Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Câmara de Araguari aprova projeto contra fogos de artifício barulhentos

Edição nº 1665 - 8 de Março de 2019

Projeto de Lei (PL) que proíbe a queima de fogos de artifício que produzam barulho intenso foi aprovado pela Câmara de vereadores da cidade de Araguari. O PL, de autoria do vereador Jander Patrocínio, prevê a cobrança de multas para reincidentes. Segundo a imprensa regional, no dia da votação inúmeros cães foram levado ao plenário, visando conscientizar os colegas, explicando que os animais têm a audição mais aguçada do que a dos humanos e, por isso, são mais sensíveis ao barulho. O vereador também lembrou os transtornos causados a pessoas com autismo e bebês e idosos de modo geral.

O PL aprovado permite a utilização de fogos com efeitos visuais, sem estampidos, e também os materiais que produzam pouca intensidade de barulho. Ainda, em comemorações esportivas, religiosas, festas juninas e similares ficam permitido o uso de fogos de artifício exclusivamente do tipo colorido, com baixo impacto sonoro, desde que não ultrapasse o tempo máximo de duas horas.

A cidade de Araguari, no Triângulo Mineiro tem 131 anos (1888) e tem cerca de 117 mil habitantes, conforme estimativa do IBGE/2018.

Esta'í uma lei que deveria ser aprovada no país pela Câmara Federal.