Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Cid cobra na Câmara maior participação dos vereadores

Edição nº 1178 - 06 Novembro 2009

O funcionário público, Delcides Tiago Filho, Cid (foto ao lado), presidente do Terno de Congada São Benedito de Sacramento,  usou a tribuna livre da Câmara Municipal, na reunião ordinária da terça-feira, 3, para fazer desabafo para a população presente e aos vereadores. Em síntese, Cid criticou a omissão dos vereadores nas manifestações culturais ocorridas na cidade.

De acordo com o presidente, as pequenas agremiações da cidade, como a Congada, não são lembradas, nem convidadas pelo Poder Público para as manifestações e eventos culturais ocorricos na cidade e desabafou: “Na hora do falecimento de algum membro 'dito importante' da cidade, os representantes do Executivo e Legislativo se fazem presentes”. 

Exemplificando, Cid afirmou que nenhum representante dos poderes constituídos compareceu ao funeral da rainha do Congo, Da. Antônia Maria de Jesus. Elogiando a presença do prefeito Wesley De Santi de Melo na Festa da Congada, onde esteve cumprimentando a nova rainha, Lucimar, o presidente cobrar maior atenção e participação. “A Congada precisa de mais atenção e carinho do Poder Público. A verdade é que não dão a devida importância ao movimento da Congada em Sacramento”, denunciou. 


Vereadores ‘vestem a carapuça’

O vereador Marcelino Marra, o primeiro a se manifestar, disse que “vestiu a carapuça” e parabenizou Cid pela iniciativa da cobrança dos poderes constituídos na participação das manifestações dos ternos de Congada. 

O vereador Luis Sinhoreli parabenizou Delcides pelo trabalho frente ao Terno de Congada, e justificou que sempre esteve presente nas manifestações populares e está sempre a disposição da população, mas que também tem compromissos pessoais, e que nem sempre pode comparecer aos eventos promovidos. 

José Américo também acolheu o desabafo de Cid e reconheceu que falta participação dos Poder Público nas manifestações culturais da cidade. 

Por outro lado, o presidente da Câmara Carlos Alberto Cerchi, declarou que a carapuça não lhe serviu. E como ativista cultural de antiga data, relatou aos presentes que mesmo quando não ocupa cargo político, está ligado às manifestações do movimento negro. Enumerou diversas atividades realizadas por ele como vereador e como cidadão comum. 

Carlos Alberto   esclareceu ao presidente da Congada de Sacramento, que não há por parte do Poder Público descaso com as manifestações do movimento negro, pode sim haver falta de comunicação, mas nunca descaso. 

 

Mas mesmo não aceitando as críticas feitas ao poder público,o presidente reconheceu que a presença do presidente da Congada expondo sua opinião na Tribuna Livre é legítima e está cumprindo seu papel como cidadão.