coelho de Almeida. 

A Sacramento de Lima Duarte, do Desembargador Sérgio Resende e do deputado federal Marcos Montes Cordeiro. 

A Sacramento de Carolina Maria de Jesus e de Corália Venites Maluf. 

A Sacramento de todos nós que amamos este chão que escolhemos para viver nossos dias, sob o correr do Ribeirão Borá que nutre a nossa história com suas estórias.

Unir Sacramento a Minas é unir alma a coração.

Mas esse prazer se completa quando podemos, enquanto homens públicos, servir, num mesmo momento, a Minas e a Sacramento.

Quando há seis anos e seis meses, assumi a condição de vereador, jurei fazer por uma cidade o que de melhor tenha em meu ser. Fiz com o propósito certeiro de melhorar a vida do meu povo. Buscar, aonde fosse, meios e mecanismos para captar recursos que seriam revertidos em uma vida mais digna à coletividade sacramentana. 

Assim acredito ter feito, quando busquei junto ao Governo de Minas Gerais, ora comandado pelo então Governador Aécio Neves, ora pelo atual Governador Antonio Anastasia, as obras do novo Asilo São Vicente de Paulo, a garantia do prédio para a APAE, a Usina de Compostagem de Lixo, a SUAPI, a agente feminino para servir à Delegacia de Polícia, o Curso Médio para a Escola Estadual Sinhana Borges e a reforma completa deste estabelecimento escolar.

Imenso orgulho também ter sido, como membro desta Casa, e no início de minha vida pública, escolhido pelos meus pares, para presidir este colendo Parlamento, no biênio 2005/2006, e resgatar este prédio histórico, em definitivo, para ser a sede do Legislativo Municipal.

Ter feito, também, sua revitalização, a fim de adequá-lo à nova realidade, criando gabinetes e nova estrutura físico-administrativa, assim como a ampliação deste plenário, como também a digitalização de todas as atas e documentos deste Legislativo.

Na condição de Presidente pude, ainda, com muito orgulho, contribuir com a formação dos estudantes universitários, quando devolvi antecipadamente mais de meio milhão de reais para custear o transporte a cidades vizinhas: Uberaba, Araxá e Franca – gesto que beneficiou mais de 500 universitários.

Como legislador, sou autor de dezenas de leis, resoluções, decretos legislativos, homenagens, requerimentos e indicações. Todas essas proposituras tinham, e tem, por ponto certeiro, Sacramento e o sacramentano.

Como membro de Comissões Permanentes e Temáticas da Casa, me aprofundei nos projetos a fim de instruí-los para os debates e votações que ocorreriam. Assim, como tive o prazer de presidir, em 2010, a Comissão de Criação do Novo Regimento da Câmara Municipal de Sacramento e a de Revisão de nossa Lei Orgânica, por nomeação do colega vereador Carlos Alberto Cerchi, que então nos presidia, e a quem agradeço.

Assumi ainda as funções de Vice-Presidente e de 1º Secretário da Mesa Diretora, dando minha contribuição às atividades administrativas necessárias ao bom funcionamento de uma Casa Legislativa.

Fiz tudo o que pude e estava ao meu alcance fazer. Fiz com o coração. E em nada me arrependo, mesmo sabendo que em política jamais conseguiremos agradar a todos.

 Sempre digo aos mais próximos, que ser um líder é em primeiro lugar, saber ouvir, em segundo, discutir e em terceiro, decidir. E essas decisões nem sempre são compreendidas por alguns, ou até as são, mas as posições políticas por vezes pedem que não sejam.

Mas quero hoje, nesta noite e nesta Tribuna, dizer e reafirmar o quanto sou grato ao meu povo de Sacramento pelas duas vitoriosas legislaturas que escrevi nesta Casa. 

À confiança dos meus eleitores em me destinar seus votos, sempre procurei retribuir com trabalho. E um trabalho sério, honesto e sem demagogias.

Como sabido, deixarei provisoriamente esta Casa para assumir a Superintendência de Informações e Análises Técnico-Institucionais do Estado de Minas Gerais, órgão ligado diretamente ao Governador Antonio Anastasia, através da Secretaria de Estado da Casa Civil e Relações Institucionais.

Assim, nossa legislação me pede que licencie das funções de vereador, como disse, de forma provisória, afim de que eu possa daqui por diante, ser a voz de cada sacramentano no Governo do Estado de Minas Gerais.

Ao abrir a vaga nesta Casa, à minha suplente, Profª. Hilma, desejo, sinceramente, que ela possa trabalhar muito e efetivamente para colher progressos à nossa cidade.

Se um dia eu pude fazer algo em benefício do meu povo, na condição de vereador/político, quero fazer muito mais, como assessor do Governador Antonio Anastasia.

Estarei na capital mineira, e em cada canto deste rincão das Gerais, trabalhando com projetos e trazendo melhorias aos mineiros.

Como todo momento de partida, os agradecimentos hoje e sempre se fazem necessários.

Primeiro, a Deus, pela força e a luz que me projetam sempre a vôos maiores. Sem Ele, seguramente, não conseguiria fazer coisa alguma.

Segundo, ao meu querido povo de Sacramento, que ao confiar no meu trabalho e na minha pessoa, me conduziram a dois mandatos nesta Casa, inclusive, me resguardando a honra de ser até o momento o vereador mais votado nominalmente na história, com 755 votos.

Terceiro, aos meus pais, Ivan e Shelma, os quais devo a vida, aos meus irmãos, parentes e amigos, que me ensinaram e me ensinam os valores mais verdadeiros da vida. Me toleram e me respeitam, porque no fundo sabem que o meu coração é desprovido da maldade que muitas vezes contamina o homem público.

Não poderia deixar de registrar aqui um agradecimento mais que especial, a minha querida amiga jornalista Gê Alves pela colaboração preciosa que deu ao meu mandato parlamentar.

Quarto, aos meus colegas vereadores pelo aprendizado, nesta e na legislatura anterior. Todos, cada qual com sua característica, me ajudaram a crescer em conceitos, idéias, valores e atitudes. Ao abraçar agora o atual Presidente deste Parlamento, Dr. José Maria Sobrinho, com quem compartilho a amizade de anos, o compadrio de meu afilhado Pedro Vinicius e o amor à advocacia, que eu possa abraçar agradecido a cada um dos colegas, Alex, Berto, Danylo, José Américo, José Carlos, Luiz Sinhorelli e Marcelino, que comigo dividem as responsabilidades de hoje legislar em prol de um povo ordeiro e amante de uma vida vivida sob o manto de nossa padroeira, Nossa Senhora do Patrocínio do Santíssimo Sacramento.

Quinto, aos servidores desta Casa que sempre me atenderam com carinho e presteza. E na pessoa da Diretora Geral de Secretaria, Dra. Suely Jacob, quero agradecer cada ato prestimoso a mim ofertado.

Sexto, agradeço o exemplo que meu saudoso avô João Cordeiro me legou, o bem que ele me fez contaminar. Sinto sua presença a cada dia, a cada minuto. Como se uma voz me soprasse em cada situação: ''Faça''. ''Não faça''... São coisas inexplicáveis à miserabilidade de um ser.

Sétimo, aos meus companheiros de luta, no Rotary e na OAB, que ao lado da política foram e continuam sendo meus alicerces de atividades funcionais. 

Aqui, permitam-me fazer um apartado e especial agradecimento ao Dr. Kesley Seyssel de Melo Rodrigues, com quem divido os meus melhores, e os não tão bons, momentos da profissão que amamos tanto, a advocacia; mas, sobretudo, agradeço a todos do nosso escritório, pela compreensão de minhas ausências.

A vida só tem me reservado boas colheitas, bons momentos, grandes alegrias, salvo, as naturais da existência humana, como a que tive há pouco, com a grande perda de minha querida e eterna avó Ada, que tenho certeza partiu em matéria, mas me deixou mais que ensinamentos: me ensinou a ser um humano mais sensível aos mais verdadeiros acontecimentos da vida, ou melhor dizendo, aquilo que realmente importa nesta existência: ser feliz. E sou muito, mas muito feliz mesmo.

A memória de meus avós maternos, Anselmo e Mona, também reverencio nesta noite, guardando em meu coração as melhores lembranças compartilhadas.

Assim, só tenho a agradecer por tudo que recebi nestes tempos gloriosos de vereança, cada gesto de amizade, de carinho, de gratidão daqueles que um dia cruzaram meu caminho.

Cada um foi importante ao seu jeito, em modo e me fizeram crescer na delicadeza de cada gesto. Obrigado, sinceramente, a todos.

Por último, e a razão de ser deste pronunciamento, quero agradecer ao Excelentíssimo Governador do Estado de Minas Gerais, Professor Antonio Augusto Anastasia, pelo convite e confiança para ocupar este cargo público em seu governo; um governo que prima e já se destaca pela retidão, coerência e pela busca sincera das soluções para os inúmeros problemas de uma gestão estadual, o que só aumenta a minha responsabilidade.

Quero desempenhar minhas novas atividades com o mesmo respeito e o amor à causa pública que tive até agora.

Respeitar os mineiros e orgulhar os sacramentanos. Este será doravante o meu objetivo maior.

Quando o ato do Senhor Governador Antonio Anastasia for publicado no Diário Oficial do Estado considerar-me-ei efetivamente licenciado de meu mandato junto à Casa Legislativa, o que se dará, Sr. Presidente, Dr. José Maria, na próxima sexta-feira, dia 1º de julho de 2011.

E quando isso ocorrer, partirei com o coração repleto de felicidade e esperança. Não levarei mágoas, nem tristezas, porque em meu ser não há espaço para coisas pequenas.

Levarei, sim, as lembranças de uma cidade a qual me viu nascer, crescer, que me fez homem, me acolheu profissionalmente e donde eu haverei de ser recolhido quando o meu tempo neste mundo se findar.

Lembranças de sorrisos, de abraços, de acenos, de beijos de gente amiga que quer sempre o meu melhor, pessoal e profissionalmente.

E serão estas doces e alegres lembranças que me alimentarão na doída saudade que insistir em aparecer - e que por certo virá - porque impossível não amar esta terra, e não amar este povo.

E, finalizo este pronunciamento não fazendo deste momento uma despedida de adeus, mas dizendo: Até breve!

 

Que Deus me proteja!

Obrigado!!! Obrigado!!! Obrigado!!!