Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Empresário busca apoio na CMS para sediar seleção da Copa do Mundo 2014

Edição n° 1245 - 18 Fevereiro 2011

O empresário Ivan Sebastião Barbosa Afonso, proprietário do Parque Náutico de Jaguara, ocupou a tribuna da Câmara  de vereadores, na reunião da segunda-feira, 14, para falar da possibilidade do parque sediar uma das 24 seleções que vão participar da Copa de 2014 no Brasil e pedir apoio do poder Legislativo para essa pretensão. 

O projeto do empresário, apresentado à CBD, recebeu do Comitê Organizador da Copa do Mundo a resposta de que o Parque está apto a concorrer com as demais propostas. Na Câmara, Ivan explicou que precisa da representação da edilidade, dos deputados para levar em frente o intento e falou de como nasceu o projeto, destacando a sua importância para o município e região.

 “- É muito importante para nós todos, para mim de maneira especial, mas para nós todos de maneira peculiar, pelo que poderá trazer para o nosso município e para a região. O parque Náutico poderá vir a ser um grande destino turístico brasileiro, mas para isso é preciso trabalho. No nosso caminhar surgiu um ponto novo”, justificou o empresário. 

Essa grande oportunidade nasceu, segundo Ivan, quando o Brasil foi escolhido para sediar o maior e mais importante evento futebolístico do planeta, a Copa do Mundo de 2014.  “O Brasil sediará a próxima Copa e isso traz imensas repercussões sobre todas as hipóteses e em todos nós. Começamos então a estudar esse assunto. A Copa do Mundo vai exercitar-se no Brasil no sudeste. Apesar de alguns destinos em diversas cidades do país, principais sedes de jogos, a maioria dos jogos e os jogos mais importantes serão no sudeste. E Sacramento está no coração do sudeste”, explicou.

Segundo estimativas da FIFA, informou o empresário, nos estados do sudeste vão transitar milhares de turistas. “A previsão é de 500 mil turistas. Então começamos a vislumbrar que algumas cidades na região iriam se candidatar a ser sede de seleções. E nós estaremos no meio dessas cidades. Conversando com pessoas entendidas no assunto, tivemos uma outra idéia de que o Parque Náutico de Jaguara tem todas as condições  para ser sede de seleção. Passamos a desenvolver a idéia, através de conversas com pessoas que já estiveram em países sede da Copa e todos nos incentivaram a continuar com a propost . Por que não Sacramento? Por que não o Parque Náutico de Jaguara?”, argumentou. 

Após apresentar documentário em power point, demonstrando em fotos aéreas todo o complexo do Parque Náutico de Jaguara, Ivana Barbosa disse que aquele trabalho já estaava em poder da FIFA, dando ênfase à   infraestrutura e segurança do parque. Ivan falou sobre todas a documentação e exigências necessárias e conclamou o apoio dos vereadores. “Estamos caminhando para uma possibilidade que é extraordinária sob o aspecto econômico e turístico para a região, que tem a possibilidade de ter 150 mil  turistas. E a conseqüência turística, que me parece muito mais vultosa, é que o destino turístico passa a ser conhecido como destino turístico nacional”.  

 

 

Vereadores declaram apoio a Ivan Barbosa

 

A sessão ordinária desta segunda-feira, 14, assegurou o poder da cidadania através do uso da Tribuna Livre com a participação do empresário Ivan Sebastião Barbosa, que apresentou o relatório enviado à FIFA, da candidatura do Parque Náutico de Jaguara, para sediar uma das 32 seleções que vão participar da Copa 2014. 

Após a explanação, todos os vereadores mostraram-se favoráveis à candidatura do Parque Náutico e, além de parabenizarem o empresário pela iniciativa, todos declararam o seu apoio na soma de forças políticas junto aos deputados votados em Sacramento. O vereador Marcelino Marra, ressaltando a importância da mídia nesse momento, solicitou à Mesa Diretora a criação de um link da candidatura, no site oficial da Câmara, já disponível para acesso.