Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura realiza Semana do Idoso

Edição n° 1277 - 30 Setembro 2011

A secretária de Desenvolvimento Humano e Social coordenou, entre os dias 26 a 29, a realização da  III Semana do Idoso, festa participativa, que na abertura contou com palestras ministradas pelo médico sanitarista, Cristiano Arantes,  que falou sobre 'A saúde na Terceira Idade' e  a psicóloga Ana Carolina silva Loyola, expondo o tema, 'A valorização da Terceira Idade'. 

Ao abrir a semana, a Secretária Sílvia Madalosso Dreher, ressaltou:  “Vocês trazem para essa festa além da beleza, o exemplo maravilhosos de que a idade nada representa diante da alegria de viver. Nosso objetivo é confraternizar e, acima de tudo, despertar a consciência da população para a valorização dos idoso de nossa cidade.

Prosseguiu, definindo o papel da secretaria. “O governo municipal, ao incentivar e dar continuidade aos projetos Viver Melhor,  Renascer e outros que atuam diretamente com a Terceira Idade buscou , além de valorizar esse segmento, provocar no ser humano idoso a vontade de lutar, o desejo de viver com mais qualidade”, frisou. 

 

Assistência integral  

 

Falando do trabalho realizado pela Secretaria, Sílvia Dreher falou das iniciativas tomadas para incentivar a participação. “Hoje, quase 200 idosos participam de nossos projetos, feitos também em parceria com a Secretaria de Saúde. Todas as terças-feiras, são realizadas reuniões com psicóloga, no Centro de Convivência, além de atividades de caminhada, lazer, cursos de pintura e outros artesanatos. Ou seja,  os participantes passaram a ter um acompanhamento mais de perto e aos poucos o número foi aumentando, hoje temos mais que o dobro de participação do que tínhamos antes. O idoso não pode mais ficar no ´canto´ como ficava antigamente. Temos que ter políticas para a terceira idade e não é só assistencialismo, temos que valorizar, resgatá-los para a uma vida ativa”, explicou. 

A semana foi cheia para os participantes dos projetos. Começou na terça-feira, com caminhada, depois ação solidária recolhendo alimentos, passeio ao Barreiro com almoço no Sesc, em Araxá, tudo patrocinado pela Secretaria de Assistência Social. Ontem, quinta-feira,  Festa Havaiana no Centro  de Convivência, com a eleição do rei e da rainha da Terceira Idade  nesta sexta-feira, 29,  encerrando a semana, às 9h00, visita e entrega dos alimentos arrecadados durante a caminhada para o Lar São Vicente de Paulo. 

A assistente social Quênia Raquel dos Reis, responsável pelo CRAS, participando da abertura da Semana do Idoso, na Casa da Cultura, falou da importância do evento para a Terceira Idade. “Essa semana é extremamente importante, porque hoje 20% da população é idosa e essa semana vem justamente fortalecer e conscientizar esse segmento de nossa população para  um  envelhecimento saudável, dando-lhes  visibilidade de seus direitos que devem ser resguardados. Enfim , essa é uma semana para refletir sobre o envelhecimento”, disse.

Alcione Alves Gomide de Pádua, 57,  aposentada após anos de trabalho na Lanchonete do Pavini, no Posto Santo Antônio é uma das participantes ativas do projeto Viver Melhor desde 2010. “Para mim foi ótimo, porque ficar em casa só com o serviço caseiro é muito ruim. Foi quando comecei no projeto, nas caminhadas e, aos poucos, fui entrosando, participando das reuniões, fiz curso de doces, salgado, agora estou fazendo crochê e isso preenche meu tempo. Para mim foi ótimo, essa é uma forma de eu me distrair”, avalio, acrescentando que tem todo o apoio do marido, Eurípedes Barsanulfo de Pádua.