Jornal O Estado do Triângulo - Sacramento
Edição nº 1783- 18 de junho de 2021

Baguá e Anchieta falam da vitória

Edição nº 1123 - 12 Outubro 2008

“A nossa campanha foi desde o início, no dia de Nossa Senhora da Abadia, pautada na fé, na esperança, no respeito a nossos adversários, não falamos mal de ninguém, respeitamos o eleitor, apresentamos nossas propostas, visitamos a população em suas residências, em seus locais de trabalho, conhecendo de perto

 os seus problemas, tanto na cidade como na zona rural. Fizemos uma campanha limpa, com propostas”.

Com esse reconhecimento o prefeito eleito, Wesley De Santi de Melo - Baguá, e seu marqueteiro, 

José Anchieta, flaram  ao ET sobre a campanha e a vitória. 

ET - Vamos começar fazendo uma análise da eleição. Como você recebeu o resultado da eleição?

Wesley Baguá - Sem dúvida alguma Dr. Pedro e eu recebemos o resultado com muita alegria, mesmo porque nossa vitória mostra que o povo entendeu e aprovou o nosso jeito de fazer política, e também nosso plano de governo. 

ET – Fazendo um retrospecto de sua campanha, que avaliação faz desse tempo?

Wesley Baguá - A nossa campanha foi desde o início, no dia de Nossa Senhora da Abadia, pautada na fé, na esperança, no respeito a nossos adversários, não falamos mal de ninguém, respeitamos o eleitor, apresentamos nossas propostas, visitamos a população em suas residências, em seus locais de trabalho, conhecendo de perto os seus problemas, tanto na cidade como na zona rural. Fizemos uma campanha limpa, com propostas.

 ET - Em algum momento, o fato de serem três candidatos o assustou?

Wesley Baguá - Não, sempre soubemos das dificuldades, mesmo antes do lançamento das candidaturas, pois nossos adversários são pessoas que já fizeram muito por nossa cidade, um durante oito anos e o outro vice e mais dois mandatos, mas a confiança e a vontade de trabalhar e de também poder contribuir para Sacramento me fizeram acreditar na vitória e o povo compreendeu isso, confiando em nossas propostas. 

ET – Em toda campanha há momentos que deixam os candidatos felizes, magoados por tudo o que acontece. Pode ressaltar esses aspectos?

Wesley Baguá – Não houve mágoas. Numa campanha política acontece muita coisa, principalmente numa eleição disputada como foi a deste ano, onde todos os candidatos querem mostrar suas propostas, conquistar eleitores, tudo isso é compreensível, não há mágoas a eleição encerrou em 5 de outubro, agora, é trabalhar por Sacramento. Há, entretanto, coisas, que eu gostaria de ter feito e não fiz, como por exemplo, eu gostaria de ter visitado todas as casas de Sacramento tanto na cidade como na zona rural, fomos a quase todas, mas infelizmente faltaram algumas. 

ET – E o que mais te deixou feliz?

Wesley Baguá - Com certeza, a vitória, isso porque ela traduz o reconhecimento e a confiança da população e representa à possibilidade de podermos implantar no nosso município tudo aquilo que pretendemos o desenvolvimento sustentável, emprego e renda, educação, saúde e tenho certeza que Sacramento nos próximos quatro anos será uma cidade maior, melhor e socialmente mais justa.

ET - Qual o papel do Anchieta na sua campanha?

Wesley Baguá - O Anchieta foi o coordenador geral da nossa campanha, acreditou desde o início que a vitória era possível, com paciência e serenidade soube conduzir os trabalhos, além de incentivar todos nossos companheiros, para que o objetivo fosse atingido.

 ET - Qual a sua expectativa em relação à prefeitura que vocês assumirão em janeiro?

Wesley Baguá - As expectativas são as melhores possíveis. Vamos entrar em contato com a atual Administração a fim de acertarmos o governo de transição, assegurando à população a continuidade e manutenção dos serviços públicos.

 

Quem é Anchieta

O eletrotécnico de formação, José Anchieta de Oliveira, 52, é um uberabense especializado em política, com cursos ministrados pelo Instituto Cajamar e ensino e treinamento a distância em marketing político e administração pública. Na primeira campanha do candidato Wesley Baguá, há quatro anos, Anchieta estava em Sacramento e perdeu a política para o atual prefeito, Joaquim Rosa Pinheiro. Novamente contratado pelo grupo, Anchieta passou a dar assessoria ao futuro candidato desde fevereiro de 2008. “Mas este trabalho de construção da vitória começou há uns três anos mais ou menos, O meu trabalho mais efetivo iniciou em março deste ano como assessoria para o grupo era apenas análise de pesquisas, alguma orientação aqui e ali”, disse.

Para o marqueteiro, três questões foram determinantes para a vitória de Baguá. Na análise que fiz da pesquisa encomendada pelo grupo em fevereiro essas questões já apontavam para a possibilidade de vitória. Embora o Baguá aparecesse com apenas 9% da intenção de votos, outros números desta pesquisa apontavam para outros cenários: a) o alto índice de rejeição do atual governo, que praticamente o impossibilitava de uma chance de sucesso em outubro; b) a mais importante delas era o alto índice de entrevistados que acenavam para a possibilidade de uma mudança política; c) o ex-prefeito Biro mesmo com 44% de intenção de votos naquele momento, tinha uma concentração muito grande dos seus votos em apenas duas regiões da cidade. 

Segundo Anchieta, associados a esses fatores, encontrou na dupla Baguá e Dr. Pedro muita determinação e vontade. “Somando tudo, foi o que me deu toda esta confiança de que seriamos bem sucedidos”, analisou.

Fazendo uma análise do que foi relevante na vitória de Baguá, o marqueteiro destaca a formação do grupo e o apoio dos partidos que aderiram à coligação. “O fundamental e mais relevante aspecto foi na formação do Grupo político e na construção da aliança com os partidos que conseguimos formar, isso foi de grande importância na consolidação do resultado do dia 5 de outubro”. Anchieta ressalta também a dificuldade de homogeneizar o grupo com a determinação da vitória. “Se para realizar uma festa é difícil, imagine reunir um grupo grande para desenvolver uma campanha política com a determinação de ser vitoriosa. É realmente uma tarefa hercúlea, principalmente pela vontade de participação e contribuição com qualidade, tanto técnica como política, só para você imaginar foram 60 dias elaborando o plano de governo”, revelou.

Anchieta termina a entrevista que concedeu ao ET, falando do carinho que passou a ter com a cidade, como se fosse sua própria terra, e até com as afinidades e cumplicidades conquistadas, não apenas com os amigos do grupo político para quem trabalhou, mas “também com aqueles que não têm o mesmo alinhamento político meu”.  

 

Sobre a vitória, Anchieta reconhece que foi uma das mais importantes de sua vida profissional. “Sem duvida, foi uma das mais importantes, porque além de enfrentar-mos dois adversários de relevante expressão política, sairmos vitoriosos. Os candidatos para quem trabalhei neste pleito me deixam muito tranqüilo quanto ao grande governo que farão nesta cidade. Além de tudo isso para min esta foi a vitória da ética, da moral e da consciência de que o voto livre faz a diferença, foi sem duvida nenhuma a vitória do povo de Sacramento”.