Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

José Maria é o novo presidente da Câmara

Edição n° 1234 - 03 Dezembro 2010

O vereador José Maria Sobrinho (PR) do grupo político do ex-prefeito Joaquim Rosa Pinheiro, é o novo presidente da Câmara, para o biênio 2011/2012. O vereador Alex Vinício Bovi (PMDB) é o vice-presidente; Bruno Scalon Cordeiro (DEM) é o secretário e Danylo Gonçalves Silva (PSB), o 2º secretário. 

 A eleição aconteceu na reunião ordinária da segunda-feira, 29, e derrubou a bancada de apoio ao governo do prefeito Wesley De Santi de Melo, que detém na Câmara a maioria dos vereadores.  

Os vereadores Danylo Silva e Luiz Sinhoreli (PDT), do grupo de apoio ao governo Wesley, também se candidataram ao cargo. Há mais de um mês o grupo havia fechado em torno do candidato do PSB, o novato Danylo Silva, do grupo do ex-prefeito Nobuhiro Karashima, mas depois houve discidência, com a apresentação de mais dois candidatos, José Carlos – Fofão, do PSDB, e Luiz Sinhorelli.

Para resolver o impasse, um acordo formado entre o grupo, que tem ainda os veredores, Carlos Alberto Cerchi (PT) e Alex Bovi, seria resolvido com uma eleição prévia. José Carlos abriu mão, sobrando prá disputa, Danylo e Sinhorelli, que perdeu e não abriu mão. Fechou com ele mesmo! Não deu outra, o grupo rachou e a oposição fez a mesa. 

 

Oposição ganha mesa da Câmara

 

Com apenas quatro vereadores na bancada, o grupo político do ex-prefeito, Joaquim Rosa Pinheiro (DEM), vai compor a mesa administrativa da Câmara Municipal de Sacramento na próxima legislatura - 2011/2012. Em dois escrutínios, foi eleito presidente, o vereador José Maria Sobrinho e, como secretário, o vereador Bruno Scalon Cordeiro (DEM). O vice-presidente é o vereador Alex Vinício Bovi, do PMDB, do mesmo partido do prefeito Wesley de Santi de Melo e, o 2º secretário, Danylo Gonçalves Silva (PSB).

Com a maioria no plenário, cinco vereadores, o grupo político de apoio ao prefeito Wesley De Santi de Melo, formado pelos vereadores, Alex Vinício Bovi (PMDB), Carlos Alberto Cerchi (PT), Danylo Gonçalves Silva (PSB), José Carlos Basso De Santi Vieira (PSDB) e Luiz Sinhorelli (PMDB), perdeu a mesa, porque nem Sinhorelli, nem Danylo abriam mão de sua candidatura a presidente.

Segundo o grupo havia um consenso no sentido de que, o vereador que obtivesse maioria entre os pares seria candidato com o apoio dos demais. Na prévia, Danylo ficou com três votos, mas Sinhorelli não aceitou. A sua justificativa foi dada em plenário, no dia da eleição. Depois de dez anos naquela casa havia chegado sua vez de assumir a presidência. 

Na eleição realizada na noite da última segunda-feira, 29, no primeiro escrutínio, Danylo e José Maria obtiveram quatro votos cada um. O grupo político do ex-prefeito Joaquim, formado pelos vereadores, Bruno Cordeiro (PP), José Américo, José Maria e Marcelino Marra (PPS) manteve-se coeso. Já o bloco da situação, se podemos chamar assim, não. Sinhorelli assumiu sozinho sua candidatura e obteve o seu próprio voto. 

Pela Lei Orgânica, em caso de empate, procede-se um segundo escrutínio. Persistindo o empate, seria eleito o candidato com maior idade, no caso, José Maria. Mas acabou ganhando o voto do vereador Alex Bovi, e venceu a eleição por 5 a 3, com Sinhorelli confirmando mais uma vez o seu próprio voto. 

 

“Saio daqui melhor que entrei há algumas horas”, diz Danilo 

 

O vereador Danilo Gonçalves Silva, ao falar de sua derrota, declarou que foi mais uma experiência em sua vida. “Entrei aqui para concorrer à Mesa Diretora e saio muito maior do que entrei há algumas horas atrás. Cumprimento o vereador José Maria pela vitória, desejando que faça um bom trabalho à frente dessa Mesa. Não poderia deixar de agradecer também o empenho do Prefeito em meu nome, para que fosse eleito. Agradeço a Deus, à minha família pela estrutura que me dão e a todos”, disse. 

Luiz Sinhorelli, irredutível na sua posição, nas duas votações, parabenizou o vereador José Maria pela vitória. “Eu tinha essa intenção, desde o dia da posse queria ser candidato a presidente, fosse para ganhar ou perder. Não tenho o que agradecer,  visto que tive só o meu voto, mas convivo com aquilo que tinha em mente. Mas a gente não vive só de vitórias, sempre estive preparado para ganhar ou perder.  Se magoei alguém, peço desculpas  e continuo vereador”, disse. 

 

“Demos demonstração de extrema competência”, diz José Maria

 

José Maria Sobrinho (PR), no pronunciamento, considerou a reunião um a”lição de democracia”,  ressaltou a boa articulação do grupo de vereadores que o apoiou e disse: “Sinto-me orgulhoso por essa eleição, mas nem um pouco deslumbrado, é apenas mais uma etapa na minha vida, na qual Deus me presenteia com muito mais do que eu mereço”.

Prosseguiu, enaltecendo a competência de seu grupo. “Cumprimento  especialmente os colegas do meu grupo, porque nós demos uma demonstração  de extrema competência, porque havia uma hipotética inferioridade numérica e transformamos isso em vitória”, disse, enaltecendo a posição do colega, Marcelino Marra que abriu Mao de sua candidatura em seu favor. “Fomos leais, desde o princípio, afinados na ideia de que aquele que pudesse mais, abriria mão  em favor do outro. Fomos fieis ao acordado”, afirmou, dirigindo a cada um do seu grupo.

Dirigindo-se ao vereador Luiz Sinhorelli, destacou: “Talvez a sua postura aqui hoje tenha sido a mais nobre de todas, porque você sabia das dificuldades de voto e enfrentou, manteve a sua decisão. É louvável!  Disputar com chance de ganhar já é difícil, mas disputar sem chances é dificílimo. E você foi em frente, foi gigante na sua atitude”, disse, elogiando o adversário que, ao rachar o seu grupo, lhe proporcionou a vitória.

José Maria agradeceu aos demais edis e ao presidente Carlos Alberto CErchi que sempre primou pela seriedade e cuidado com o dinheiro  público. “O senhor pode ter a certeza de que a mesa que vem não é menos convicta nesse aspecto. Isso será demonstrado no curso dos dois próximos anos”, prometeu.

Discursaram também o vereador Bruno Scalon Cordeiro, eleito primeiro secretário, Alex Vinicio Bovi, vice-

presidente e o presidente Carlos Alberto Cerchi.