Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Para Papinha, prefeito quer desmoralizá-lo

Edição nº 1121 - 3 Outubro 2008

A notícia sobre as irregularidades na concessão de bolsas aos alunos da Unipac ganhou esta semana uma veemente resposta do presidente na Câmara, o vereador Aristocles Bortes da Matta, o Papinha, na sessão da última segunda-feira, quando afirmou que o prefeito Joaquim Rosa Pinheiro quer desmoralizá-lo. “A matéria veiculada no jornal Gazeta Alternativa, urdida e forjada nos escaninhos do atual desgoverno que aí está, tem o intuito de desmoralizar-me, vilipendiar a minha honra, e colocar o povo de Sacramento em dúvida quanto a minha honorabilidade”, disse o vereador, afirmando que “toda matéria contida naquele semanário é uma armação perpetrada por esses políticos desonestos, que usando de meios escusos chamaram na prefeitura, só universitários ligados a eles, para deporem contra mim”. Ao referir-se à concessão das bolsas, disse que nunca fez lista de alunos, nem repassou dinheiro aos estudantes. “Jamais em tempo algum repassei diretamente um centavo sequer a qualquer universitário, o dinheiro da sobra de caixa da câmara municipal, era devolvido para a prefeitura, que, após contabilizá-lo, repassava à UNIPAC, por meios de empenhos” - explicou.

Papinha chama também a atenção para a Comissão da Comissão de Concessão de Bolsas da Estudo e Estágio. “É de conhecimento de todos que a prefeitura por força da lei, tem uma comissão própria para analisar essas concessões de bolsas; onde estava e o que estava fazendo essa comissão de notáveis, composta pelos funcionários: Nallim Gobbo, Vânia Bonatti e Daniela Martins Borges de Araújo, nestes 20 meses em que a câmara repassou verba destinada a estudantes carentes? (...) Somente agora e a uma semana das eleições, essa comissão vem agir?” – perguntou, lembrando também a Controladoria da Prefeitura. “A prefeitura, assim como a câmara, e todo órgão publico, tem uma controladoria, que tem por finalidade fiscalizar, analisar, verificar corretamente o emprego do dinheiro público. Se realmente houve algum deslize ou mau uso do dinheiro publico, onde estava esse controlador que não deu conta de em 20 meses verificar o alcance desta dicotomia?”, perguntou mais.

 Por fim, depositando plena confiança na diretora da Unipac, profa. Iara Araújo, afirmou: “Quanto à diretora da UNIPAC, tenho por mim ser uma pessoa de uma conduta irrepreensível, de família tradicional, filha de um ex-prefeito, medico, popularmente chamado de “o médico dos pobres”, homem de conduta ilibada, assim como sua esposa e mãe da diretora, pessoas reconhecidamente honradas...” 

Papinha encerrou propondo ao prefeito Joaquim que ambos se afastem para uma auditoria nas contas da Câmara e da Prefeitura. “Coloco-me à disposição da justiça e da própria Câmara, para que façam uma auditagem nas contas da Câmara, e neste momento abro mão do meu sigilo bancário, fiscal e telefônico para que haja uma devassa completa na minha vida fiscal e financeira, cuja conclusão será a certeza de minha inocência. (...) Desafio sua excelência, o senhor Prefeito, que faça o que estou propondo nesta casa, ou ainda, estou disposto a me licenciar do cargo de presidente e vereador, por igual período que ele se propuser a fazer o mesmo, para que nossa presença não intimide as auditorias a serem instaladas, na prefeitura e na câmara municipal”.

 

O que seria correto:

De acordo com a lei que criou a Comissão de Concessão de Bolsas de Estudo e Estágio, aprovada pela Câmara no governo anterior, (e assim funcionou) os alunos solicitavam a bolsa através de um requerimento, apresentando a documentação necessária e, de acordo com o seu perfil sócio-econômico, analisado pelos membros da comissão, o aluno seria ou não beneficiado, com depósitos feitos com cheques nominais às instituições conveniadas, com avaliação contínua sobre o seu aproveitamento e freqüência escolar. 

O que estão fazendo:

Como a Câmara Municipal não tem autonomia para pagar diretamente as Bolsas de Estudo à Unipac, o presidente da casa assina um cheque em favor da Prefeitura que, por sua vez, através do prefeito e seu secretário de Finanças, emite um outro cheque naquele valor repassado pela Câmara, em favor da Unipac, com o endosso do prefeito para ser descontado na boca do caixa do Banco e, através de uma lista, a diretora da faculdade passa a pagar os alunos beneficiados.Nem em Arapiraca!!!