Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Câmara Municipal homenageia produtores rurais

Edição n° 1272 - 26 Agosto 2011

Os produtores rurais Antônio Roberto Pinton, Joel Urias Leite, Lázaro Ribeiro Lemes, Mozar Nascimento, Osmar Trevisan Júnior e Tercílio Bizinotto foram agraciados, pela Câmara Municipal,  com o Diploma de Honra ao Mérito 'Juvêncio Bizinoto', alusivo ao Dia do Produtor Rural, em sessão solene realizada na noite de segunda-feira, 22, Salão Paulo da Graça Lima, do Paço Municipal.

A sessão presidida pelo vereador José Maria Sobrinho, contou com a presença do secretário de Agricultura e Pecuária, Luiz Bizinoto, representando o prefeito; da juíza Roberta Fonseca; deputado Antônio Carlos Arantes;  vereador licenciado, Bruno Scalon Cordeiro, representando o governador Antônio Anastasia, de todos os edis, além de parentes, amigos e convidados dos agraciados, lotando o plenário. 

A importância do produtor rural para a economia local, estadual e nacional e seu papel no desenvolvimento econômico-financeiro foram a tônica dos discursos dos vereadores Bruno Scalon Cordeiro, que outorgou o titulo a Tercílio Bizinoto, patriarca de uma família que preserva a herança e se destaca no município, sobretudo pela produção de leite. Bruno apresentou aos homenageados o reconhecimento do Governador. 

Marcelino Marra Batista, autor da Resolução 309, de 19 de abril, de 2010, que criou o Diploma “Juvenal Bizinoto”, homenageou o produtor Joel Urias Leite, o primeiro produtor do município a adequar sua produção de queijo à Lei 14.185/2002, que certifica o Queijo Minas Artesanal. Já o vereador Danylo Gonçalves Silva homenageou um dos maiores  produtores de batatas do município, Osmar Trevisan Júnior. 

A vereadora Hilma Terezinha Nascimento Fonseca outorgou o diploma ao produtor Mozar Nascimento, expressivo agricultor, com mais de 600 hectares plantados no município, equipado com bom maquinário e implementos. 

O vereador José Américo de Oliveira entregou o diploma ao produtor Antônio Roberto Pinton, que chegou ao município no início da década de 1980 e passou a dedicar-se à agricultura, nas fazendas Lagoa e Gameleira. 

E, o presidente José Maria Sobrinho homenageou o produtor Lázaro Ribeiro Lemos, que ao longo de sua profissão vem contribuindo com o município, sobretudo através da pecuária leiteira, desde que chegou ao município na década de 1980. 

Em entrevista ao ET, o presidente José Maria lembrou a força do homem do campo. “É um braço forte da nossa cidade, do estado e da nação, é um braço forte da sociedade sacramentana. O agronegócio é o responsável por quase metade das exportações do país, metade do PIB da nação. Essa homenagem de hoje é muito justa e representa o nosso respeito a toda a classe. Quem melhor que os produtores para merecer uma medalha de honra? Estamos, pois fazendo justiça a quem merece”, lembrou. 

Que se junte agora às homenagens pelo Dia do Produtor, pelos relevantes serviços prestados ao município de Sacramento, aqui gerando riquezas e também seus descendentes, o Título de Cidadania, pois apenas Joel Urias Leite é sacramentano. Os demais adotaram sacramento como sua terra, escolheram viver em Sacramento e aqui deixar a sua contribuição, escrevendo sua história: Antônio Roberto Pinton, 61, é natural de Pontal (SP);  Lázaro Ribeiro Lemos, 72, nasceu em Tapira (MG); Mozar Nascimento, 43, é natural de Conquista (MG), Osmar Trevisan Jùnior, 45,  é nascido em Uberlândia e chegou ao município nos fins da década de 1990; e, Tercílio Bizinoto, 89, é natural de Conquista.