Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

PMS encerra Jornada do Patrimônio Cultural

Edição nº 1173 - 02 Outubro 2009

‘‘A participação dos municípios mineiros foi expressiva e isso é muito bom, porque além de divulgar a cultura patrimonial, os municípios participantes somam créditos para o ICMS Cultural’’.

A secretaria de Cultura e Turismo encerrou neste final de setembro, com o Seminário de Políticas de Preservação, as atividades desenvolvidas no município, que fazem parte da Jornada Mineira do Patrimônio Cultural, projeto do governo do estado envolvendo mais de 400 municípios mineiros. Dentre as atividades realizadas no município, destacam-se palestras proferidas pelo secretário Amir Salomão Jacob, cursos, oficinas e exposições tanto na cidade quanto na zona rural.

“ - O seminário teve como objetivos, dentre outros, discutir o patrimônio tombado e inventariado do município, as políticas públicas de preservação e despertar o interesse da população em geral pelo nosso patrimônio público. A participação dos municípios mineiros foi expressiva e isso é muitobom, porque além de divulgar a cultura patrimonial, os municípios participantes somam créditos para o ICMS Cultural. A partir do próximo ano, passaremos a ter mais incentivo financeiro para cultura”, explicou o secretário.

Embora com ampla divulgação, a presença mínima do público no sábado, na Casa da Cultura foi lamentada por Salomão. “Estávamos discutindo coisa nossa, formas de preservação de nossos patrimônios, as medidas a serem tomadas, mas não houve resposta.  Há uma cobrança geral de que o município toma atitudes sem consultar e quando vamos consultar, ninguém comparece, nem os universitários que receberiam um certificado de participação, valendo oito horas acadêmicas. Tivemos a presença de apenas um vereador, o Danylo Gonçalves. A comunidade  cobra muito, critica, mas quando tem que dar a sua contribuição, ninguém comparece”, lamentou. 

 

Constou da programação além do intervalos culturais e coffe break, discussões abordando vários temas como Políticas de preservação e o projeto de revitalização do Desemboque,  Gruta dos Palhares: uso e apropriação, Patrimônio  Cultural Legislação e ações, Preservação e desenvolvimento social e turismo e Manifestações Culturais e Preservação, assuntos que contaram com a participação do historiador Carlos Alberto Cerchi, Virginia Dolabela de Lima;  dos professores Paulo Sergio da Silva e Paula Melo Borges (Uniube); Marília Teixeira do Vale e Maria Beatriz Capello (UFU); do empresário de turismo  Fred Crema Leis; Delcides Tiago Filho e José Augusto Felício da Silva, do terno de Congada.