Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Prefeitura resolve problema do lixo hospitalar

Edição nº 1234 - 03 Dezembro 2010

A Prefeitura de Sacramento efetivou esta semana uma parceria com a empresa Pró-Ambiental Tecnologia Ltda, que se responsabilizará pela coleta, transporte, tratamento térmico de incineração e destinação final dos resíduos sólidos de todos os serviços que compõem a Saúde do Município, ou seja do lixo hospitalar oriundo da Santa Casa  e postos de saúde, além da exigência  para que a empresa realize palestras de Educação Ambiental para a correta realização deste trabalho junto à população. 

A medida, de acordo com o prefeito Wesley De Santi de Melo, visa organizar e possibilitar uma ação sustentável para com esses resíduos. “A destinação e o tratamento desses resíduos é um dos grandes problemas enfrentados pela população mundial. Estamos satisfeitos em firmarmos esta parceria com uma empresa séria e que demonstrou grande interesse em realizar o serviço, que além de gerar emprego, vai contribuir também com a arrecadação de impostos para o município”, ressaltou.

Na reunião em que se firmou a parceria estiveram presentes, além do prefeito, o secretário de governo José de Anchieta Oliveira e o vereador Danylo Silva, que reconhecem que o convênio firmado trará uma solução de vez para o problema do lixo hospitalar na cidade.

De acordo com o convênio, caberá à prefeitura acondicionar os resíduos em sacos plásticos e a  empresa fornecerá todo o recipiente para armazenamento e a posterior destinação dos mesmos. Os perfuro-cortantes deverão estar acondicionados em recipientes rígidos, em embalagens de acordo com a legislação vigente, bem como deverão  ser separados todos resíduos em forma de spray. Já os vidros serão recolhidos separadamente em recipientes especiais, junto com os perfuro-cortantes.

A Pró-Ambiental Ltda efetuará a coleta dos recipientes,  uma vez por quinzena, no ponto de transbordo definido pela PMS, considerando as necessidades do município. Quando o dia da coleta coincidir com feriados, será previamente acertada pela empresa, a data desta dentro da mesma semana.